Outros

Especial – Novo local de Celebração de Padre Victor na Matriz D’Ajuda, em Três Pontas, ganha obra assinada pelo premiado artista plástico, Padre Lázaro Diogo

Beatificação Padre Victor Reforma Matriz D Ajuda Três Pontas Túmulo Painel Padre Lázaro Aparecido Diogo 3

Painel em partes – O café “ouro verde de Três Pontas” e a estola sacerdotal de Padre Victor

A surpresa será revelada dentro de um mês, especificamente no dia 14 de novembro quando acontecerá a Beatificação do Venerável Francisco de Paula Victor. Mas, um detalhe já pode ser antecipado. O novo espaço dedicado ao Anjo Tutelar dos trespontanos, à direita do Altar da Matriz D’Ajuda, vai surpreender. O conjunto de obras de arte se tornará digno de admiração.

Exatamente nesta quinta-feira (15) parte será entregue à Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda. Trata-se de um painel de aproximadamente cinco metros de altura. Nele, estão retratados Padre Victor, anjos e duas identidades do Município, a serra que inspirou o nome e ainda a produção cafeeira, uma referência à histórica base econômica da Cidade onde o Venerável exerceu o Ministério por 50 anos.

A pintura é assinada por um especialista. Padre Lázaro Aparecido Diogo conta que elaborou o esboço da Celebração a Padre Victor após receber, no início do ano, temas decididos pela Paróquia e Diocese da Campanha em comum acordo com o Postulador da Causa de Beatificação, Paolo Lombardo, que acompanhou tudo do Vaticano, em Roma. O Padre revela ainda que estudou a Biografia do Beato Eleito para compor a ilustração que ele mesmo imprimiu em óleo sobre a parede preparada da Matriz.

Beatificação Padre Victor Reforma Matriz D Ajuda Três Pontas Túmulo Painel Padre Lázaro Aparecido Diogo 5

Celebração a Padre Victor ficará à direita do Altar da Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda que também passa por reformas

“Nada é por acaso, mas um grande projeto, um processo de caminhada. Fiz vários desenhos a lápis, a carvão, croquis. Depois pintei quadros pequenos preliminares até chegarmos ao resultado que teve a aceitação e que mostra o que deve ser mostrado, ou seja, a memória de Padre Victor, a glória dele na luz, com um pé na terra e outro no céu”, comenta o artista plástico.

Na opinião de Padre Lázaro uma ideia muito interessante é a presença de um anjo crioulo. Ele explica que os anjos são figuras espirituais criadas por Deus. No entanto, na obra eles ganham corpo e o negro valoriza ainda mais o grande homenageado. Primeiro, pela própria origem. Filho de escrava, Francisco de Paula Victor se tornará o primeiro Beato afrodescendente do Brasil. Segundo, por ser conhecido com o Anjo Protetor dos trespontanos.

O artista

Beatificação Padre Victor Reforma Matriz D Ajuda Três Pontas Túmulo Painel Padre Lázaro Aparecido Diogo 4

Além de Padre, Lázaro é artista plástico e musicista. Ele se dedica em tempo integral às pinturas, liberado pela Igreja

Padre Lázaro é mineiro de Andradas, mas pela primeira vez está em Três Pontas. Em 15 de setembro deu início ao delicado e belo trabalho de pintura na Matriz. Presenciou a devoção a Padre Victor durante as comemorações do 110º Aniversário de Morte do Venerável, completados em 23 de setembro e comparou em menor proporção, é claro, a receptividade com a encontrada em Belém do Pará durante o Círio de Nazaré que é considerado a maior manifestação religiosa católica do Brasil e um dos maiores eventos religiosos do mundo. Elogiou a acolhida dos trespontanos aos devotos e romeiros.

Na Terra de Padre Victor recebeu vários convites para participar ativamente da vida da comunidade. Na noite de hoje (15), por exemplo, preside a Missa Solene dos 500 Anos de Nascimento de Santa Teresa D’Avila, no Carmelo São José. Amanhã retorna para a Diocese de Santo Amaro (SP).

