Qualidade de Vida e Saúde para o trespontanoUtilidade

Doe Sangue, Doe Vida: Hemocentro de Poços de Caldas está em Três Pontas fazendo a coleta

DSC01731

Somente a caridade dos doadores possibilita as transfusões na Santa Casa de Três Pontas. Em média são 85 por mês (Foto: arquivo)

Neste sábado (26), equipe do Hemocentro de Poços de Caldas está em Três Pontas realizando coleta de sangue. Todas as pessoas que puderem fazer a doação devem agendar pelos telefones (35) 3265-9700 ou 3265-9749. A coleta acontece no Centro Integrado de Assistência à Mulher e à Adolescente Maria Luiza de Mello Vicentini (Ciama), perto do Quartel da Polícia Militar.

Por que Poços de Caldas?

Por determinação da Fundação Hemominas, do Governo de Minas Gerais, o sangue doado por voluntários de Três Pontas é coletado na Unidade de Poços de Caldas desde o início do ano passado. Antes, a coleta era feita em Varginha.

A mudança cumpre a Resolução 1737 de agosto de 2004. Basicamente, a exigência é que o fornecimento de hemo componentes para pacientes do Sistema Único de Saúde seja feito pela Fundação Hemominas que possui convênio com o SUS e não mais por pontos de coleta de sangue particulares, como é o caso do Hemocentro de Varginha e de Alfenas.

DSC01730

Grave – em alguns momentos chega a faltar bolsas de alguns tipos sanguíneos. Isto mostra a necessidade de ampliar as doações (Foto: arquivo)

Toda sexta-feira, às 6 horas da manhã, um microonibus ou uma van leva os doadores até o Hemominas de Poços de Caldas. O transporte é de graça, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Já a alimentação é fornecida pela Santa Casa de Três Pontas.

Desta vez, é o Hemocentro de Poços que vem à Cidade, facilitando para os doadores. A intenção é que, pela comodidade, mais pessoas participem da coleta, favorecendo o estoque no banco de sangue do Hospital São Francisco de Assis.

Na Santa Casa de Três Pontas são realizadas, em média, 85 transfusões de sangue por mês.

“A gente torce para que as pessoas se sensibilizem. Além de pensar nos pacientes que aqui estão dependendo desse sangue para viver é bom analisar que hoje esse possível doador pode estar em situação confortável, mas amanhã pode vir a precisar e não encontrar o seu tipo sanguíneo. Todos nós estamos sujeitos à transfusão”, convoca a Técnica em Enfermagem, Luciene Teixeira dos Santos.

 

Previous post

Farmácias de Plantão em Três Pontas

Next post

Oração Com Santa Teresa Chega À Sétima Semana No Carmelo São José