Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Coronavírus – Em operação histórica, 74% das primeiras vacinas recebidas por Minas Gerais já chegaram às Regionais de Saúde

Ação estratégica do Estado tem como objetivo garantir a celeridade do maior processo de vacinação da história de MG

Até às 11 horas desta terça-feira (19), 74% das vacinas recebidas por Minas Gerais via Ministério da Saúde já haviam sido entregues às Regionais de Saúde do Estado em um trabalho integrado das Forças de Segurança Pública – Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Gabinete Militar do Governador. Com isso, a expectativa é a de que todos os imunizantes cheguem ao destino em menos de 24 horas, garantindo uma agilidade ainda maior para a mais impactante operação de vacinação da história do Estado.

As 577.480 doses do primeiro lote de vacinas chegaram à central da Rede de Frios da Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta segunda-feira, às 22h27min. Poucas horas antes, cinco integrantes do grupo prioritário, todos funcionários da linha de frente do Hospital Eduardo de Menezes, instituição estadual referência no tratamento da Covid em Belo Horizonte e Minas Gerais, deram o pontapé inicial para a vacinação em solo mineiro.

Às 4h30min desta terça-feira (19) teve início o trabalho logístico de distribuição das vacinas para atendimento das 28 Regionais de Saúde de Minas, com a utilização de quatro caminhões refrigerados, além de cinco aviões e três helicópteros da frota aérea de Minas.

A primeira aeronave do CBMMG que decolou foi um avião Caravan, transportando dezenas de caixas refrigeradas contendo doses da vacina produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, que foram transportadas para as cidades de Governador Valadares, Teófilo Otoni, Pedra Azul e Uberaba

Ao todo, 57% das vacinas serão transportadas por aeronaves, as outras 43% serão transportadas por caminhões para as regionais mais próximas de Divinópolis, Sete Lagoas, além de Belo Horizonte.

Após a chegada às regionais, cabe aos municípios buscarem os imunizantes que serão usados em cada uma das cidades.

Grupos prioritários

Seguindo o Plano Nacional de Imunização, serão vacinados neste primeiro momento os trabalhadores da saúde, entre equipes de vacinação, equipes de instituições de longa permanência e os envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19.

Na sequência, serão vacinadas pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência, seguida de pessoas com mais de 18 anos com deficiência, residentes em residências inclusivas. Por fim, a população indígena vivendo em terras indígenas.

Desde o começo deste mês, o governador Romeu Zema tem acompanhado de perto a chegada das seringas previamente adquiridas pelo estado às 28 regionais de saúde. Esse trabalho prévio de aquisição de 50 milhões de seringas agulhadas e de 617 câmeras frias para armazenamento dos imunizantes garantirão o início imediato da vacinação em Minas Gerais. Até o momento, mais de 21 milhões de seringas já chegaram ao estado.

Combate à pandemia

O Governo de Minas adotou diversas ações no combate à Covid-19 desde o início da pandemia. Uma das primeiras ações foi a aquisição de 1.047 respiradores, ao preço médio mais baixo do país. Isso permitiu que o estado dobrasse de cerca de 2 mil para quase 4 mil o número de leitos de UTI, muitos deles em municípios que nunca tinham contado com unidades de terapia intensiva.

Essas foram algumas ações que permitiram a Minas Gerais ser, hoje, o estado com a menor taxa de mortalidade no país em razão da Covid-19.

Legenda: Bombeiros Militares, Romeu Zema e o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral. Na foto seguinte: Helicópteros do CBMMG voaram para as cidades de Manhuaçu, Coronel Fabriciano e Diamantina. Aeronaves das demais forças de segurança e do Governo de Minas transportaram doses da vacina para outras regiões do Estado

(Fonte: Agência Minas/Fotos: CBMMG)

Previous post

Cocatrel lança Montrês Lima em cápsulas e marca presença no mercado de monodose para cafés especiais

Next post

Câmara - Regime Especial de Fiscalização como combate à Covid 19 é instituído em TP com aprovação de vereadores