OutrosPolítica em Três Pontas

FECHADO! Anac exclui ‘aeroporto’ de Três Pontas do Cadastro Nacional

Anac Fechamento Aeródromo Leda Mello de Rezende Três Pontas MG 1A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) emitiu na última quinta-feira (11), uma portaria fechando o Aeródromo Leda Mello de Rezende, em Três Pontas. O documento, assinado dia 4, pelo Superintendente de Infraestrutura Aeroportuária, Fábio Rabbani, determina o encerramento do tráfego aéreo a partir do dia 28 de abril.

A dúvida de manter ou não o Aeródromo em funcionamento se arrasta desde 2010, quando o Ministério Público Federal (MPF) solicitou que fosse desativado o Centro Municipal de Educação Infantil Dona Anita ou o ‘aeroporto’, alegando que o funcionamento de um atrapalha o funcionamento do outro.

Ação Popular Intedição Desativação Aeroporto Aeródromo de Três Pontas 3

Parte do prédio que abriga o Centro Municipal de Educação Infantil, ao lado da cabeceira da pista de pouso e decolagem

A creche, construída em 2011, fica a 50 metros da cabeceira da pista de pouso e decolagem, o que – segundo algumas autoridades – deixa as crianças e funcionários em situação de risco. Diante do argumento, a Anac tomou a decisão de excluir o Leda Mello do seu cadastro de aeródromos.

De acordo com a Prefeitura, o Centro Municipal de Educação Infantil Dona Anita abriga cerca de 100 crianças, assistidas pela Secretaria de Educação. É o único local do Bairro Santana onde as mães podem deixar seus filhos durante o horário de trabalho em ambiente de aprendizado.

O Prefeito, Paulo Luis Rabello, afirma que está estudando uma área mais adequada para a instalação de um novo aeródromo, que esteja de acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil.

Espaço poderá ser destinado a eventos culturais e religiosos

Na visão do Prefeito, o espaço poderá ser aproveitado para a criação de uma estrutura para eventos culturais e religiosos. Paulo Luis solicitou ao Conselho Municipal de Turismo, a elaboração de um projeto que transforme o local em uma área capaz de receber turistas. A ideia tem por base a experiência vivenciada na Beatificação de Padre Victor, em novembro de 2015, cerimônia realizada no Aeródromo. O Prefeito avalia que a utilização na referida data foi positiva tanto para os visitantes, quando para os moradores das proximidades.

Ação Popular Intedição Desativação Aeroporto Aeródromo de Três Pontas 11

Vereador “Chico do Bairro Santana” está entre os cidadãos trespontanos que defendiam o fechamento do Aeródromo

Satisfação

Feliz com a decisão da Anac está o Vereador Francisco de Paula Vitor Cougo. Morador do Bairro Santana, ele diz que o CMEI Dona Anita deveria ter sido erguido há, no mínimo, 400 metros de distância da cabeceira da pista. Além disso, afirma, existem em torno do Aeródromo, residências e empresas – o que aumenta o número de pessoas sujeitas a acidentes com o tráfego aéreo no local.

Para encurtar distâncias, pessoas se arriscam cruzando a pista de pouso e decolagem

Para encurtar distâncias, pessoas se arriscam cruzando a pista. Mais um problema do espaço destinado ao movimento de aeronaves

Outro problema, observado durante anos, é a confiança dos cidadãos. Para encurtar caminhos, muito deles cruzam a pista. Crianças são vistas com frequência brincando no espaço e moradores de diferentes partes da Cidade usam a pista – de 1.200 metros de extensão por 30 metros de largura – para praticar esporte. Assim, essas pessoas desafiam um possível perigo vindo das alturas.

Ano passado, o Vereador protocolou no Fórum da Comarca de Três Pontas uma Ação Popular, pedindo a imediata interdição e a desativação em caráter permanente do Aeródromo Leda Mello de Rezende. 

“Chico do Bairro Santana” até concorda  que a Cidade tenha um aeródromo, porém, afastado da área urbana. Diz ainda que existem várias outras formas de ocupar, melhor e com maior segurança, o espaço que durante décadas ficou à disposição de pouso e decolagem de aeronaves, movimento pequeno que não justifica, na opinião do Vereador, a manutenção.

Revitalização

A pista de pouso e decolagem de Três Pontas foi construída há mais de 70 anos. Na Administração Adriene Barbosa de Faria Andrade (2001/2004) o espaço foi revitalizado, ganhando o nome de Leda Mello de Rezende. A inauguração contou com a presença de inúmeras autoridades, em especial, de lideranças da Aeronáutica brasileira.

Ação Popular Intedição Desativação Aeroporto Aeródromo de Três Pontas 14

Setembro de 2015 – Moradores registram aeronave pousando no Aeródromo de Três Pontas e pessoas que tinham acabado de cruzar a pista

À época, a Administração argumentou que o Aeródromo seria fundamental dentro do processo de industrialização do Município, uma das bandeiras daquele governo. Ainda hoje, integrantes da equipe, defendem que a desativação é um retrocesso.

Há quem questione, para defender a permissão do tráfego aéreo em Três Pontas, como ficam os aeroportos de grandes cidades, tais como, São Paulo e Rio de Janeiro – localizados em áreas residenciais e industriais e que possuem movimento de aeronaves para 200 passageiros, decolando e aterrissando, em média, 100 vezes/dia.

Há informações, no entanto, que o maior movimento de aeronaves no Aeródromo Leda Mello de Rezende foi registrado em 2004. Naquele ano, teriam sido sete pousos e decolagens, três deles durante a Expocafé. O evento é considerado o maior do País, relacionado ao agronegócio café. Mais recentemente, o movimento era de aeronave realizando vôos panorâmicos. 

 

Previous post

Nota de Falecimento

Next post

PRADO: 2ª edição será lançada hoje!