Esporte em Três PontasQualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Especial – Trespontanos experimentam e aprovam a Superioga

Superioga com Paulo Junqueira no TOC em Três Pontas 3

Aplausos. Foi com este gesto que trespontanos demonstraram o quanto ficaram felizes por entrar em uma lista muito especial do Mestre em Ioga e Educador Físico, Paulo Junqueira.

O profissional antecipou para os conterrâneos a oportunidade de experimentar um método recentemente criado, que será lançado em abril em uma das mais conceituadas academias do mundo – a Reebok. Depois de São Paulo, esse novo modelo de exercício será conhecido em Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Até agora poucos – como os trespontanos, por exemplo – tiveram o privilégio do contato com a técnica que tem tudo para se tornar um grande sucesso no segmento fitness. 

No sábado (28), Paulo Junqueira recebeu os abraços de gente que há tempos não via e em seguida deu uma aula de Superioga. Isso mesmo. A novidade une Ioga e ginástica. Os ensinamentos Ocidentais ganham ritmo, ficam mais dinâmicos e a combinação proporciona – além de todo o equilíbrio da união corpo e mente – emagrecimento, ganho muscular e definição física.  

Graças ao convite da Presidente do Trespontano Olímpico Clube (TOC), Renata Caliari Andrade Rabello e, claro, à boa vontade do Professor, a Superioga chegou à Cidade. Na turma animada e acostumada com a prática de exercícios físicos, a maioria achou que seria fácil. Isto porque para os leigos, a Ioga transmite aquela ideia de serenidade, de posturas estáticas bonitas (algumas de ponta-cabeça e bem retorcidas, é verdade), mas tranquilas quanto à realização. Acontece, porém, que não é bem assim e na Superioga ainda tem um ingrediente a mais, o movimento. 

Superioga com Paulo Junqueira no TOC em Três Pontas 7Observando a turma pode se afirmar que foi, sim, manso quanto à concentração, respiração, presença. Mas, a aula nem tinha chegado à metade e o que se via nos alunos era suor escorrendo e, em muitos, expressões do tipo “preciso força para concluir este exercício”.  E Paulo Junqueira nem pegou pesado. Aqui, aplicou a fase Iniciante do método. 

Com determinação, todos chegaram até o fim. Foram novamente abraçados pelo Professor, desejaram a ele ainda mais sucesso e – com o físico, mente e alma bem alimentados – pediram a volta da Superioga.

Quem participou até hoje sente o efeito por todo o corpo e os comentários são unânimes: muuuuito bom!

Superioga tem nome e metodologia já patenteados

“A Superioga é a junção das minhas duas áreas de formação, é o resultado do trabalho da minha vida inteira. Eu sempre trabalhei com ginástica. Montei o método que é realmente inusitado, patenteei o nome, patenteei a metodologia. A Superioga é Ioga com movimentação de ginástica e ginástica com consciência e movimentação de Ioga”, explica Paulo.

Superioga com Paulo Junqueira no TOC em Três Pontas 1Ainda de acordo com o Professor, a sinalização para a necessidade de criação de algo novo envolvendo a Ioga partiu de alunos. A Superioga vem, então, como mais uma técnica – assim como existem, dentre outras, a Iyengar, Vinyasa, Hatha Yoga e Swásthya do mestre brasileiro DeRose.

“Eu cheguei ao Superioga depois de muito trabalho, de muita pesquisa, de muito estudo, de muito teste. Visitei inúmeros países, avaliando o método que agora vou introduzir na academia mais importante do Brasil, a Reebok, que só trabalha com aquilo em que realmente acredita”, comenta.

Emocionado, Junqueira diz que mostrar o método na prática para os conterrâneos se tornou algo indispensável. Com a aproximação da apresentação oficial da Superioga na Capital Paulista, o Professor afirma ter percebido a necessidade de receber o aval do povo da sua terra, de contar com o reconhecimento deste novo trabalho por parte de tantos ex-alunos. “Senti que não podia começar sem apresentar para meus amigos de Três Pontas. Sou fruto daqui. As pessoas que estavam nesta aula hoje me acompanharam ao longo de muitos anos, ao longo da minha vida, então, este contato foi muito importante”, registra o Professor. 


Sintonize mais: 2018 – Superioga abre comemorações dos 60 anos do TOC


Paulo Junqueira avaliou que todos se saíram muito bem, destacando que a movimentação – ao contrário do que parece – não é simples e, sim, complexa.

A Superioga está dividida em Iniciante, Intermédio e Avançado. Em cada módulo existem vários combos, ou seja, combinações que atendem às mais variadas demandas. Segundo o criador do método, ele pode ser praticado por homens e mulheres a partir dos 12 anos. 

Expansão

Superioga com Paulo Junqueira no TOC em Três Pontas 4Além da Reebok, em São Paulo a Superioga estará também na First Academia, atualmente coordenada por Paulo Junqueira.

Depois será lançada nas capitais do Brasil, de Minas, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. No segundo semestre, o Professor levará o método para o exterior, atendendo a convites.

No planejamento estão cursos de formação em Superioga destinados a educadores físicos, professores de Ioga e fisioterapeutas.

O criador do método

Paulo Junqueira está com 42 anos. Nascido em Paranaguá (PR) chegou a Três Pontas (MG) – onde tem raízes familiares – aos 4 anos de idade. Na Terra de Padre Victor e de Nossa Mãe – dois líderes religiosos que passam por Processo de Beatificação, na Capital Mundial do Café e da Música ele descobriu o gosto pelo fitness. 

Ainda menino, prestes a completar 17 anos, começou a ministrar aulas em academias, no Sesi e no TOC. À época, ser um professor de ginástica no interior mal exigia formação acadêmica. Ainda assim Paulo buscou se profissionalizar. À experiência prática agregou os conhecimentos da faculdade, cursada em Três Corações que fica a cerca de 60 quilômetros de Três Pontas. Como Educador Físico, Junqueira possui duas pós-graduações. 

Mais tarde, se formou em quatro linhas de Ioga em São Paulo e na Índia. Desde, então, andar pelo mundo em busca de aperfeiçoamento se tornou uma prática do Mestre.

Há seis anos, Paulo mora em São Paulo. Em 2015, o Professor completa 25 anos de profissão, 18 deles exercidos em Três Pontas, Município pelo qual declara agradecimento.  O Professor recorda que foi um tempo feliz e que aqui deu aulas em vários lugares (somente no TOC foram 14 anos) se tornando muito conhecido e querido na Cidade.

Superioga com Paulo Junqueira no TOC em Três Pontas 6“Me considero trespontano. Sou muito grato a Deus por ter me dado talento para ser professor, por ter me dado saúde para isso tudo, mas sou também muito grato a este Clube, a esta Cidade porque foi aqui que tudo começou. Devo muito à credibilidade que meus amigos, que essas pessoas tão queridas depositaram em mim. Saibam que meu trabalho é feito com o maior amor, com o maior carinho do mundo e que virei sempre que puder. Farei de tudo para estar aqui pelo menos uma vez a cada dois meses porque me sinto honrado. Obrigado a todos”, detalha ao se despedir.

O anúncio alegra os conterrâneos que já esperam – cheios de energia – por mais uma oportunidade de rever o amigo e de desfrutar da Super(prazerosa)ioga.

Até lá, os esportistas podem aprender alguns exercícios e acompanhar o novo trabalho de Paulo Junqueira pelo www.superioga.com.br.

 

 

 

 

Previous post

Semana Santa - Confira a programação nas três Paróquias de Três Pontas

Next post

Coopercam realiza Circuito de Tecnologia; Epamig marca presença com o "Ciência Móvel"