Outros

Vida nova para Juninho

juninho_viagem

No Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba (PR), Juninho se prepara para a viagem. Na foto, ele aparece cortando os cabelos (Facebook Junto com Juninho)

Até quarta-feira (3), o adolescente Antônio Gleiber Cassiano Junior, de 16 anos, vai embarcar para Miami, nos Estados Unidos, em um avião UTI. Ele voará acompanhado da mãe. O pai também viaja, mas em outra aeronave.

A notícia foi dada por um dos advogados que acompanham o caso, Claudinei Szymczac. Segundo ele, as passagens já foram pagas pelo Governo Federal e a expectativa é que o visto que depende da Embaixada Americana saia ainda hoje (1) ou amanhã (2).

Há oito meses internado no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba (PR), Juninho se mostrou um garoto forte. A equipe médica que o acompanhou até agora está otimista e acredita que em 30 dias, ele esteja operado e que a recuperação será rápida.

Juninho é de Campos Gerais (MG). Em setembro do ano passado, ele foi diagnosticado com Síndrome do Intestino Curto. Em decorrência, precisou retirar 95% do intestino delgado. A cirurgia foi feita em Minas e logo depois, em outubro, o paciente foi encaminhado para tratamento em Curitiba. Lá, os médicos concluíram que um transplante de intestino representa a única chance de vida para o adolescente.

Começou, então, uma dolorosa luta da família na Justiça. Em 23 de maio, o Governo Federal foi intimado pela 5ª Vara Cível de São Paulo (SP) a agendar dentro de 72 horas o embarque para que Juninho seja operado em um hospital de referência nos Estados Unidos. A Juíza Alessandra de Jesus determinou que a viagem fosse concretizada em até 15 dias. O prazo para a manifestação do Governo começou a ser contado na segunda-feira (25) e foi encerrado na quarta-feira (27).

A União confirmou que, assim como o transporte aéreo, o hospital e a equipe médica também já estão pagos. As despesas são estimadas em R$ 3 milhões.

Junto com Juninho 1

Juninho recebe a visita da avó Dulce antes do tão esperado embarque

Foram meses de espera. Enquanto o Ministério da Saúde resistia em pagar todas as despesas, Juninho se agarrou à vontade de viver. Durante todo esse tempo, o garoto só se alimentou por sonda. Para essa alimentação, chamada parenteral, apenas quatro veias podem ser usadas e, no caso Juninho, resta uma. Não bastasse, o procedimento pode gerar lesão no fígado, possibilidade que aumentou o sofrimento do paciente, da família e de todos que se mantiveram junto com Juninho.

Nos últimos dias, o “mineirinho” teve aulas intensivas de inglês com professor do Hospital Pequeno Príncipe. Tão logo foi anunciado que o embarque acontecerá esta semana, iniciaram-se os preparativos para a viagem, incluindo, corte de cabelo.

De acordo com o Advogado, Guilherme Sarmento, o Itamaraty e a Assessoria de Relações Internacionais do Governo entraram em contato com a Embaixada Americana para que os pais de Juninho fossem dispensados da entrevista do visto. No dia 28, a Embaixada solicitou alguns documentos, imediatamente providenciados pelo advogado. “Resolvendo a questão do visto, o embarque está garantido”, encerrou Sarmento. 

A luta de Juninho sensibilizou milhares de pessoas por todo o País. Doações, vídeos pedindo ajuda e cobrando ação do Governo, mensagens incentivando o adolescente e visitas a ele no quarto do hospital que por oito meses se transformou na casa de Juninho, estiveram entre as iniciativas solidárias. As mais recentes visitas foram dos pilotos da Stock Car, Antônio Pizzonia e Júlio Campos e, neste sábado (30), da vovó Dulce.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Previous post

Concertos Ihara – Sá e Guarabyra e Zezé di Camargo e Luciano se apresentam em TP acompanhados por orquestra

Next post

Coleta Seletiva é tema da Semana do Meio Ambiente, em TP