Política em Três PontasQualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Chefe de Gabinete e Prefeito de Três Pontas falam sobre ações do município em relação à Onda Roxa decretada pelo estado

O prefeito de Três Pontas, Marcelo Chaves Garcia e o chefe do Gabinete Municipal, Felipe Pereira Silva, falaram no final da manhã a respeito da Onda Roxa que deve ser seguida por todo o estado de Minas Gerais, conforme anunciou o governador Romeu Zema na noite de segunda-feira (15). Pela deliberação, as 853 cidades mineiras devem atender às normas por 15 dias, contados a partir de hoje (17).

Na Onda Roxa, a fase mais restritiva do programa de combate à Covid-19 “Minas Consciente”, são permitidas somente atividades essenciais e há uma série de proibições quanto à circulação de pessoas. Ontem (16) à noite, a Prefeitura de Três Pontas publicou que o município atenderá à ordem estadual. Diante do comunicado, a comunidade acreditou que encontraria nesta quarta-feira a maior parte do comércio fechada e poucas pessoas transitando no centro urbano. No entanto, vários segmentos abriram as portas com medidas preventivas ao novo Coronavírus mais visíveis.

O chefe do Gabinete começou lembrando que a deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19, através de decreto do governador Zema, é de caráter impositivo, portanto, destacou, o prefeito que não cumprir a decisão estadual poderá ser fiscalizado pelo Ministério Público, ficar sujeito à ações judiciais e até sofrer sanções civis e penais. Felipe Pereira explicou que desde o início da pandemia, o Comitê estadual publicou 139 deliberações. As normas mudam constantemente, acompanhando o comportamento da doença, dos índices de transmissão, da ocupação de leitos nos hospitais mineiros.

O chefe do Gabinete Municipal, Felipe Pereira e o prefeito Marcelo Chaves explicam que TP está tomando providências para atender à deliberação do estado e demandas da população (Crédito: reprodução)

“Nós já traçamos algumas ações. Já estamos tomando providências, tais como a contratação de pessoas para ajudar nesse processo que, como todos sabem, temos limitações em fiscalizar. Nesse sentido, a Polícia Militar estará atuando de forma mais presente, conforme a deliberação via governador”, completou Marcelo Chaves. O prefeito disse ainda que gostaria de tranquilizar a população trespontana, então, destacou que tem priorizado medidas que evitam as aglomerações. “As aglomerações é que têm causado vários problemas e não o trabalho. Mas, infelizmente, muitas vezes para atingir o objetivo temos que tomar medidas mais amplas”. Ainda segundo o prefeito Marcelo Chaves, o primeiro momento é também de informação, de esclarecimento de dúvidas da comunidade. “Isso para que possamos atravessar essa fase da melhor maneira possível”.

On-line, o prefeito e o chefe do Gabinete responderam algumas questões levantadas por cidadãos trespontanos. As respostas, informaram, tiveram suporte em esclarecimentos obtidos em reunião (live) na tarde de ontem (16) com a Superintendência Regional de Saúde (SRS-Varginha).

Igrejas: devem retomar os cultos, as missas, enfim as celebrações de forma remota, ou seja, com transmissão pela internet, com portas fechadas à participação presencial dos fiéis. Mudança: após a publicação desta matéria, a Prefeitura informou que em consulta direta ao estado de Minas Gerais, através da Secretaria Municipal de Saúde, obteve a informação de que poderá ocorrer a livre manifestação de missas e cultos religiosos ainda que em Onda Roxa, haja vista a previsão constitucional de liberdade religiosa. “É importante salientar que todas as medidas sanitárias devem ser adotadas, respeitando o espaçamento de 3 (três) metros por pessoa, bem como o uso de álcool gel e máscara”. 

Bares, restaurantes, lanchonetes: podem funcionar com delivery e/ou retirada no local. Não pode haver consumo no estabelecimento.

Toque de recolher: seguindo a Onda Roxa, o Toque de Recolher em Três Pontas passa a ser das 20 horas às 5 horas da manhã.

Empresas: (comércio, por exemplo, lojistas): podem funcionar, desde que não haja fluxo de pessoas no interior do estabelecimento.

Grandes empresas (indústrias, por exemplo): estão aptas a funcionar, conforme a deliberação 139/2021 do Comitê Extraordinário estadual, publicada nesta quarta-feira (17). 

Denúnciaspodem ser feitas na Ouvidoria Municipal (3265-2264), Vigilância Sanitária (3265-6430), Polícia Militar (190). 

Na oportunidade, Marcelo Chaves reforçou que a Administração continua buscando formas e parcerias para que Três Pontas cumpra as determinações e, principalmente, atenda às demandas da população, inclusive em relação às vagas de UTI para Covid-19 ou outra necessidade. Ele anunciou que na próxima semana terá nova conversa com o médico Dilson Lamaita de Miranda, presidente de uma cooperativa de Saúde para estreitamento de ações de suporte no hospital dessa rede privada. 

Assim, mostrou sua preocupação quanto ao crescimento dos casos positivados da Covid-19 no país, no estado, na região. “Cidades vizinhas estão com as UTIs superlotadas e, inclusive, mandando pacientes para a Santa Casa de Três Pontas. Dessa forma, aumentamos e temos tentado aumentar as nossas vagas para atender aos trespontanos e quem mais precisar”, registrou.

“Há um ano lutamos contra esse vírus e quando pensamos que as coisas podem melhorar, somos surpreendidos”. (Marcelo Chaves, prefeito de Três Pontas – à direita) – (Crédito: reprodução)

 

 

 

Previous post

Câmara aprova contas de ex-prefeitos e ouve secretário de Meio Ambiente sobre fumaça e barulho gerados por empresa

Next post

CBCA abre inscrições para 3ª edição de concurso para estudantes de engenharia