Negócios/Empreendedorismo

Cocatrel entrega Prêmio Melhores Cafés Safra 2021/2022

Os vencedores do Prêmio Melhores Cafés Cocatrel Safra 2021/2022 foram recepcionados na tarde de terça-feira (14), na Cafeteria Cocatrel de Três Pontas. Em clima descontraído, eles receberam Troféu e Certificado, materializando os cumprimentos da Cooperativa pela conquista que traz para os produtores reconhecimento internacional, além de recompensas financeiras.

Cocatrel entrega Prêmio Melhores Cafés Safra 2021/2022

Nesta 13ª edição do Prêmio Melhores Cafés Cocatrel, foram agraciados 12 produtores cooperados

Na abertura do evento, o presidente da Cocatrel, Marco Valério Araújo Brito explicou que o Prêmio não é um concurso, mas sim uma seleção democrática dos cafés recebidos pela Cooperativa. Desta vez, mais de 50 mil amostras de pequenos, médios e grandes produtores tiveram a mesma oportunidade de concorrer.  Sem conhecer a origem dos cafés, o departamento de Classificação e Degustação fez a primeira análise e as amostras que demonstraram potencial de qualidade seguiram para o Cocatrel Direct Trade (CDT), onde passaram por mais duas provas totalmente “às cegas”, garantindo a neutralidade na hora de escolher os melhores cafés. A avaliação considerou vários itens, tais como aromas, notas, sabores, enfim, características diferentes que possam ser vendidos no mercado internacional. Comercializar esses cafés de alta qualidade a preço justo, com valores agregados que aumentam o retorno financeiro para o produtor está entre as propostas do Prêmio.  Alguns lotes já foram vendidos e outros ainda estão em negociação.

“Temos conseguido com sucesso, vender esses cafés no exterior, para o Japão e outros países. São mercados exigentes, mas que estão há três, quatro, cinco anos comprando de forma repetida da própria Cocatrel. Esta é a grande diferença: a repetitividade do trabalho dos senhores aqui presentes. Estamos felizes com a altíssima qualidade dos cafés de vocês”, enfatizou Marco Valério.

Cocatrel entrega Prêmio Melhores Cafés Safra 2021/2022

O presidente da Cocatrel, Marco Valério Araújo Brito falou sobre as propostas do Prêmio, explicando que não é um concurso e que todos os cooperados que depositam cafés na Cocatrel têm a mesma oportunidade de participar

Ao se dirigir aos agraciados, o coordenador do CDT, Gabriel Miari, reforçou que a consistência na produção é fundamental porque possibilita uma parceria de longo prazo entre produtores e compradores.

Nesta 13ª edição, metade dos 12 premiados ganhou o concurso pela primeira vez e 75% deles são pequenos produtores. Já dos seis cooperados que conquistaram novamente o Prêmio, na liderança, pela quinta vez, está José Carlos dos Reis, da Fazenda Rancho Grande, localizada em Três Pontas, município sede da matriz da Cocatrel. Flávio, filho do produtor premiado, comenta que estar entre os “Melhores Cafés” é resultado de um trabalho árduo desenvolvido na propriedade de médio/grande porte que agrupa outras atividades além da produção cafeeira, e que lida, consequentemente, com um grau maior de dificuldade.

“A Cocatrel, a equipe do Direct Trade têm feito um trabalho interessante, não somente com os melhores cafés, mas com grande parte dos cafés da safra – um trabalho que tem agregado valor, levado informações das propriedades para fora do país e trazido compradores. Isso tudo é muito importante, inclusive, para o futuro do negócio”, observou.

Satisfeitos com o resultado, José Carlos e Flávio seguem confiantes, guiados pelas boas expectativas. “O café está em um patamar de preço muito bom. Esperamos uma safra menor, mas com base nos anos anteriores e deste ano, nas informações que a gente vem coletando – colheita após colheita, acredito que a gente tenha bastante coisa para incrementar, que poderemos trazer novidade e, talvez, assegurar mais um Prêmio”, finalizou Flávio.

Entre os novatos, Eduardo Oliveira Costa levou o Prêmio Melhores Cafés Cocatrel para o Sítio São Benedito, em Ilicínea, uma das 11 cidades onde a Cooperativa está inserida. “Esta conquista é muito gratificante, é mérito do nosso trabalho. Durante anos, a gente trabalhou pensando, não em quantidade, mas em qualidade do café. Um passo importante foi a nossa entrada como cooperados da Cocatrel. O pessoal da Cooperativa valorizou o meu café como ele merece: com a pontuação certa”, disse o produtor.

“Dudu” também está motivado. “Vamos buscar mais melhorias, cada vez mais qualidade e para isso contamos com o apoio da Cocatrel”, completou, e fez questão de anunciar que a lavoura premiada está a uma altitude de 1.200 metros.

