Outros

ESPECIAL Expocafé: expositores apontam falhas; Presidente da Epamig concorda que é preciso criar um modelo mais apropriado

Expocafé 2016 20.jpg (Copy)

O Professor da Ufla, Luiz Gonzaga de Castro Junior e o Presidente da Epamig Rui Verneque

O Presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Rui da Silva Verneque, disse o que vários expositores e outros participantes da 19ª edição da maior feira do agronegócio café do Brasil gostariam de ouvir. “Temos total interesse em manter a Expocafé em Três Pontas, naturalmente criando um modelo mais apropriado, mais facilitado para que possamos manter o evento com essa envergadura e para que ele continue crescendo e em destaque”. Para as melhorias, citou a importância do apoio dos parceiros: Universidade Federal de Lavras (Ufla), Prefeitura Municipal, Cocatrel, CEF e outros.

A aceitação por parte do Presidente da Epamig de que há necessidade de algumas mudanças na formulação da Expocafé foi registrada na manhã desta quarta-feira (8), durante a abertura oficial da edição, na Fazenda Experimental da Empresa de Pesquisa em Três Pontas, e casou com uma ideia apresentada em primeira mão pelo Sintonizeaqui. De acordo com expositores, se técnica e comercialização não receberem o mesmo tratamento, se a organização não se tornar mais maleável e se a estrutura não receber melhorias haverá declínio no número de empresas presentes e em pouco tempo a Expocafé estará fadada ao fracasso.

Verneque foi aplaudido ao anunciar que o evento cresceu 8% em relação ao ano passado, atraindo 155 empresas expositoras, que estão distribuídas em 210 estandes. A fim de ilustrar a grandiosidade do acontecimento, ele mencionou que são esperados R$ 200 milhões em negócios e que mais de 20 mil visitantes deverão passar pela Expocafé até sexta-feira (10) – dia do encerramento.

Por também reconhecerem a Expocafé como importante meio de geração de renda e de abertura de visibilidade para o mercado, empresários apontam falhas que, segundo eles, se acentuaram neste ano. A intenção, explicam, é mostrar onde há insatisfação para que correções possam ser concretizadas, consequentemente, a Expocafé fortalecida.

Na tarde de ontem (7), alguns expositores se reuniram no Auditório da Associação Comercial e Agroindustrial (Acai) e expuseram, entre outros, o seguinte.

A quem recorrer

Falta definição de atribuições específicas para cada um dos envolvidos na estruturação do evento.

Incompatibilidade

Atribuições passadas a pessoas ou empresas sem perfil da área sob a sua responsabilidade.

Ausência de maleabilidade

Proibição de entrada de mercadorias/produtos nos estandes a partir de domingo anterior ao início do evento (terça-feira para público específico/quarta-feira para público geral). Expositores contaram que tiveram imprevistos que impediram o cumprimento do agendamento e que precisaram de muita manobra para conseguir a permissão. Um desgaste, para eles, desnecessário.

Cobrança de credenciamento extra. Cada empresa tem o limite de 20 credenciais gratuitas. A partir disso, teriam sido cobrados R$ 10 por crachá. “O expositor paga pelo espaço, paga seguro do estande e paga credenciamento extra”.

Descaso

Expositores enviaram projetos/croquis e não obtiveram retorno se estavam ou não de acordo com as exigências.

Pedidos simples deixaram de ser atendidos.

Inconveniência

A falta de educação de alguns encarregados foi percebida até mesmo por visitantes que chegaram cedo à Expocafé nesta quarta-feira. Um exemplo: um senhor teria sido barrado no credenciamento por não possuir endereço de e-mail.

Falta de estrutura

Piso inadequado (sem brita, cascalho etc) e falta de maior cobertura. Grande parte da área ocupada pelos estandes e estacionamento ficou cheia de lama, devido às chuvas dos últimos dias. 

Ausência de suporte e acesso para descarregamento de mercadorias e montagem dos estandes.

Operadora única de telefonia celular obriga expositores e público a aderir à mesma ou ficar sem comunicação.

Até a empresa que presta assistência à saúde como parceira da Expocafé, desde o dia 27 de maio, precisou “dar o seu jeitinho”. No caminho rumo ao ambulatório havia mato e pontas de árvores (tocos). A capina foi realizada por um funcionário da empresa. Para sair do estacionamento, a ambulância também encarou o lameiro.

Na avaliação de expositores e de certos líderes de classe – sendo vários deles também cafeicultores – os critérios adotados trouxeram descontentamento e até prejuízos. Embora tenha sido registrado crescimento da Expocafé, conforme relatou o Presidente da Epamig Rui Verneque, importantes companhias deixaram de vir.

Trespontanos concordam que cada um deve fazer a sua parte e sugerem que a propagação de pesquisas e técnicas seja coordenada pela Epamig e Ufla e que a gestão passe para uma empresa comercial, afinal, justificam, a Expocafé é difusora de ciência, mas também uma feira e, como tal, o aspecto comercial tem que ser valorizado.

“A Epamig pensa como órgão público e não comercialmente”. “O expositor paga caro para estar presente na feira, então, tem que ter o mínimo de conforto, de segurança”. “Os critérios não podem ser colocados boca a baixo”. “Não estamos pensando somente nas nossas empresas, mas também nos parceiros que estão deixando de participar e pensando ainda na população de Três Pontas porque a nossa terra respira café. Acho até que os trespontanos não prestigiam como deveriam, porque o evento é importante até para quem não produz café”, registram.

