Entretenimento em Três PontasOutrosUtilidade

Clipe gera recursos para vítimas do desastre de Mariana

O rapper – Gabriel, o Pensador – e a banda paulistana de forró – Falamansa – se uniram em solidariedade às vítimas do rompimento da Barragem do Fundão, pertencente à Mineradora Samarco, em Mariana, região central de Minas Gerais. Através da música “Cacimba de Mágoa” (Gabriel, o Pensador / Tato), os cantores falam do descaso com as centenas de famílias que perderam tudo no deslisamento da lama de rejeitos.

O acidente, em 5 de novembro do ano passado, destruiu por completo o subdistrito de Bento Rodrigues. Casas, escola, igreja, pontos comerciais foram completamente arrastados pela enxurrada que atingiu 15 metros de altura em relação ao nível do rio. O inquérito policial apurou 19 mortes causadas pelo rompimento da barragem.

Na canção – Gabriel, o Pensador e Falamasa – frisam que as vítimas e o sofrimento dessas pessoas se tornam invisíveis aos olhos “do progresso” e ainda destacam os prejuízos gerados ao meio ambiente. A lama da Mineradora poluiu o Rio Doce, importante fonte de abastecimento de vários municípios e de onde dezenas de famílias tiravam o sustento, e chegou ao mar pelo estado do Espírito Santo.

A música sai em defesa das vítimas, da natureza e é ainda uma injeção de ânimo à medida que ressalta a força dessa gente que luta para recomeçar.

Clipe

Os cantores/compositores também gravaram um clipe, com a participação de vários artistas, dentre eles, Neymar, Gabriel Medina, Michel Teló, Rogério Flausino, Sideral, Grazi Massafera, Anitta e Dani Suzuki.

Dirigido pela alemã Ilka Westermeyer, que mora no Espírito Santo, e em parceria com a ONG Últimos Refúgios e com o Instituto O Canal, o clipe está disponível no Youtube. Cada visualização gera um rendimento que se transformará em uma doação para um fundo de assistência às famílias ribeirinhas com a finalidade de promover obras sociais comunitárias.

Então, que tal visualizar, compartilhar e também fazer a sua parte?!

(Foto página principal: últimosegundo.com.br)

Previous post

Teste da Orelhinha: ouvir é fundamental para falar, aprender e se socializar

Next post

Minhas irmãzinhas já foram adotadas, só falta eu!