Política em Três PontasTp City

Eleições 2016: Prefeituras estarão proibidas de fazer propaganda institucional

Eleições 2016 Novas RegrasA nova lei eleitoral alterou as regras e tanto candidatos quanto gestores municipais devem ficar atentos às mudanças. A partir desta sexta-feira (1°) as emissoras de rádio e televisão estão proibidas de transmitir programas apresentados ou comentados por pré-candidatos, em razões das eleições de outubro, conforme orientações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). A desobediência resulta na aplicação de multa e no cancelamento do registro do candidato. 

Além disso, estarão proibidas, a partir deste sábado (2), as propagandas institucionais em sites oficiais e redes sociais. Os agentes públicos não poderão dar publicidade aos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos municipais ou das respectivas entidades da administração indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública, e se for reconhecida pela Justiça Eleitoral.

Também a partir do dia 2 de julho, os administradores municipais estão proibidos de contratar, nomear, demitir sem justa causa, remover, transferir ou exonerar servidores públicos. Está vetada, ainda, a transferência voluntária de recursos da União aos estados e municípios, sob pena de nulidade do ato, com exceção, apenas, para recursos destinados a cumprir a obrigação formal preexistente para execução de obra ou serviço em andamento e com cronograma prefixado e os destinados a atender situações de emergência e de calamidade pública.

Repassando

A publicidade institucional fica proibida três meses antes das eleições, segundo o calendário oficial, a partir de 2 de julho de 2016. A propaganda eleitoral começa oficialmente no dia 16 de agosto, 47 dias antes da eleição, que acontece, neste ano, no dia 2 de outubro.

Saiba mais sobre a nova lei eleitoral.

(Fonte: Associação Mineira de Municípios – AMM. Com informações do Portal Uai. Publicado em 30 de junho de 2016/TSE).

 

Previous post

Vai aos shows do Aniversário de Três Pontas? Então leve a sua conta de água

Next post

Farmácias de Plantão em Três Pontas