Outros

Oração Com Santa Teresa Chega À Sétima Semana No Carmelo São José

Neste sábado (26) será concretizada a sétima das Nove Semanas de Oração com Santa Teresa de Avila. O período é de preparação para as comemorações dos 500 anos de nascimento da Carmelita Descalça – Virgem e Doutora da Igreja.

Na Capela do Carmelo São José, em Três Pontas, às 19h30min, serão exibidos vídeos de espiritualidade e formação sobre a Santa. A programação segue até o dia 10 de outubro, sempre aos sábados e na quinta-feira (15) o Mosteiro, juntamente com a comunidade trespontana, participará da Solenidade à Santa Teresa com Missa às 7 horas e Missa Solene agendada para as 19h30min.

Quem foi Teresa?

Nasceu em 1515 na Espanha, filha de Alonso de Cepeda e Beatriz de Ahumada. Os pais eram nobres e muito piedosos e, segundo biógrafos, tiveram nove filhos. Na pia batismal a Santa foi batizada como Teresa de Cepeda y Ahumada.

Foi ela a fundadora de 32 mosteiros, sendo 17 femininos e 15 masculinos. Reformou ainda vários outros por toda a Espanha e, em todos, implantou o vigor da antiga regra carmelitana. São João da Cruz foi quem assumiu e escreveu as regras para o segmento masculino, a pedido de Teresa.

Santa Teresa D’Avila, foi uma religiosa exemplar e determinada. Não admitia a mínima falta, nem o menor pecado venial. Foi também uma mística por excelência. Sua vida interior, suas orações eram tão intensas quanto marcadas por visões e revelações celestes. Foi em um destes êxtases que teve o coração transpassado com uma seta de fogo por um anjo. Este fato é lembrado por toda a Ordem Carmelitana em cada 27 de agosto. É a Festa da Transverberação.

Santa Teresa era dotada de grande inteligência. Seus conhecimentos teológicos eram profundos e bastante elevados. Era diante de Jesus sacramentado que Teresa achava a força necessária para a luta e para a vitória. Seus amores eram o Menino Jesus, a Santíssima Virgem e o glorioso São José ao qual todos os conventos eram colocados sob proteção. 

Aos 67 anos, Teresa retornou para casa do pai e, como São Paulo repete, “Combati o bom combate. Guardei a fé…”. Logo após a morte, em 1582, o corpo de Santa Teresa exalou um suave e delicioso perfume que permaneceu até o sepultamento. O coração transpassado pela lança de fogo apresenta uma larga e profunda ferida e acha-se guardado no Carmelo de Alba (Itália).

Teresa deixou relatada sua história no “Livro da Vida”, um clássico para todos aqueles que buscam algo mais na vida espiritual. No ano de 1970, o então Papa Paulo VI, declarou Santa Teresa de Avila “Doutora da Igreja”.

(Fonte: Márcio Antônio Reiser O.F.S./A História dos Santos)

Carmelo São José de Três Pontas se prepara para os 500 anos de nascimento de Santa Teresa de Jesus 3

Previous post

Doe Sangue, Doe Vida: Hemocentro de Poços de Caldas está em Três Pontas fazendo a coleta

Next post

Rogério Bueno quer informações sobre retomada de voos regulares em Varginha