Educação, Cultura e LazerOutros

Maio Amarelo – Movimento de conscientização mostra condutores de TP desatentos à segurança no trânsito

A equipe do Sest Senat de Três Pontas, em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM) e com a Polícia Militar (PMMG), realizou blitz educativa, aproveitando este “Maio Amarelo”, cuja proposta é alertar a sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.

Unidos por um trânsito mais humano: GCM, Sest Senat TP, Polícia Militar

Concentrados na Praça Cônego Victor, Centro da Cidade, os voluntários conversaram com condutores e pedestres e distribuíram panfletos. O material convoca os cidadãos a utilizarem o bom senso e preservarem o convívio em sociedade, através de ações conscientes no trânsito. NÃO estacionar em vaga destinada às pessoas portadoras de deficiência ou idosas, NÃO estacionar sobre passeio ou calçada, NÃO estacionar em esquina, NÃO deixar de usar o cinto de segurança, NÃO trafegar sem capacete ou viseira fechada, NÃO deixar de parar na faixa de pedestre ou nas sinalizações são comportamentos motivados por demonstrarem respeito às leis e ao próximo.

Também foi destacada no material entregue aos condutores, a utilização de telefone ao volante. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo falando ao celular é infração média, punida com multa de R$ 130,16, acrescida de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já dirigir manuseando o celular caracteriza infração gravíssima. Além de multa, hoje em R$ 293,47, o motorista perde sete pontos na CNH. O CTB permite o uso do dispositivo somente “quando o veículo estiver estacionado, com o motor desligado. Se o telefone estiver sendo usado na função GPS o uso está liberado, mas o aparelho deve estar fixado no para-brisa ou no painel dianteiro, em um suporte adequado”. 

O uso do celular ao voltante é uma das infrações de trânsito mais comuns nas cidades brasileiras, embora estudos apontem que o hábito pode aumentar em até 400% o risco de acidentes. 

“Além dos motoristas, os pedestres devem evitar manusear o celular. A distração pode levá-los ao envolvimento em graves ocorrências, por exemplo, atropelamentos e quedas. O pedestre também precisa fazer a sua parte por um trânsito seguro”, reforça Mário Fernandes de Carvalho, Técnico de Formação Profissional do Sest Senat TP.

Nas horas dedicadas à conscientização, os profissionais se depararam com vários tipos de infração sendo cometidos por trespontanos. Isso comprova a necessidade de implantação efetiva do programa “Cidadania no Trânsito”, ideia lançada recentemente em ciclo de palestras, iniciativa do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DEER MG), Prefeitura Municipal e Sest Senat. Na oportunidade, multiplicadores foram capacitados. A intenção é orientar a comunidade a partir de pontos importantes, tais como, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e escolas e, ainda, através de campanhas educativas que melhorem o tráfego na Cidade e região.

Com o tema “Maio Amarelo, atenção pela vida”, a ação colocada em prática na quinta-feira (25) contou com apoio da Prefeitura e do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep).

(Fotos: Sest Senat TP)

Previous post

Diretas já no Rio: a luta e a mobilização vão crescer ainda mais

Next post

MEI tem até esta quarta-feira (31) para enviar a Declaração Anual de Faturamento