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Campanha da Fraternidade proclama que a vida é dom e compromisso

A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança a Campanha da Fraternidade 2020, com o tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.

A Campanha da Fraternidade é um modo privilegiado pelo qual a Igreja vivencia a Quaresma. O objetivo é despertar a solidariedade dos fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação.

Desta vez, os brasileiros são  convidados a olhar, de modo mais atento e detalhado, para a vida. A Campanha da Fraternidade 2020 proclama que a vida é dom e compromisso, que seu sentido consiste em ver, solidarizar-se e cuidar e que a vida é essencialmente samaritana.

Santa Dulce dos Pobres: a inspiração

No vídeo oficial da Campanha são apresentadas experiências de cuidado com a vida em suas várias dimensões encontradas Brasil afora. Segundo a editora Edições CNBB, que prepara os materiais da Campanha da Fraternidade, ele oferece um panorama completo, com todo o referencial necessário “para viver, difundir e praticar os preceitos desta edição da CF”.

“Além de uma abordagem fundamentada para cada um dos pilares: ‘Viu, Sentiu e Cuidou’, o vídeo auxiliará nossas comunidades na divulgação e aprofundamento do tema e do lema da Campanha, bem como na assimilação da relevância do assunto para a nossa sociedade”, lê-se na descrição do vídeo no Youtube. Os pilares citados nesta explicação referem-se à parábola do Bom Samaritano, que inspira e ensina o compromisso de cuidar do dom da vida.

O secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, ressalta as diversas ações de cuidado em favor da vida promovidas pela Igreja em várias partes do Brasil e também “as diversas situações onde a vida tem sido descuidada e necessita de uma intervenção evangélica fruto de um coração convertido pela Palavra de Deus”.

O vídeo intercala experiências de cuidado com a vida com frases de Santa Dulce dos Pobres, segundo padre Patriky, “a grande inspiradora, boa samaritana para os dias atuais”, exemplo de que “Vida doada é vida santificada”.

“Conheça o vídeo, divulgue na sua paróquia, nas suas comunidades a fim de estabelecermos uma grande corrente do bem, que Deus abençoe e vos faça muito felizes!”, desejou padre Patriky.

Cartaz

O cartaz da Campanha da Fraternidade de 2020 remete à figura de Irmã Dulce, canonizada em outubro sob o título de Santa Dulce dos Pobres. Por suas ações humanitárias de caridade e assistência aos desfavorecidos, ficou também conhecida como o anjo bom da Bahia.

O material também apresenta, ao fundo, o Pelourinho, lugar icônico da capital baiana. Padre Patriky volta a frisar que a mensagem é de “vida doada é vida santificada. A vida é um intercâmbio de cuidado”.

“Por isso que a Irmã Dulce cuida. E seu modo de cuidar sinaliza uma Igreja em saída. Então, é cuidar das pessoas que estão próximas a nós. Onde estou é lugar de cuidado da pessoa, do mundo, da ecologia. Depois, o cenário faz menção à questão do mundo urbano. Amar é fazer o bem! Daí a beleza do cartaz, que está sintonizado com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no que diz respeito ao pilar da caridade”, explicou.

Três coisas a aprender com Irmã Dulce

(Fontes: CNBB/A12 Redação)

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