Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Coleta Seletiva é tema da Semana do Meio Ambiente, em TP

Hoje, 65% da Cidade contam com a Coleta Seletiva

Em Três Pontas, 65% da Cidade contam com a Coleta Seletiva

A Coleta Seletiva em Três Pontas é o tema de várias palestras que começaram a ser ministradas nesta segunda-feira, 1º de junho, no Centro Cultural Milton Nascimento.

O encontro informativo com estudantes da rede municipal de ensino de Três Pontas faz parte da programação elaborada em comemoração à Semana do Meio Ambiente, no Município.

As palestras, com duração de uma hora cada, vão até quarta-feira (3) com início às 8 horas, 9h30min, 13h30min e 15 horas.

Na sexta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, haverá plantio de árvores. A atividade está agendada para as 8h30min, na Avenida Maria da Conceição Queiroz Marinho, ao lado do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cônego Francisco, no Bairro Catumbi.

As ações são realizadas pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O tema 

Atremar TP 2

Sede da Associação Trespontana de Catadores de Materiais Recicláveis (Atremar)

A Atremar (Associação Trespontana de Catadores de Materiais Recicláveis) fechou 2014 com resultados muito positivos, não só para os associados, mas também para toda a comunidade. Hoje, a coleta abrange 65% da região urbana do Município, o que tem ajudado a destinar corretamente os resíduos, evitando a degradação do meio ambiente e aumentando a renda dos catadores.

Em comparação com 2013, a Associação – no ano passado – coletou 64 toneladas a mais de materiais recicláveis e, assim, teve que ampliar o número de catadores de 12 para 17. Graças a esse aumento na produção, os catadores não necessitam mais ganhar cesta básica, podendo eles mesmos comprar a própria alimentação e administrar a retirada mensal.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em 2014, cerca de 60 toneladas de plástico foram destinadas à reciclagem, portanto, aos trabalhos da Atremar economizaram aproximadamente 300 toneladas de petróleo. Além disso, algo em torno de 3.600 árvores deixaram de ser cortadas graças do recolhimento de cerca de 120 toneladas de papel/papelão e com a reciclagem de papel/papelão e metal aproximadamente 1,2 trilhão de litros de água também foram poupados. 

E tem mais, com a coleta de abril de 2014 até fevereiro de 2015, o Município deixou de enviar 300 mil quilos de resíduo para o aterro da Cidade. 

Meio Ambiente 2

(Ilustrativa Net)

O balanço comprova que quanto mais as pessoas separam os materiais recicláveis, mais contribuem para a qualidade de vida da própria comunidade. Além de proteger o meio ambiente que cerca e serve a todos, a coleta seletiva e a reciclagem contribuem com os catadores que fazem delas sua profissão.

A data

O Dia Mundial do Meio Ambiente tem o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos do neglicenciamento  da tarefa de cuidar do meio ambiente.

Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano. Por esse motivo a data foi escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente. (Fonte: Calendáriobr.com.br)

Previous post

Vida nova para Juninho

Next post

Acai recebe inscrições para os cursos gratuitos da unidade móvel do Senac