Outros

Carmelo São José dá início à Novena pela Beatificação de “Nossa Mãe” e vai comemorar na véspera do Natal, os 100 anos de nascimento da Serva de Deus

Novena BeatificaçãoNossa Mãe 1jpgA fundadora do Carmelo São José de Três Pontas, Madre Tereza Margarida do Coração de Maria, chamada pela Comunidade e pelos trespontanos de “Nossa Mãe”, nasceu em 24 de dezembro de 1915. Depois de uma vida dedicada a praticar a fé, o amor e ao cuidar do próximo, ela descansou – sob a esperança da eternidade – em 14 de novembro de 2005. 

Neste corrente ano, as Irmãs adiaram as celebrações relativas ao 10º aniversário de morte da inesquecível líder porque a data coincidiu com um momento histórico do qual a Comunidade enclausurada participou, se juntando a milhares de devotos: a Beatificação de Padre Victor. Segundo o agora Bispo Honorário da Diocese da Campanha, Dom Diamantino Prata de Carvalho, foi “Nossa Mãe” quem realizou a primeira Novena pela Beatificação de Padre Victor e as orações que se estenderam por décadas foram ouvidas e materializadas na Celebração memorável, realizada no Aeródromo Municipal. 

Santa Teresa D Avila 500 anos Carmelo São José Três Pontas 7.jpg (Copy)

Irmãs, filhas de “Nossa Mãe”, durante Missa celebrada na Capela do Carmelo São José (Foto: arquivo)

Mas, é sempre tempo de rezar pela fundadora e, como ela fez por Padre Victor, pedir a sua Beatificação. O Processo já foi aceito no Vaticano, em Roma, por isso, “Nossa Mãe” pode ser reverenciada como Serva de Deus. Sendo assim, o Carmelo São José deu início nesta terça-feira (15) à Novena que será finalizada com a comemoração dos 100 anos de nascimento da mineira de Borda da Mata que, filha de Francisco Marques da Costa Júnior e Mariana Resende Costa, ao ser batizada na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, recebeu o nome de Maria Luiza.

“Mãe, que o vosso Coração, seja o lugar da união, de Jesus com Tereza Margarida” foi a oração constante feita por “Nossa Mãe” depois de receber o hábito de noviça e escolher o nome que a acompanharia para sempre.

No primeiro dia da Novena, sob o tema “O Messias esperado, luz das nações”, Irmãs e todos que foram até a Capela do Carmelo São José rezar com elas, através de escritos da Madre, meditaram objetivando aprofundarem-se no mistério do Natal.

Hoje (16), o tema é “Paz prometida e enviada”. Até o dia 23, as celebrações acontecerão às 7 e às 19 horas. Na quinta-feira (24), a Santa Missa que relembrará o aniversário de “Nossa Mãe” será pela manhã, também às 7 horas.

Novena Nossa Mãe Madre Teresa Margarida do Coração de Maria Carmelo São José 2Palavras de “Nossa Mãe” incluídas nas reflexões da Novena 

Primeiro dia

São José sabia, pelas Escrituras, que o Messias nasceria em Belém. Sabia também, pela mensagem do Anjo, que este mesmo Messias – Deus, enviado, prometido, desejado das colinas eternas – estava vivo, oculto no seio de sua virginal esposa…
Maria calava-se… José a seu exemplo, calou-se também.
São José abandonou-se nas mãos de Deus e soube compreender e esperar o silêncio de Deus!
Nosso Pai São José, convosco, a vosso exemplo e ao de Maria, ensinai-nos a compreender, a suportar, a esperar, a adorar o silêncio aparente de Deus em situações difíceis e delicadas.
Esperar em silêncio a salvação que vem de Deus.
Vivamos na alegria de sua primeira vinda, no Natal, na fidelidade à sua vinda contínua dentro de nós, e assim não teremos receio de sua vinda no último dia, para julgar os vivos e os mortos.
Para os pequeninos não haverá julgamento, porque já deram tudo no decorrer da vida a seu Senhor Jesus.

Segundo dia

As promessas de Deus tornavam-se cada vez mais próximas de sua realização. A terra precisava da chuva da Redenção. Maria, a nuvem carregada de chuvas de bênçãos para a terra ressequida já ia surgir no céu da humanidade.
Na dor, José não perdia sua paz. A paz daqueles que veem em tudo a vontade e a permissão de Deus. Da alma de José subia o canto do louvor a Deus.
O Filho do Pai eterno veio como a luz que ilumina a terra… mas, as trevas não O conheceram. Quem O acolheu, recebeu a paz, a paz com o Pai do céu, a paz com todos os que são filhos da luz, a paz profunda do coração. Sigamos dia a dia a Jesus, pois Ele é o Caminho, a Verdade, a Vida.
Nosso Pai São José, não permitais que a dor, a incompreensão, a humilhação, prejudiquem a paz de nossas almas e impeçam nelas o louvor de Deus.
Vem Senhor nos salvar, vem sem demora nos dar a paz.

Novena Nossa Mãe Madre Teresa Margarida do Coração de Maria Carmelo São José 3

Grupo de Oração junto ao túmulo da Serva de Deus “Nossa Mãe”, no Carmelo São José de Três Pontas

Oração pela Beatificação de Madre Tereza Margarida do Coração de Maria, “Nossa Mãe”

Trindade Santa, vós ornastes vossa Serva, Madre Tereza Margarida do Coração de Maria, Nossa Mãe, com inúmeras virtudes. Nutria profundo amor a Vós e ao próximo, acolhia e escutava a todos que a ela acorriam e, sorrindo, procurava fazer o bem. Confiando em sua intercessão, peço-vos a graça de que necessito (…) E se for para vossa glória e o bem da Igreja, suplico-vos que ela seja elevada à honra dos altares. Por Cristo Nosso Senhor. Amém! Glória ao Pai… (3X)

Previous post

Amsesam se prepara para realizar o tradicional Arrastão de Natal

Next post

Apae de Três Pontas agradece a população pelo sucesso do Bingo Beneficente 2015