Entretenimento em Três Pontas

Virada Cultural de Belo Horizonte tem Fenac entre as atrações

Festival Nacional da Canção Final em Boa Esperança Fenac 2015 1 (Copy)

Os baianos vencedores do 45º Festival Nacional da Canção estão entre as atrações que antecedem a abertura oficial da Virada Cultural neste sábado (12)

O 45º Festival Nacional da Canção vai participar da Virada Cultural de Belo Horizonte, neste sábado (12), na Praça da Liberdade, a partir das 12 horas.

O maior festival de música do Brasil levará para a Capital Mineira cinco atrações que se destacaram no evento concluído no último domingo (6), em Boa Esperança. Foram convidados os vencedores Achiles Neto e Conrado Pera, de Vitória da Conquista (BA), ganhadores do troféu Lamartine Babo (primeiro lugar); o grupo Berço, de Patos de Minas (segundo lugar) e Luis Dillah, Edison Denizard e Banda, de São José do Rio Preto, São Paulo (terceira colocação). Além deles, outros dois finalistas estarão na Praça da Liberdade, Márcio Pazim (Chapecó, SC)  e Luiz Salgado (Araguari, MG). Todos interpretarão suas respectivas músicas vencedoras do  Fenac mas, também melodias de grandes compositores que fazem sucesso na mídia. 

“O Fenac  tem como objetivo oferecer palco para grandes talentos brasileiros que não têm como mostrar a sua arte. Participar da Virada Cultural de Belo Horizonte é muito bom para nós do Fenac, já que reforça nossa missão e bom para os artistas que terão um grande palco para mostrar o seu trabalho”, comenta o Diretor, Gleizer Naves.

Na abertura das apresentações na Virada Cultural de Belo Horizonte, o Fenac fará uma homenagem ao compositor e escritor Fernando Brant, a quem o 45º Festival Nacional da Canção foi dedicado. 

Virada Cultural: 24 horas de arte e cultura, entretenimento e integração 

Vinte e quatro horas, ininterruptas, de programação artística e cultural nas diversas áreas: música, teatro, dança, circo, audiovisual, literatura, artes plásticas, moda, gastronomia. Esta é a proposta da Virada Cultural de Belo Horizonte, um circuito que irá reunir o melhor dos artistas belorizontinos a partir das 19 horas de sábado (12) até às 19 horas de domingo (13).

Em sua terceira edição, o evento traz à tona conceitos discutidos e apropriados pela Cidade, tais como o uso do espaço público, sustentabilidade, mobilidade e novas vivências.

A programação contempla artistas selecionados, artistas convidados, projetos aprovados da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. As apresentações oficiais serão gratuitas e realizadas em vários palcos pela Capital, além da programação associada em teatros, museus, centros culturais e outros espaços.

Seguindo a proposta da Lei 10.446/2012, que cria a Virada Cultural, e associada a uma diretriz da política de atuação da Fundação Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura, a Virada Cultural de Belo Horizonte valoriza os artistas locais e sua pluralidade de expressões e gêneros.

Com atividades divididas entre os palcos oficiais, programação associada, ações nos equipamentos culturais da Fundação Municipal de Cultura e ao longo de seu circuito, a Virada Cultural pretende reforçar o caráter democrático do espaço público, tendo na manifestação artística um grande eixo de ressignificação da Cidade.

Em 2014, a Virada ocorreu entre os dias 30 e 31 de agosto, com público estimado em mais de 400 mil pessoas. Foram mais de 470 atrações artísticas, envolvendo cerca de 2.000 artistas e 3.000 profissionais do mercado cultural. Nove palcos e 53 espaços culturais da Capital, entre praças, parques, centros culturais, teatros e outros locais, receberam uma programação artística diversificada e acessível ao público.

(Fontes: Luisa Nogueira Frota- Assessoria de Comunicação-Festival Nacional da Canção – Fenac/Virada Cultural-Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte)

Abaixo, o vídeo da segunda edição da Virada Cultural de Belo Horizonte.

 

Previous post

Trilha das Virtudes abre Festa do Padre Victor

Next post

Farmácias de Plantão em Três Pontas