Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Campanha Contra Poliomielite será encerrada nesta quinta-feira, em Três Pontas. Sexta não haverá expediente

Os trespontanos que precisarem resolver algum assunto ainda esta semana junto à Prefeitura de Três Pontas têm até amanhã (29) para se dirigir aos respectivos departamentos.  Isso porque na sexta (30) não haverá expediente. O Ponto Facultativo é alusivo à comemoração do Dia do Servidor Público – transferida de hoje (28). Os atendimentos voltarão na terça-feira (3), após o feriado prolongado de Finados.

Como na sexta-feira as seções ligadas à Administração Municipal estarão fechadas, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, que inclui a atualização da Caderneta de Vacinação das crianças menores de 15 anos, será encerrada nesta quinta-feira. Até o momento, foram imunizadas 1.519 crianças, ou seja, 54,33% da população – formada por 2.796 menores na faixa etária determinada pelo Ministério da Saúde (MS) para este movimento preventivo.

Caderneta de Vacinação em dia: direito da criança, obrigação dos pais/responsáveis (Crédito: SMS-TP)

De acordo com a enfermeira Lara Miranda da Silva, que coordena o Programa Nacional de Imunizações (PNI) na cidade, ainda não há informações do Governo Federal sobre uma possível prorrogação da Campanha. Então, ela orienta os senhores pais a procurarem a unidade de saúde o mais rápido possível.

Lara Miranda esclarece que a Campanha obedece às recomendações também em relação ao novo Coronavírus. Assim, incentiva: “pode ir ao posto de saúde tranquilamente, usando a sua máscara. O que não pode é criança sem vacinar”. O lembrete é para que seja apresentada a Caderneta de Vacinação de cada criança para que, se houver necessidade, sejam administradas doses contra outras doenças além da Poliomielite.

Veja a seguir os índices de vacinação contra a Paralisia Infantil em TP por faixa etária. Observe que há uma baixa cobertura vacinal, considerando a meta determinada pelo MS, que é vacinar 95% da população na faixa etária foco do movimento preventivo, ou seja, crianças menores de 5 anos. 

IDADE POPULAÇÃO DOSES APLICADAS PORCENTAGEM
1 ANO 709 413 58,25%
2 ANOS 693 371 53,54%
3 ANOS 691 366 52,97%
4 ANOS 703 369 52,49%

 

Previous post

Crime Organizado - MP deflagra operação contra célula do PCC que atuava no Sul de Minas

Next post

Menor é apreendido por tráfico praticado no Bairro São Judas Tadeu, em TP