Dom Diamantino receberá Moção de Aplauso na Câmara de Varginha
Dom Diamantino durante Festa do Padre Victor em Três Pontas, em 23 de setembro de 2014. Líder religioso há quase duas décadas presta serviços à Diocese da Campanha, trabalho que será reconhecido publicamente pelo Poder Legislativo de Varginha
O Bispo da Diocese da Campanha, Dom Diamantino Prata de Carvalho, estará em Varginha nesta segunda-feira (13). Na Câmara Municipal, o líder religioso receberá Moção de Aplauso, atendendo à proposição do Presidente da Casa, Vereador Rômulo Azevedo Ribeiro.
A homenagem começará às 18 horas, na Praça Governador Benedito Valadares, 11 – Centro.
Justificativa
Diamantino Prata de Carvalho nasceu aos 20 de novembro de 1940, em Manteigas (Portugal), filho de Antônio Leitão de Carvalho e de Maria da Conceição Prata Direito. Frequentou a escola primária em sua terra natal. Em seguida, por um ano, foi interno na escola dos verbitas. Aos treze anos, na Guarda, começou a trabalhar numa gráfica editora católica e estudava à noite. Lá permaneceu por três anos.
Em 1957, viajou para a Alemanha. Trabalhava na editora São João, em Leutesdorf am Rhein, propriedade de uma Congregação Religiosa, à qual pertenceu por algum tempo. Teve a oportunidade de fazer o curso Missio Canonica (curso de Teologia para leigos).
Em 1965, frequentou o colégio missionário Garnstock, na Bélgica. Aos 12 de dezembro do mesmo ano, recebeu a Cruz Missionária. Veio para o Brasil em janeiro de 1966. No seminário Santo Antônio, em Agudos (SP), cursou o 3º ano do colegial científico, hoje ensino médio.
Em 1967, em Rodeio (SC), fez o ano de noviciado na Ordem dos Frades Menores, encerrando com a profissão temporária de votos simples. De 1968 a 1972, cursou Filosofia e Teologia no Instituto Filosófico-Teológico Franciscano, em Petrópolis (RJ). De 1969 a 1972, na Universidade Católica de Petrópolis, cursou Letras, Português e Francês. Formou-se em 9 de dezembro de 1972.
Emitiu os votos solenes em 2 de agosto de 1971. Aos 21 de novembro do mesmo ano foi ordenado Diácono. Em 10 de dezembro de 1972, foi ordenado presbítero na Igreja São Cosme e Damião, no Andaraí, Rio de Janeiro (RJ).
De 1973 a 1977 foi professor e orientador de turma, em Agudos (SP).
Em 1978, fez um semestre de Teologia em Petrópolis (RJ) e o curso de Teologia e Espiritualidade da Vida Religiosa, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Entre 1983 e 1985, em Vitória (ES), lecionou Teologia Moral. O mesmo aconteceu em Curitiba (PR) no Studium, de 1987 a 1989.
No biênio 1989-1991, em Roma, no Studio Paolino Intercazionale de Communicazione Sociale – SPICS, fez especialização em Comunicação, com a dissertação A serviço da fé e da cultura – 90 anos de Editora Vozes.
Voltando ao Brasil, foi pároco em São Lourenço (MG), de 1992 a 1997, onde escrevia para o São Lourenço-Jornal.
Em março de 1998, no Rio, preparava-se para viajar a Angola, como missionário, quando chegou sua nomeação de bispo. Foi nomeado aos 25 de março pelo Santo Padre João Paulo II e recebeu a ordenação episcopal das mãos de Dom Serafim Fernandes de Araújo aos 2 de maio de 1998, com o lema episcopal Servir com alegria, para esta Diocese da Campanha, onde está até hoje.
Cumpre registrar que o lema de seu brasão sempre foi vivenciado na sua vida diária, como Bom Pastor que conhece as suas ovelhas, chama-as pelo nome e as confirma na caridade.
Tem participado de cursos para bispos, no Rio de Janeiro e em Embu das Artes. Também participou de um curso para bispos franciscanos, em Assis (Itália) em 2007. Sempre escreve no jornal Voz Diocesana e em outros periódicos. Todo mês envia um informativo aos padres da Diocese. Mantém um programa diário, na Rádio Diocesana e colabora em programas de rádio, na Vanguarda de Varginha e na Rede Milícia SAT.
Fez o curso de mestrado em Direito Canônico, consciente de sua importância na vida da Igreja para a administração da justiça e também para estimular os presbíteros ao estudo e formação.
“Ante o exposto, apresenta-se esta Moção de Aplauso como forma de tornar público o reconhecimento desta Casa Legislativa ao Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho, ofm, pelo valioso trabalho desempenhado por quase duas décadas à frente da Diocese da Campanha”, citou o Vereador Rômulo.
Mais reconhecimento
Quem recebeu Moção de Aplauso na Câmara de Varginha, recentemente, foi o Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), Jobson Andrade. A homenagem aconteceu na noite de quinta-feira (9), oferecida também pelo Presidente, Rômulo Ribeiro. A Moção reconheceu os relevantes serviços prestados por Jobson para a classe e, ainda, para o estado de Minas Gerais. Durante o evento foi assinado um termo de cooperação técnica, científica, educacional e cultural entre Câmara e Crea para a construção da nova sede do Poder Legislativo varginhense.