Educação, Cultura e LazerOutrosPolítica em Três Pontas

Ciclo de Palestras sobre Cidadania no Trânsito prepara multiplicadores em Três Pontas

Cidadania no Trânsito. Foi este o tema central de um evento que mobilizou vários segmentos de Três Pontas e dos municípios vizinhos de Varginha, Boa Esperança e Paraguaçu. Autoridades políticas, profissionais ligados à segurança pública e patrimonial, trabalhadores da educação compuseram o público que participou do ciclo de palestras realizado nesta quarta-feira (26), no Sest Senat. Trânsito e Sociedade, Primeiros Socorros, Trânsito para Professores foram assuntos expostos em atividades dinâmicas.

O chefe da Divisão de Transportes e Trânsito, Danilo Alves, destaca o interesse do Município em implantar ações que melhorem a qualidade do trânsito em TP

O evento chegou a Três Pontas graças à parceria firmada pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DEER MG), Prefeitura Municipal e Sest Senat. “Vimos que inúmeros acidentes acontecem devido à falta de capacitação e de instrução das pessoas. O que queremos é multiplicar orientação a partir de pontos importantes, tais como, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e escolas e, ainda, através de campanhas educativas que melhorem o tráfego na nossa cidade e região”, explica o chefe da Divisão Municipal de Transportes e Trânsito, Danilo Alves da Silva. Também de acordo com o engenheiro Civil e engenheiro da Mobilidade, a ideia é preparar a comunidade para viver em segurança dentro de um trânsito intenso, disseminando entre as diversas faixas etárias diretrizes de respeito e ações conscientes.

Coordenador Regional Sul, Raimundo Zaiden, mostra papel social do DEER MG ao disponibilizar eventos como o ciclo de palestras (Foto: Mário Chrispim)

Oferecer o ciclo de palestras é uma oportunidade de o DEER MG divulgar que o seu trabalho não se limita às obras e manutenção. “Somos servidores públicos e temos que servir ao povo, principalmente pessoas que precisam dessa orientação nas áreas de transporte, trânsito, enfim, estamos exercendo essa responsabilidade do Estado atender bem ao público de um modo geral”. O comentário é de Raimundo Joaquim Zaiden Silva, coordenador do DEER MG Sul de Minas. A Regional abrange 140 municípios e cobre cerca de 1,5 mil km de rodovia estadual.

Para Zaiden, a presença do prefeito de Três Pontas, Luiz Roberto Laurindo Dias, do vice-prefeito Marcelo Chaves Garcia, do secretário de Transportes e Obras José Gileno Marinho, do chefe da Divisão Municipal de Transportes e Trânsito Danilo Silva, de outros membros da equipe de Governo e de lideranças vindas da Superintendência Regional de Ensino de Varginha, Polícia Rodoviária, entre outros, amplia a expectativa de que a orientação chegará às comunidades de forma efetiva.

“A gente cobra que o pedestre atravesse na faixa, cobra que o motociclista use o capacete, mas ninguém educa e temos que educar” (Meire Tavares) – (Foto: Mário Chrispim)

Lourdes Meire Tavares Campos é psicóloga e tem formação em Transporte e Trânsito. Foi uma das palestrantes e trouxe o tema “Comportamento Humano no Trânsito”. Explanou por cerca de três horas, tempo que passou despercebido pelo público. O comentário geral é que o dinamismo das abordagens prendeu a atenção.

A palestrante teve retorno. “Algumas pessoas se manifestaram, afirmando que seria importante que toda a cidade participasse do evento e elas têm razão. A gente cobra que o pedestre atravesse na faixa, cobra que o motociclista use o capacete, mas ninguém educa, e temos que educar”. Para Meire, o uso de recursos visuais no ciclo de palestras do DEER MG sensibiliza e ajuda a mudar comportamentos.

Ela destaca ainda que no interior é bastante comum o uso de equipamentos de proteção, por exemplo cinto de segurança, por medo da punição vinda do guarda de trânsito. “Queremos mudar esse paradigma. Queremos que as pessoas usem os equipamentos de segurança para elas sobreviverem, não serem afetadas. Eles são para proteger e não para punir. As leis, as normas de trânsito também foram implantadas para salvar vidas”, completa.

Entre os temas abordados por Jacqueline Bernardes está a aplicabilidade do conteúdo ‘trânsito’ no currículo escolar (Foto: Mário Chrispim)

Quem também falou aos trespontanos e visitantes foi Jacqueline Marise Barros Bernardes – jornalista, especialista em Transporte e Trânsito e agente de Transporte e Obras Públicas do DEER MG. Esteve à frente dos trabalhos voltados aos professores, durante todo o período da tarde. Jacqueline elogiou a mobilização dos organizadores do evento. “Foi sensacional. Somente assim a gente consegue salvar milhões de vidas no trânsito”, comenta.

Ainda segundo a agente, a meta é levar a educação para o trânsito dentro das escolas de forma transversal. “É muito mais fácil capacitar o professor, moldar a criança, do que pegar um adulto cheio de vícios e manias”.

Simone Rabello, estudante de Pedagogia, é estagiária em um Centro de Educação Infantil de Três Pontas e já se tornou uma multiplicadora de informações sobre Cidadania no Trânsito. Assim que chegou ao CMEI, na manhã desta quinta-feira (27), levou o conteúdo do ciclo de palestras ao conhecimento da diretoria. Ficou satisfeita diante do surgimento da possibilidade da primeira ação, a do Centro aderir ao “Maio Amarelo” – movimento que chama a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

Simone Rabello (centro) elogiou o evento e diz acreditar que trânsito pode ser melhorado a partir de ações práticas e educação para crianças e jovens

“O evento foi ótimo e acho que podemos mudar muita coisa no trânsito. Vi a importância de ensinar as crianças para que estejam seguras hoje e até para que no futuro sejam bons condutores. As informações que as crianças receberem da escola poderão passar para os pais, para suas famílias”, observa Simone e continua. “Se a Secretaria de Educação adequar o conteúdo ‘trânsito’ no currículo escolar, como citado ontem, começando desde a educação infantil e levando o conhecimento até o Ensino Médio, com certeza nossos jovens poderão tirar a habilitação aos 16 anos porque conhecerão, inclusive, as leis de trânsito – coisa que muitos adultos habilitados desconhecem”.

O desejo do DEER MG, conforme enfatizado durante todo o ciclo, é justamente esse, que a educação para o trânsito seja feita de forma contínua. Assim, os ensinamentos não se perdem e vão gerar bons frutos ao longo de todo o caminho. Três Pontas se mostrou disposta ao desafio preventivo.

Previous post

Brasil perde Carlos Chagas, “sinônimo de análises precisas e elegantes da política nacional”

Next post

Dia das Mães - Associação Comercial de TP vai sortear R$ 3 mil em dinheiro