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Expocafé 20 anos em 10 tempos

01) A Expocafé, por intermédio da Associação Comercial e Agroindustrial de Três Pontas (Acai-TP) abriu as portas para as microempresas da Cidade. Um estande especial abrigou a Rodocap, Seguralta, Sermaq, Mak Plast e a Hugues Modesto. O Hospital São Francisco de Assis também compôs o grupo e esteve presente na 20ª edição do evento através de uma equipe que vendeu rifas de duas motos que serão sorteadas no dia 14 de junho. A arrecadação está sendo revertida no pagamento do restante do 13º salário 2016 devido aos funcionários. As duas motos vão para um mesmo ganhador e a expectativa do Provedor, Michel Renan Simão Castro – também Presidente da Acai-TP, é comercializar 12 mil bilhetes, sendo cada um deles R$ 25, totalizando R$ 300 mil – valor da dívida.

Para o Administrador e Gerente de Negócios da Associação Comercial, Helio de Carvalho Junior, o estande da Acai-TP “deu muito certo”, já que as empresas que aderiram ao projeto tiveram a oportunidade de conquistar mais clientes e de expandir as vendas para a região e até mesmo para outras localidades de Minas e do Brasil.

02) Embora a Expocafé tenha como principal objetivo a difusão da pesquisa e das novas tecnologias voltadas à cafeicultura, trouxe outros atrativos além de máquinas, implementos e insumos. Uma das mais novas empresas da Cidade, a Compre Plantas, por exemplo, estava lá disponibilizando mudas de várias espécies entre árvores, arbustos, trepadeiras, flores, palmeiras e coqueiros. O empreendimento foi parceiro do Clube da Casa Nova Era que, aliás, ofereceu aos visitantes muitas opções para o trabalho no campo e para presentear, tais como, louças e objetos de decoração.

03) O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) acaba de completar 25 anos e foi, mais uma vez, um dos parceiros da Expocafé. O Fiscal Assistente Agropecuário, Gilvan de Souza Vilela, comenta que estar na feira é uma chance de mostrar a vários públicos, inclusive aos jovens estudantes, o trabalho realizado pelo IMA em todo o Estado e que por ter foco em fiscalização nem sempre é visto com bons olhos. No entanto, complementa o trespontano, o objetivo dos serviços é melhorar o sanitário humano. “Na Expocafé orientamos, principalmente, sobre o uso de agrotóxicos na cafeicultura na medida certa de produzir um café de qualidade e como consumir uma bebida livre desses produtos”. Na quarta-feira (17), dia em que a Expocafé foi aberta ao público Gilvan Vilela (na foto ao centro) disse que as perspectivas para a feira eram as melhores possíveis, até porque, justificou, o evento cresceu em número de expositores e traz grandes benefícios para a cafeicultura e também para vários outros setores de Três Pontas: comércio, hotelaria, alimentação, empregos – entre outros.

04) Expositores fazem questão de contratar belas e comunicativas recepcionistas. Além delas uma personagem chamou a atenção dos visitantes. A Expocafé está tão famosa que até “Jack Sparrow” aportou por lá. O artista é de Três Pontas e se inspirou no papel de Johnny Depp (Piratas do Caribe) para roubar a cena no evento – o maior do gênero agronegócio café do Brasil.

05) Elas também atraíram olhares. Acompanhadas do Diretor da Wofse Produções, Willian Rosa, Rainha e Princesas da Expocafé e a Girl Coffee International 2017 levaram charme e belezas diferentes ao evento. Na foto, são elas: Marlucy Oliveira (2ª Princesa/Alfenas), Rita de Cássia (Girl Coffee International/Machado), Ellen Teodoro (Rainha/Florianópolis) e Diana Pereira (1ª Princesa/Três Pontas).

(Sucessão: veja candidatas Rainha Expocafé 2018, clicando aqui)

06) O Colunista Social, Paulo Prado, em parceria com a Penagos lançou uma Revista durante o também lançamento do Secador Eco Dryer, um dos equipamentos que despertam maior curiosidade dos cafeicultores que passam pela feira. É claro que a novidade foi o assunto da edição especial, que tem participação de respeitados nomes: o Professor do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Flávio Meira Borém; o Engenheiro Agrônomo Milton Verdade e a Cafeicultora  trespontana Carmem Lúcia (Ucha). Na próxima semana, Paulo Prado realizará outro lançamento: a sétima edição completa que terá, além desses, vários outros temas englobando saúde, social, curiosidades. 

07) Representado pela Epamig, o Governo de Minas investiu cerca de R$ 250 mil em melhorias na área que abriga a Expocafé. Uma delas foi o asfaltamento de grande parte do espaço por onde transitaram expositores e visitantes. Uma placa inaugural foi descerrada durante a abertura oficial da 20ª edição da Expocafé, mediante a presença e participação de várias autoridades, dentre elas, o Secretário de Estado da Agricultura Pedro Leitão, o Presidente da Epamig, Rui Verneque, o Deputado Estadual Mário Henrique “Caixa”, o Prefeito e o Vice-Prefeito de Três Pontas Luiz Roberto Laurindo Dias e Marcelo Chaves Garcia.

Vale destacar que a Prefeitura Municipal ofereceu grande suporte para que a Expocafé fosse melhor estruturada. Os trabalhos tiveram à frente o Secretário Municipal de Agricultura, João Aleixo Ferreira Peret. Também “fizeram bonito” a Secretaria Municipal de Transportes e Obras e o SAAE. Por toda a área de exposição havia fornecimento de água para os participantes.

08) Realizada de 16 a 19 de maio, na Fazenda Experimental da Epamig em Três Pontas, a 20ª Expocafé contou com expositores de máquinas, equipamentos e insumos para a cafeicultura. Os preços dos produtos variaram de R$ 3 a mais de R$ 1 milhão.

09) Os treinamentos e demonstrações em campo sobre utilização e funcionamento dos implementos também fizeram parte da programação. O 8º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, realizado pela (Epamig) e Universidade Federal de Lavras (Ufla) com o tema “Manejo Mecanizado e Qualidade do Café”; minicursos e o “Café com o Produtor” também foram opções para produtores e demais participantes – dentre eles, estudantes.

10) Enfim, a Expocafé 2017 ofereceu o que há de melhor em cultivo, manejo, colheita, pós-colheita e produtos voltados também à gestão dos negócios. A prospecção de novos clientes, o público de qualidade, a interação de técnicos e produtores e a antecipação da data do evento foram pontos altos. 

A feira recebeu visitantes de 18 estados, do Distrito Federal e dos países México, Colômbia e Espanha. Cerca de 15 mil pessoas movimentaram mais de R$ 200 milhões em negócios. De acordo com o Coordenador Geral da Expocafé, Antônio Nunes, esse ano houve um aumento de 30% nas transações que acontecem durante a feira e no atendimento após o evento, diretamente com os clientes cadastrados. “Onze novas empresas já nos procuraram com a intenção de participar da próxima edição e cinco querem expandir sua área de estande”, afirma.

(Fotos: Hecio Rafael)

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