Outros

Educadora e alunos do 5º ano da Escola Coração de Jesus – Objetivo lançam livro, em disputada Noite de Autógrafos

A Escola Coração de Jesus – Objetivo, que iniciou suas atividades em 1905, vivenciou marcante momento nesta quinta-feira (19). Pela primeira vez na história do conceituado e tradicional estabelecimento de ensino, um trabalho desenvolvido em sala de aula ganhou projeção por meio de publicação literária.

Lançamento do Livro Uma Aventura dos Sonhos por Priscila Goularte 23

Livro contou com a participação direta de 15 alunos que têm 10 e 11 anos

Diretoria, educadores, pais e alunos participaram de Noite de Autógrafos.  O evento, no Salão Nobre da Escola, finalizou o projeto da Professora, Priscila Tavares de Oliveira Goularte. No lançamento de “Uma Aventura dos Sonhos”, ela assumiu publicamente ser ávida leitora. “Tenho sempre um livro na cabeceira da cama, outro na bolsa. Eles são meus companheiros de todas as horas”, disse.

Formada em Letras pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG), Priscila leciona Língua Portuguesa para as turmas de 4ª e 5ª séries, há 13 anos. Procura sempre mostrar aos estudantes a importância da leitura para o aprendizado e para a formação de cada um deles.

No início deste ano letivo, entre as tarefas, estava um texto de aventuras. Daí veio a sugestão: sequenciar, expandindo de leitores a escritores. “Em um dia da semana, nós discutíamos e todos expunham suas ideias. Eu anotava e, juntos, nós montávamos os capítulos. O Livro tem ilustrações feitas pelas meninas, a capa também é assinada por eles, ou seja, tem o dedinho dos alunos em tudo. Houve muito empenho e entusiasmo”, explica “tia” Priscila.

Ao relatar o projeto, a Professora ganhou total apoio da Escola e dos pais. “A Priscila fez um trabalho maravilhoso com as crianças. Ela incentivou a boa leitura, incentivou a escrita, incentivou a criatividade ao introduzir os alunos nessa viagem de sonhos. Toda conquista vem do imaginar, do idealizar, do sonhar, não é? Eles sonharam e o Livro se tornou realidade. A Professora é muito dedicada, caprichosa e conseguiu”, registrou Maria Laura Campos de Mendonça.

Ainda na avaliação da Diretora, o projeto se tornou importante meio de motivação ao aprendizado. “Acredito que essa ideia terá continuidade e receberá nosso apoio total”, confirmou.

Lançamento do Livro Uma Aventura dos Sonhos por Priscila Goularte 12.jpg (Copy)

“A Priscila fez um trabalho maravilhoso com as crianças. Ela incentivou a boa leitura, incentivou a escrita, incentivou a criatividade ao introduzir os alunos nessa viagem de sonhos”. (Dona Laura, Diretora)

“Uma Aventura dos Sonhos” tem 72 páginas. Nelas estão 16 capítulos, além do prólogo e do epílogo. O Livro conta a história de 15 crianças e sua professora que se veem perdidos em uma ilha, tendo que desvendar mapa, enfrentar índios selvagens e cavernas misteriosas para resgatar seus amigos – tudo imaginado e redigido com doses de aventura, mistério e humor.

Foram impressos 100 exemplares. Alguns ficarão na Escola. A Educadora Priscila pretende, por eles, incentivar as próximas turmas a ler e escrever. Os demais são vendidos a R$ 15. A comercialização tem como destino cobrir as despesas de impressão.

Lançamento do Livro Uma Aventura dos Sonhos por Priscila Goularte 22.jpg (Copy)

O projeto começou a ser trabalhado em abril e alcançou o auge na Noite de Autógrafos. As assinaturas dos alunos – que têm idades na faixa dos 10, 11 anos – se tornaram bastante disputadas.

“Foi uma experiência gratificante. No início do ano, pensei: se eu conseguir passar essa minha paixão pelos livros para um dos meus alunos, já terá sido válido o meu trabalho. Foi além. Hoje eles também indicam para que eu também possa ler. Sinto-me realizada e orgulhosa da minha profissão como Educadora quando vivencio tudo isso, pois ler um livro é não ter asas e, assim mesmo, voar”, finaliza a Educadora.

 

Previous post

Barragens: Trespontano que reside em Mariana aconselha: “destinem doações às populações que vivem à margem do Rio Doce”

Next post

Farmácias de Plantão em Três Pontas