Cocatrel entrega Prêmio Melhores Cafés Safra 2021/2022

Produtor “Dudu” afirma que o primeiro passo importante na busca por qualidade de seus cafés foi se cooperar à Cocatrel

O poder da Cafeína

Angélica Augusta França também comemorou ao ser anunciada ganhadora do Prêmio  Melhores Cafés Cocatrel Safra 2021/2022. “Ser mulher, trabalhar na agricultura e ser reconhecida é muito importante, gratificante”, disse. Ela integra o Grupo Cafeína e destaca que a troca de informações entre as cooperadas e equipe Cocatrel trouxe o resultado: compensador. Angélica veio da Fazenda Serra Velha, em Ilicínea, município que se destacou com a maior parte dos produtores premiados.

Cocatrel entrega Prêmio Melhores Cafés Safra 2021/2022

“Ser mulher, trabalhar na agricultura e ser reconhecida é muito importante, gratificante.” (Angélica Augusta França – produtora premiada)

Celebrar e agradecer

No evento de premiação, o presidente Marco Valério agradeceu a confiança dos cooperados que depositam seus cafés na Cocatrel. Por vezes afirmou que o Prêmio tem o aspecto comercial para a justa remuneração dos produtores que se dedicam de maneira diferenciada na busca pela qualidade e para a criação de um relacionamento duradouro entre produtor e comprador. Completou, ressaltando que os “Melhores Cafés” representa ainda o reconhecimento da Cooperativa quanto ao trabalho que exige dos produtores dedicação, esforço e que demanda técnica.

“O que faz a diferença é a capacidade dos senhores em melhorar o que já está bom e, nós Cocatrel, entramos com a nossa enorme responsabilidade de trabalharmos esses cafés para que sejam bem vendidos. Aqui é uma parceria que se sela, uma capacidade que temos de trabalharmos juntos. A Cocatrel tem um propósito muito bem definido que é trabalhar para o cooperado e hoje nos sentimos realizados”.

Sequenciando o presidente Marco Valério, Gabriel Miari fortaleceu sobre “servir ao cooperado”. Para o coordenador do CDT, o maior papel que a Cooperativa pode fazer pelo cooperado é representá-lo de maneira fidedigna nas melhores praças compradoras do mundo. “A gente fica no ‘backspace’ expondo vocês para os melhores torradores. Este Prêmio, esta promoção, esta imagem bem feita e este relacionamento de longo prazo de vocês com o torrador valem muito mais do que pagamentos eventuais por saca, que no próximo ano se evaporam. Foi um ano muito difícil para todos nós, mas vocês conseguiram”, parabenizou Gabriel Miari.

Cocatrel entrega Prêmio Melhores Cafés Safra 2021/2022

Segundo o coordenador do CDT, Gabriel Miari, o Prêmio traz oportunidade de criação de relacionamento duradouro entre produtor e comprador

Torrado, moído e embalado no capricho: lançamentos acontecerão de janeiro e junho de 2022

Parte de cada um dos cafés premiados é torrada, moída e colocada à venda nas cafeterias e loja on-line da Cocatrel em embalagens personalizadas, que constam nome do produtor, da propriedade, além de “QR Code” que possibilita ao comprador a rastreabilidade, ou seja, conhecer todo o processo que gerou aquele produto, desde os primeiros passos na lavoura. Os cafés dos 12 produtores agraciados deste ano serão lançados de janeiro a junho de 2022.

Conforme esclarece Marco Valério, 25% do valor de venda desses cafés vão direto para a conta dos respectivos cafeicultores. Pelo “QR Code” o comprador também pode destinar uma gratificação ao produtor. 

Confira abaixo os agraciados com o Prêmio Cocatrel Melhores Cafés  

Alexandre Souza Pereira
Fazenda Areias
Guapé-MG
(* Não pode comparecer à cerimônia)

Angélica Augusta França e outro(s)
Fazenda Serra Velha
Ilicínea-MG

Carlos Henrique Teodoro e outro
Fazenda Serrano
Ilicínea-MG

Denilson Antônio Costa
Fazenda Furnas
Ilicínea-MG

Eduardo Oliveira Costa
Sítio São Benedito
Ilicínea-MG

Efrain Botrel Alves
Fazenda Águas Claras
Ilicínea-MG

Gilberto Augusto Cainelli Basílio
Fazenda Zaroca
Três Pontas-MG

João Paulo França
Sítio Córrego Dantas
Ilicínea-MG

José Carlos dos Reis
Fazenda Rancho Grande
Três Pontas-MG

Josias Cardoso de Oliveira
Fazenda Urtiga
Ilicínea-MG

Murilo Moura Ribeiro Bottrel Reis
Fazenda Cafundó
Carmo da Cachoeira-MG

Vanildo Alves de Morais e outro(s)
Fazenda Cachoeirinha
Ilicínea-MG

Previous post

Edital para Seleção Pública de Acadêmicos de Graduação em Direito

Next post

Pedal Solidário de Natal em andamento em TP - Personal trainer vai pedalar por 10 horas ininterruptas para ajudar famílias carentes