Qualidade de Vida e Saúde para o trespontanoTopo

Campanha de Vacinação Contra Paralisia Infantil e Sarampo continua em andamento nos postos de saúde de Três Pontas

Arlene Brito

Campanha Vacinação 2018Há oito dias começou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil e também contra o Sarampo. Até o momento, em Três Pontas foram vacinados 20% do público-alvo. Segundo a enfermeira do Programa de Imunização, Lara Miranda Silva, até quinta-feira (9), o número de vacinas aplicadas correspondia a 550 doses. A meta no município é proteger 95% da população dentro da faixa etária proposta pelo Ministério da Saúde. Somente as crianças somam 2.700.

A Campanha vai até o dia 31 de agosto, sendo este próximo sábado (18), o chamado Dia D, quando os postos estarão abertos até às 17 horas. Quem for para a vacinação deve apresentar o Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e o Cartão de Vacina.

Por que vacinar?

Entre os fatores de risco para a poliomielite está a falta de vacinação (Foto: Divulgação)

A Poliomielite (Paralisia Infantil) e o Sarampo são doenças graves que podem matar ou deixar sequelas. No caso da Polio, a paralisia de membro inferior, atrofia muscular, hipersensibilidade ao toque e alterações na fala estão entre as consequências que não têm cura. Em relação ao Sarampo, elas podem ser diminuição da capacidade mental, cegueira, surdez, retardo do crescimento.

“Às vezes enfrentamos uma situação de baixa cobertura vacinal que nos traz um alerta, porque temos uma falsa impressão de que a doença foi eliminada do país. Mas é a cobertura vacinal elevada que faz a doença desaparecer. E é por isso que devemos continuar vacinando nossos filhos, para manter essas doenças longe do Brasil”, ressalta o ministro da Saúde Gilberto Occhi.

Quem precisa ser vacinado?

  • Todas as crianças menores de cinco anos (Poliomielite)
  • Pessoas de 1 a 49 anos (Sarampo)
Previous post

"Malungos", de SP, vence o VI Festival Nacional de Música Canto Aberto, em Três Pontas

Next post

Missa de 7º Dia - "Luisinho do Quiquita"