Outros

Exclusivo – Ação Popular pede o fim do “Aeroporto” de Três Pontas

Ação Popular Intedição Desativação Aeroporto Aeródromo de Três Pontas 11

Francisco Cougo mora no Bairro Santana e afirma conhecer de perto os riscos oferecidos pelo Aeródromo, principalmente por haver ao entorno moradias, empresas e até um Centro de Educação Infantil

Uma Ação Popular foi protocolada no Fórum Dr. Carvalho de Mendonça, Comarca de Três Pontas, pedindo a imediata interdição e a desativação em caráter permanente do Aeródromo Leda Mello de Rezende. O requerente, Francisco de Paula Vitor Cougo, recebeu o apoio oficial de cidadãos que aderiram ao abaixo-assinado que acompanha os documentos emitidos à Justiça.

De acordo com Francisco há vários motivos que justificam as solicitações. Ele explica que quando o Aeródromo foi construído, há mais de 70 anos, no alto da Avenida Ipiranga, não oferecia riscos à população porque estava muito distante de áreas residenciais ou de qualquer outro tipo de aglomeração. A Cidade cresceu e hoje a estrutura está no meio do Bairro Santana, popularmente chamado de Bairro Aeroporto. Ao redor do Aeródromo existem moradias e inúmeras empresas. No entanto, o que mais preocupa o cidadão é o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ana Garcia Veloso – D. Anita, situado a 50 metros da cabeceira da pista de pouso e decolagem. Segundo o requerente, a distância mínima deveria ser 400 metros.

Ação Popular Intedição Desativação Aeroporto Aeródromo de Três Pontas 2

“Creche” foi construída em área de risco, aponta o cidadão, desrespeitando distância mínima da cabeceira da pista (à direita) determinada pela Anac

No CMEI estudam quase 80 crianças e atuam aproximadamente 20 servidores municipais. Francisco Cougo ou “Chico do Bairro Santana” como é mais conhecido, teme pela segurança de todos eles. “Os dois não podem continuar. Desmancha-se a Creche ou desativa-se o Aeródromo. Eu defendo esta segunda opção porque o CMEI é a única coisa boa, que tem serventia no nosso Bairro”, destaca.

O raro movimento de aeronaves no local dá confiança aos moradores. Em vários pontos, a cerca de proteção não existe mais. A tela foi cortada para facilitar a vida de quem mora no Bairro – isolado – na avaliação de Francisco. O ônibus da linha urbana passa pelo Santana somente após o meio dia. Quem precisa ir ao trabalho, ao posto de saúde, a um supermercado, casa lotérica, agência bancária em outras regiões da Cidade (porque o Bairro não conta com esses e muitos outros serviços) geralmente encurta caminho cruzando a pista do Aeródromo. Crianças são vistas com frequência no espaço brincando, especialmente de bicicleta e soltar pipas. E não somente os moradores da localidade, mas também de diferentes partes da Cidade usam a pista para praticar esporte, sobretudo, a caminhada. Quase todo final de tarde lá estão eles aproveitando o amplo espaço de asfalto firme – são 1.200 metros de extensão por 30 metros de largura – e desafiando um possível perigo vindo das alturas. Até gado costuma adentrar pelo Aeródromo, mais uma presença que coloca em risco também os poucos passageiros e pilotos que lá pousam ou decolam.

Segundo Francisco, dois acidentes já foram registrados junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ele conta que em um, o avião saiu da pista e caiu onde atualmente está o CMEI. As marcas ainda podem ser vistas no talude por quem transita pela Avenida Nhá Chica. No outro, um garoto de 13 anos, morador do Bairro Santana, ao tentar atravessar a pista foi acidentado e por pouco não perdeu a vida. “Esta situação de perigo e risco de mortes perdura até a presente data”, reforça.

Francisco aponta que a “Creche” e inúmeras empresas foram construídas na área de risco e que, além de expor ao perigo cidadãos e patrimônios, o Município – se não tomar providência – pode ser submetido a penalidades previstas em Resolução da Anac.  As multas, por exemplo, variam de R$ 4 mil a R$ 200 mil. Ainda conforme citado na Ação Popular, o Município está sendo omisso e negligente ao colocar crianças e funcionários públicos em potencial risco de morte.

A falta de vigilância no local também é apontada. “Até usuários de drogas e vândalos se concentram, tornando aqui ainda mais perigoso”, completa Francisco.

Ação Popular Intedição Desativação Aeroporto Aeródromo de Três Pontas 3

“Os dois não podem continuar. Desmancha-se a Creche ou desativa-se o Aeródromo”, diz o requerente da Ação Popular

Hora de agir

Representante do povo de Três Pontas na Câmara de Vereadores, o morador do Bairro Santana revela que é cobrado diariamente pela população para uma tomada de atitude. Assim, viu na Ação Popular o caminho.

