Outros

Dom Diamantino receberá Moção de Aplauso na Câmara de Varginha

Bispo da Campanha Dom Diamantino 1

Dom Diamantino durante Festa do Padre Victor em Três Pontas, em 23 de setembro de 2014. Líder religioso há quase duas décadas presta serviços à Diocese da Campanha, trabalho que será reconhecido publicamente pelo Poder Legislativo de Varginha

O Bispo da Diocese da Campanha, Dom Diamantino Prata de Carvalho, estará em Varginha nesta segunda-feira (13). Na Câmara Municipal, o líder religioso receberá Moção de Aplauso, atendendo à proposição do Presidente da Casa, Vereador Rômulo Azevedo Ribeiro.

A homenagem começará às 18 horas, na Praça Governador Benedito Valadares, 11 – Centro.

Justificativa

Diamantino Prata de Carvalho nasceu aos 20 de novembro de 1940, em Manteigas (Portugal), filho de Antônio Leitão de Carvalho e de Maria da Conceição Prata Direito. Frequentou a escola primária em sua terra natal. Em seguida, por um ano, foi interno na escola dos verbitas. Aos treze anos, na Guarda, começou a trabalhar numa gráfica editora católica e estudava à noite. Lá permaneceu por três anos.

Em 1957, viajou para a Alemanha. Trabalhava na editora São João, em Leutesdorf am Rhein, propriedade de uma Congregação Religiosa, à qual pertenceu por algum tempo. Teve a oportunidade de fazer o curso Missio Canonica (curso de Teologia para leigos).

Em 1965, frequentou o colégio missionário Garnstock, na Bélgica. Aos 12 de dezembro do mesmo ano, recebeu a Cruz Missionária. Veio para o Brasil em janeiro de 1966. No seminário Santo Antônio, em Agudos (SP), cursou o 3º ano do colegial científico, hoje ensino médio.

Em 1967, em Rodeio (SC), fez o ano de noviciado na Ordem dos Frades Menores, encerrando com a profissão temporária de votos simples. De 1968 a 1972, cursou Filosofia e Teologia no Instituto Filosófico-Teológico Franciscano, em Petrópolis (RJ). De 1969 a 1972, na Universidade Católica de Petrópolis, cursou Letras, Português e Francês. Formou-se em 9 de dezembro de 1972.

Emitiu os votos solenes em 2 de agosto de 1971. Aos 21 de novembro do mesmo ano foi ordenado Diácono. Em 10 de dezembro de 1972, foi ordenado presbítero na Igreja São Cosme e Damião, no Andaraí, Rio de Janeiro (RJ).

De 1973 a 1977 foi professor e orientador de turma, em Agudos (SP).

Em 1978, fez um semestre de Teologia em Petrópolis (RJ) e o curso de Teologia e Espiritualidade da Vida Religiosa, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Entre 1983 e 1985, em Vitória (ES), lecionou Teologia Moral. O mesmo aconteceu em Curitiba (PR) no Studium, de 1987 a 1989.

Dom Diamantino Prata de Carvalho Bispo da Diocese da Campanha 1

“Servir com alegria” (Dom Diamantino)

No biênio 1989-1991, em Roma, no Studio Paolino Intercazionale de Communicazione Sociale – SPICS, fez especialização em Comunicação, com a dissertação A serviço da fé e da cultura – 90 anos de Editora Vozes.

Voltando ao Brasil, foi pároco em São Lourenço (MG), de 1992 a 1997, onde escrevia para o São Lourenço-Jornal.

Em março de 1998, no Rio, preparava-se para viajar a Angola, como missionário, quando chegou sua nomeação de bispo. Foi nomeado aos 25 de março pelo Santo Padre João Paulo II e recebeu a ordenação episcopal das mãos de Dom Serafim Fernandes de Araújo aos 2 de maio de 1998, com o lema episcopal Servir com alegria, para esta Diocese da Campanha, onde está até hoje. 

Cumpre registrar que o lema de seu brasão sempre foi vivenciado na sua vida diária, como Bom Pastor que conhece as suas ovelhas, chama-as pelo nome e as confirma na caridade.

Tem participado de cursos para bispos, no Rio de Janeiro e em Embu das Artes. Também participou de um curso para bispos franciscanos, em Assis (Itália) em 2007. Sempre escreve no jornal Voz Diocesana e em outros periódicos. Todo mês envia um informativo aos padres da Diocese. Mantém um programa diário, na Rádio Diocesana e colabora em programas de rádio, na Vanguarda de Varginha e na Rede Milícia SAT.

Fez o curso de mestrado em Direito Canônico, consciente de sua importância na vida da Igreja para a administração da justiça e também para estimular os presbíteros ao estudo e formação.

“Ante o exposto, apresenta-se esta Moção de Aplauso como forma de tornar público o reconhecimento desta Casa Legislativa ao Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho, ofm, pelo valioso trabalho desempenhado por quase duas décadas à frente da Diocese da Campanha”, citou o Vereador Rômulo.

Moção de Aplausos Câmara de Varginha ao Presidentendo Crea MG Jobson Andrade1

Presidente do Crea-MG, Jobson Andrade também foi agraciado pelos vereadores varginhenses

Mais reconhecimento

Quem recebeu Moção de Aplauso na Câmara de Varginha, recentemente, foi o Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), Jobson Andrade. A homenagem aconteceu na noite de quinta-feira (9), oferecida também pelo Presidente, Rômulo Ribeiro. A Moção reconheceu os relevantes serviços prestados por Jobson para a classe e, ainda, para o estado de Minas Gerais. Durante o evento foi assinado um termo de cooperação técnica, científica, educacional e cultural entre Câmara e Crea para a construção da nova sede do Poder Legislativo varginhense.

 

Previous post

Junto com Juninho – Adolescente passa pelo tão esperado transplante de intestino, em Miami

Next post

Em Varginha, Corpo de Bombeiros resgata filhote de Cervo em garagem