Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoQualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Febre Amarela – macacos são encontrados mortos e Prefeitura realiza fumacê no centro de Três Pontas

Arlene Brito

Equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na manhã desta segunda-feira (16) um fumacê na Rua Américo Miari e imediações, no Centro de Três Pontas. O procedimento foi tomado depois que o departamento de Vigilância Ambiental foi informado a respeito da morte de quatro macacos na localidade. Funcionários localizaram os corpos dos animais já em adiantado estado de decomposição, por isso não foram enviadas amostras para análise da causa das mortes.

De acordo com o médico veterinário, Marcelo Gomes de Figueiredo, não se pode descartar a possibilidade dos micos terem morrido de Febre Amarela Silvestre. O fumacê foi utilizado, então, como forma de bloqueio, ou seja, para eliminar possíveis mosquitos transmissores da doença e, consequentemente, evitar que pessoas sejam picadas por Aedes aegypti contaminados.

Em fevereiro do ano passado, um macaco foi encontrado morto no Bairro Ponte Alta I. O resultado dos exames feitos em vísceras do primata confirmou a suspeita de Febre Amarela Silvestre. Desde então, Três Pontas passou a integrar área de surto, conforme preconiza o Ministério da Saúde (MS), mesmo não tendo casos confirmados da doença em humanos.

Imediatamente, a população intensificou a procura pela vacina nos postos de saúde. Três Pontas foi uma das cidades do Sul de Minas Gerais que alcançou a meta de cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde. O município bateu os 99,12%.

Minas

Mosquito Aedes aegypti é o transmissor da Febre Amarela para humanos nas regiões urbanas

De acordo com o último Informe Epidemiológico, atualizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) no último dia 4, no período de monitoramento (julho/2016 a junho/2017) foram registrados 475 casos confirmados de Febre Amarela Silvestre no estado, sendo que destes, 162 evoluíram para óbito.

Na regional de Varginha, à qual pertence Três Pontas, no mesmo período foram registrados 14 casos. Deste total, 10 foram internações por Febre Amarela seguidas de alta hospitalar e quatro pessoas morreram. Os óbitos ocorreram em Carmo da Cachoeira (1), Coqueiral (1) e São Thomé das Letras (2).

O próximo Boletim será divulgado amanhã (17).

Previous post

Tutora pede ajuda para encontrar o Choop; cãozinho idoso fugiu de casa em Três Pontas na manhã de sábado

Next post

A Deus está entregue Adriene, a "eterna prefeita de Três Pontas"