No intuito de evitar uma tragédia e de defender os interesses da coletividade, especialmente das crianças que detêm prioridade em qualquer política pública, devendo ser colocadas a salvo de toda forma de negligência, ele requer a imediata concessão de liminar para determinar ao Município de Três Pontas a interdição do Aeródromo para que não ocorram pousos e decolagens, seguida de comunicação à Anac e Comar para que conste em seus sistemas o impedimento de utilização do Aeródromo.  Pede ainda a desativação em caráter definitivo.

Na opinião de Francisco Cougo, desativar a “Creche” traria um prejuízo muito maior em termos econômicos e sociais do que o fechamento do Aeródromo. Isto porque, confirmou, o CMEI serve ao povo carente, as mães podem trabalhar tranquilas enquanto os filhos estão sob cuidados de profissionais educadores. Já o Aeródromo, disse, serve aos interesses de poucos “afortunados”, sobretudo, políticos.

Aeródromo e CMEI

Ação Popular Intedição Desativação Aeroporto Aeródromo de Três Pontas 6

Em vários pontos, cerca de proteção foi arrancada, facilitando o acesso de pessoas e animais à área reservada às aeronaves

Conforme explica Francisco, quando Antônio Carlos Mesquita era o prefeito de Três Pontas, logo após o acidente com o menino de 13 anos, tomou a iniciativa de interditar e desativar o Aeródromo. À época, recorda, a Prefeitura adquiriu outra área nas proximidades da Fazenda Deca Miranda para posterior construção de novo Aeródromo.

Já em 2002 a mesma pista foi reativada, na gestão de Adriene Barbosa de Faria Andrade. O trespontano acusa a ex-Prefeita de ter vendido o terreno e, sequer, dado satisfação à comunidade. Também aponta que Adriene tinha prometido abrir ruas, invés de colocar o antigo Aeródromo em atividade. “Ela ainda plantou árvores aqui, cercando a população”, completa o reclamante que atuava como presidente da Associação de Moradores do Bairro.

Erro maior estaria por vir, na opinião de Francisco. A construção do CMEI teve início em 2009 e a benfeitoria foi entregue à população em 2012, no último ano da Administração Luciana Ferreira Mendonça. Já nas primeiras movimentações de homens e máquinas houve denúncia. Três pilotos de avião relataram que a construção de uma obra pública dentro da área do aeroporto seria comprometida ou comprometeria o aeroporto municipal, pois, afirmaram, as duas obras não podem subsistir dentro do mesmo espaço físico. Considerando o projeto irregular, eles pediram ao Ministério Público a instauração de Ação Civil Pública para suspender a obra a fim de evitar prejuízos ao patrimônio do Município e riscos de acidentes com cidadãos.

Enquanto o CMEI era erguido, vários ofícios chegaram à Prefeitura pedindo explicações. Quem mais cobrou esclarecimentos foi o Ministério Público Federal. Em uma das defesas, a então prefeita Luciana Mendonça, contou com o depoimento também de um profissional da aviação. Em julho de 2012, um piloto comercial mencionou oficialmente que a “Creche” está abaixo e fora do eixo da pista, portanto, em nada interfere nos procedimentos de aproximação, pouso e decolagem e não é obstáculo na realização de operações aéreas no Aeródromo.

A justificativa não convence a “Chico do Bairro Santana” para quem uma tragédia – avião caindo sobre a “Creche” ou atropelamento por aeronave – é facilmente previsível.

De poucos para muitos

Francisco Cougo destaca ainda que a interdição e desativação não prejudicarão os usuários de transporte aéreo. “Eles poderão usar o aeroporto de Varginha e depois vir para Três Pontas pela Rodovia MG-167. A distância é curta, de cerca de 30 quilômetros”.

Finalizando, o cidadão opina que as perdas recairão sobre poucos – caso aconteça a desativação definitiva do Aeródromo – mas os ganhos poderão ser usufruídos pela imensa maioria da população. Sugere, então, que a área poderá abrigar importantes investimentos, tais como, uma nova rodoviária que substituiria a existente na Cidade que já não comporta a demanda. Ele visualiza ainda um Santuário, uma grande Igreja com amplo estacionamento, para receber devotos e romeiros de Padre Victor. O Anjo Tutelar dos trespontanos será Beatificado no dia 14 de novembro. A cerimônia, cuja previsão de acompanhamento presencial é de 150 mil pessoas, será justamente no Aeródromo.

Ação Popular Intedição Desativação Aeroporto Aeródromo de Três Pontas 14

Avião faz manobras para decolagem no Aeródromo de Três Pontas enquanto pessoas caminham pela área (Registro feito por um morador do Bairro Santana no dia 28 de agosto, às 7h45min)

 

 

Previous post

Artistas de Três Pontas brilham no Festival Nacional da Cultura

Next post

Três Pontas disputa a primeira semifinal do Fenac, em Boa Esperança