Também é unânime a opinião de que desvincular seria prejudicial para todos. Então, alertam, clamando: “ainda dá tempo de encontrar as alternativas e corrigir os problemas”.

UFLA estuda transferência da marca Expocafé para empresa privada

Expocafé 2016 30

Prefeito de Três Pontas, Paulo Luis Rabello pede privatização da marca Expocafé para garantir que evento fique no Município

Na cerimônia de abertura, o Prefeito de Três Pontas Paulo Luis Rabello (PPS) pediu a privatização da marca Expocafé, defendendo que, assim, a realização do evento em solo trespontano estará garantida.

A resposta veio do Professor da Ufla, Luiz Gonzaga de Castro Junior. Ele explicou que a Expocafé foi criada há 19 anos pela Universidade e que a dificuldade de realização imposta pelos trâmites legais, de licitações, por exemplo, levou à cessão para a Epamig. Acontece, porém, de acordo com o Professor, que ficaram dois jurídicos (Ufla/Epamig), o que não facilitou, já que o trabalho está vinculado a uma instituição pública.

“Existe na Universidade a discussão de transferência da marca para uma instituição privada. Legalmente, a Ufla não pode doar, mas pode ceder. Se isso acontecer, a Universidade não sairá da Expocafé; continuará, mas em sua expertise, que é a pesquisa, a geração de conhecimento – e não na organização do evento”, registrou Gonzaga.

Expocafé fica em Três Pontas, assegura líder do Governo de Minas

Expocafé 2016 18.jpg (Copy)

“A Expocafé criou raízes aqui e não tem porque tirar” (João Cruz Reis Filho – Secretário de Agricultura de MG)

Não há motivos para preocupação quanto à saída da Expocafé da “Capital Mundial do Café”, assegura liderança do Governo de Minas. O Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho, disse: “a Expocafé criou raízes aqui e não tem porque tirar. O evento tem relevância, tanto é que chegou à 19ª edição, é uma oportunidade para o produtor, mesmo em momento econômico difícil”.

Ao discursar na abertura oficial da Expocafé 2016, o Secretário destacou que o agronegócio vai ajudar o Brasil a superar a crise econômica e que no segmento, o café é o principal produto. Citou que o segundo levantamento da Conab (maio/2016) aponta que o País terá uma safra de 49,7 milhões de sacas de 60 quilos de café beneficiado, acréscimo de 14,9% se comparado com a produção de 43,24 milhões de sacas obtidas no ciclo anterior. Em Minas, a produção deve pular de 22 milhões para 28 milhões de sacas.

Na oportunidade, ele afirmou que o Governo do Estado reconhece o valor da cafeicultura e do cooperativismo que, analisa, supera as imperfeições do mercado e dá sustentabilidade à atividade. Ainda se dirigindo ao Presidente da Cocatrel, Francisco Miranda de Figueiredo Filho, o Secretário pediu maior atenção para o Certifica Café. Explicou que o programa “dá reconhecimento internacional para o produto e permitirá à Cocatrel chegar com diferencial ao mercado exterior”. 

Expocafé 2016 21

A mulher do campo homenageada pela Rainha e Princesas da Expocafé 2016

O Secretário saudou a Rainha Expocafé Girl Coffee International 2016, Ana Luiza Rodrigues (Lavras) e as Princesas Bruna Rezende (Varginha) e Sharllenny de Bem (Machado) – eleitas sábado (4) em evento da Wofse Produções, dirigida pelo trespontano Willian Rosa. Cumprimentou a Cocatrel pelos 55 anos de atuação e convidou os presentes a participarem também da Semana Internacional do Café (SIC), de 21 a 23 de setembro, em Belo Horizonte.

Primeiro a pronunciar, o Presidente da Cocatrel havia pedido ao Secretário que se desdobre para que a Expocafé permaneça em Três Pontas onde, comparou, o café é a cabine da locomotiva e os demais setores e produtos, os vagões. “A crise chegou mais leve aqui no Sul de Minas porque temos o café, temos distribuição de riquezas e circulação de dinheiro. Somente Patrocínio e Monte Carmelo produzem mais do que Três Pontas, então, o café é a nossa vida. Nós precisamos da Expocafé aqui e contamos com o seu apoio”.

Expocafé 2016 16.jpg (Copy)

Presidente da Cocatrel Francisco Miranda discursa, observado pela Rainha Expocafé Girl Coffee International Ana Luíza

Em rápido discurso, Francisco Miranda falou sobre o aniversário de 55 anos da Cooperativa, destacando a produtora dona Henriqueta, que se dedica à cafeicultura há 60 anos. Também exaltou que nos dois anos que a Cocatrel esteve à frente da administração da Expocafé percebeu a deformação da área que recebe o evento. Então, contratou empresa especializada que nivelou o terreno. “Se não estamos atolados até o joelho é porque a Cocatrel realizou esse trabalho”.

Sobre a participação da Prefeitura na organização da Expocafé 2016 foi explicado ao Sintonizeaqui que a Administração colaborou, principalmente com mão de obra, atendendo às solicitações e às orientações da empresa realizadora. 

Previous post

Expocafé – A Outra Face: Diretor de uma das 80 maiores empresas do Brasil afirma: "parece que o evento não tem dono. Falta estrutura e isso impacta mal”

Next post

Faculdade de Três Pontas abre salas para alunos “do Estadual” e promove Caminhada pela Paz e em favor da Educação