Nascido nessas “bandas de Minas”, Padre Lázaro já tinha ouvido falar de Padre Victor, mas só conheceu a história do Venerável a fundo após a encomenda do painel. Leu a biografia e vários livros que podem, inclusive, ser encontrados no Memorial Padre Victor, no Centro de Três Pontas.

“Gostei muito. Padre Victor tem um dado profético muito forte. Era negro e filho de escrava. Dom Viçoso – português, Bispo de Mariana, que cobria toda essa região – era abolicionista. São dedos de Deus apontando caminhos e Padre Victor é uma figura seminal neste sentido”, registra.

Beatificação Padre Victor Reforma Matriz D Ajuda Três Pontas Túmulo Painel Padre Lázaro Aparecido Diogo 2

Segundo Padre Lázaro, manter as novidades em segredo até a Beatificação é uma determinação vinda do Vaticano, em Roma

Desde criança, Lázaro desenhava. Aos 15 anos, em 1969, entrou para o Seminário de Ouro Fino. Foi nesta cidade que o talento começou a ser aprimorado em aulas de pintura. Ordenado Padre em 1986, em Teófilo Ottoni, foi incentivado pelo então Bispo, Dom Fernando Antônio Figueiredo, agora à frente da Diocese de Santo Amaro, a se dedicar à Arte Sacra. Então, obteve o Bacharelado na Faculdade de Belas Artes de São Paulo.

“Não conheço nenhum outro padre que tenha o tempo integral para realizar essa atividade na Igreja. Tive essa graça de estudar, de me dedicar, me esforçar e de me aprofundar no segmento. Desde os meus primeiros contatos com a pintura nunca mais parei, foi sempre um processo de caminhada, é sempre um aprendizado e quem me impulsionou às paredes das igrejas foi Dom Fernando”, fala o Padre artista plástico que é também organista.

Em alguns períodos dessa jornada, Padre Lázaro expôs sua arte e saiu dos salões brasileiros e do exterior com diversos prêmios. Mesmo sendo renomado, mantém uma simplicidade e uma acessibilidade tão encantadoras quanto à criatividade e profissionalismo. “Como eu disse, estou sempre aprendendo em uma caminhada, inclusive interior, porque a arte é sempre uma linguagem espiritual”, ensina.

Beatificação Padre Victor Reforma Matriz D Ajuda Três Pontas Túmulo Padre Lázaro Aparecido Diogo 1

Matriz está fechada para conclusão das mudanças, mas acesso do Túmulo do Venerável é mantido mesmo com as obras

Sobre técnicas, explica que na pintura em parede quando há grandes dimensões duas bem distintas podem ser usadas, a têmpera e o óleo. Ele prefere a segunda opção porque, justifica, possibilita modelar a pintura, dando ideia de tridimencional, de volume, relevo.

Ainda a respeito do trabalho de temática religiosa desenvolvido na Matriz D’Ajuda, em Três Pontas, o pintor reforça que houve um estudo detalhado juntamente com os padres. É sempre assim quando solicitado. No Templo, ele contou com a ajuda de um antigo companheiro. Também é assim há mais de 20 anos. O Bacharel em Direito, Bento Alves, de São Paulo, auxilia Padre Lázaro como deve ser em obras de grandes proporções.  

Ao se despedir da Cidade Hospitaleira, Padre Lázaro motiva as pessoas a continuarem recorrendo à intercessão de Padre Victor “porque embora o filho possa chegar ao Pai diretamente, sem imagem e sem semelhança, o Venerável ilumina essa caminhada”.

A mesma temática do painel foi pintada por Padre Lázaro em um quadro que fará parte da cerimônia de Beatificação agendada para às 16 horas do sábado 14 de novembro, no Aeroporto de Três Pontas.

Previous post

Sine anuncia que há novas vagas de emprego em Três Pontas

Next post

Outubro Rosa - Prefeitura de Três Pontas entra na campanha de combate ao Câncer de Mama