Outros

Cocatrel comemora o sucesso do evento “BSCA Micro Region Showcase-Ilicínea”

A Cocatrel continua trabalhando para valorizar os produtores e promover os cafés do Sul de Minas, principalmente da região da área de ação da Cooperativa, que engloba 10 cidades: Três Pontas, Santana da Vargem, Coqueiral, Nepomuceno, Carmo da Cachoeira, Santo Antônio do Amparo, Córrego do Ouro, Ilicínea, Guapé e Varginha.

Entre os dias 20 e 23 de janeiro, Ilicínea (MG) foi palco do “BSCA Micro Region Showcase’, um grande evento voltado à capacitação e comercialização de cafés especiais.

O programa trouxe 20 profissionais internacionais, que vieram de várias partes do mundo como China, Estados Unidos, Suécia, Japão, Servia, Canadá, Taiwan, Singapura, Russia e Austrália e que, na terça-feira (22), puderam conhecer as belas paisagens, com montanhas e  cafezais de encher os olhos. E foi exatamente nesse cenário que os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as fazendas da região.

“Um dos objetivos principais do evento é conectar o produtor ao comprador, proporcionando a ambos, grandes experiências. A Cocatrel vem fazendo isso há três anos, através do Direct Trade, não só em Ilicínea, mas em todos os municípios da área de ação da Cooperativa, o que tem nos viabilizado grandes negócios com ‘traders’ do mundo inteiro e alavancado as exportações da Cocatrel, principalmente as de cafés finos e especiais”, explica Marco Valério Araújo Brito, presidente da Cocatrel.

Na quinta-feira (23), aconteceu o Simpósio para capacitar e informar os produtores da região em relação à produção dos cafés especiais. “Práticas de pós-colheita”, “Estudos de fermentação na pós-colheita” e “Competitividade e sustentabilidade na produção de cafés especiais” foram os temas das palestras gratuitas que estiveram na programação do dia.

O evento terminou na sexta-feira (24), com uma visita dos compradores internacionais às instalações da Cocatrel.

“A experiência toda superou minhas expectativas. Ainda não havia comprado cafés brasileiros e pude experimentar xícaras maravilhosas nesse evento. Não imaginava que no Brasil fosse encontrar lugares tão lindos quanto os que visitamos aqui em Ilicínea. Também fiquei bastante impressionada com o armazém da Cocatrel e feliz por perceber que existem instituições, como a Cooperativa, que trabalha em consonância com o pequeno produtor e ainda incentiva e capacita as mulheres, como a Cocatrel faz com o Cafeína. Acreditava que aqui no país só iria encontrar grandes fazendas e grandes fazendeiros e o que vimos foi o oposto disso”, afirma Alissia Sorrentino, francesa, torradora de café e proprietária de cafeterias em Paris.

(Fonte: Ascom Cocatrel – 35 3266-8280)

Previous post

Abençoado por Olodum e Léo Santana, Luan lança hit em versão de Carnaval

Next post

Polícia Militar segue empenhada na busca por homens que assaltaram fazenda e fizeram 17 reféns em Três Pontas