Educação, Cultura e LazerEntretenimento em Três Pontas

Encontro das Folias de Reis de Três Pontas será sábado e participantes receberão o Troféu José Godofredo

Neste sábado, 8 de janeiro, será realizado o 51º Encontro das Folias de Reis de Três Pontas. O evento acontecerá no Centro Cultural “Milton Nascimento”, com início agendado para às 19 horas, e com transmissão ao vivo pelo canal da Prefeitura Municipal no YouTube.

Ao todo, 11 grupos subirão ao palco para, com seus cânticos, contar a história bíblica da visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Se apresentam as Companhias de Reis São Cristóvão, Nossa Senhora do Bonfim, Santa Clara, Caminho de Belém, Mãe Rainha, Padre Victor II, Família Dias, Sagrado Coração de Maria e Nossa Senhora das Graças – além do grupo de Moçambique e da Congada Nossa Senhora do Rosário. Comandando o evento, estará o radialista João Batista Martimiano.

“A Folia de Reis é uma tradição em Três Pontas, e é um bem imaterial inventariado de Minas Gerais. Ela tem um valor cultural gigantesco para o estado, para os municípios. Então, realizando o Encontro, nós estamos mantendo a tradição do povo mineiro e reconhecendo a importância da Folia de Reis como difusão cultural”, comenta o secretário municipal de Cultura, Lazer e Turismo de Três Pontas, Alex Tiso Chaves.

Cultura passa a agraciar participantes com o Troféu José Godofredo

A partir deste ano, o troféu ofertado às Folias de Reis e demais participantes do Encontro ganhará nome:  José Godofredo, em homenagem póstuma a um grande ícone da festa dos Três Reis Magos em Três Pontas.

Seu “Godofredo da Boa Vista”, como era popularmente conhecido, foi Presidente Fundador da Companhia de Reis São Cristóvão. Ele faleceu no final de 2015, depois de mais de 80 anos dedicados a essa tradição.

O Troféu José Godofredo, nesta primeira edição, foi confeccionado pela artesã Margarida Lourenço. O “prêmio” traz a imagem de um Marungo – também chamado Palhaço ou Bastião.

Encontro das Folias de Reis de Três Pontas

Folias de Reis, Moçambique e Congada serão homenageados com o Troféu José Godofredo, confeccionado pela artesã Margarida Lourenço

Componente da Folia de Reis, o Marungo é o animador da festa, por isso, dança, faz piruetas e brincadeiras. Em determinadas regiões do Brasil, ele é considerado aquele que distraiu os soldados para que José, Maria e Jesus fugissem para o Egito, após a Adoração dos Magos, quando eles ficaram sabendo que o Rei Herodes planejava matar todos os recém-nascidos da região.

No Encontro das Folias de Reis de Três Pontas, há um momento especial para os Marungos. Eles ganham cinco minutos para a “Corta Jaca”… é quando a dança fica frenética.

Edição “on-line”

No ano passado, não houve o tradicional Encontro. Isto porque, recorda o secretário Alex Tiso, a cidade estava sob uma série de restrições impostas pela pandemia Covid-19. Agora, apesar das incertezas sobre a variante Ômicron, o cenário está mais favorável, em comparação com o mesmo período de 2021, e algumas Companhias voltaram, inclusive, a peregrinar pela cidade. Ainda assim, a Secretaria de Cultura optou pelo formato on-line para evitar aglomeração. 

“Mesmo de forma on-line vamos preservar a tradição e ainda garantir às Folias de Reis que são cadastradas no estado, a permanência dentro dos programas de incentivo, tal qual foi a Lei Aldir Blanc, e já visualizando a possível implantação da Lei Aldir Blanc 2”, completa o secretário.

Encontro das Folias de Reis de Três Pontas

Secretário de Cultura, Alex Tiso, destaca que as Folias de Reis têm expressivo valor cultural para o povo mineiro

Verba de incentivo

A Câmara de Vereadores aprovou proposta enviada pela Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo. Assim, os grupos que estarão presentes no 51º Encontro das Folias de Reis, neste próximo sábado, contam com verba de incentivo. Cada presidente recebe R$ 1,2 mil e assina o Termo de Compromisso de Apresentação. O dinheiro é destinado à confecção de uniformes, compra ou manutenção de instrumentos, enfim, para ser empregado nas demandas das Companhias.

José Godofredo
(Por Kika Godofredo, em 04/01/2022)

E nasceu lá em Campo do Meio.
Aquele menino tímido e feio.
Sem luxo e pé no chão;
Veio tentar a vida na Usina da Maria Brito;
Levar uma vida dura de “peão”…

Temente a DEUS e muito estabanado.
Cresceu ali por ela como um filho adotado.
Foi ganhando confiança e amizades.
Apaixonou-se por Teresa, uma “italiana” sem vaidades.

Logo se casaram e 13 filhos desse amor ‘nasceu’.
Naquele lugar foi carreiro, zelador, jardineiro, rezador de terços, catequista e casamenteiro.
Fundou a escolinha de futebol, a fatura, o repente.
Pioneiro fundou a primeira Companhia dos Três Reis do Oriente.

Homem simples e sem estudo, mas centrado.
Cumpria sua missão,  por DEUS era guiado.
E todo Natal saía, com seus foliões e muita alegria.
Emocionava a todos com tanta melodia.
De casa em casa passava com a Bandeira Sagrada.
Abençoava a todos, e isso ia até de madrugada.

Ensinou a muitos a ter fé nos Santos Reis.
Também pedia a proteção do Beato Padre Victor,  Nhá Chica e Nossa Senhora Aparecida.
Homem distinto, pois obedecia de DEUS suas Leis.
Temente e prudente sempre cantando seguia a sua vida.

Até no seu último instante.
Sua fé nos Três Reis firmou.
Se foi. Deixou um legado exorbitante.
A vida de muitos com sua fé marcou.

Deve estar com Jesus, Maria e José festejando lá no Céu.
Pela homenagem hoje recebida.
Pois nessa noite de alegria “Ele” é  o Troféu.
Homenagem justa e muito merecida.

Um trespontano de Coração e de DEUS muito temente.
O nome dele é “JOSÉ GODOFREDO”.
Um homem simples que ainda se faz presente.
Plantou por onde passava.
Fé, esperança e muito amor.

Hoje vive na eternidade, na Glória do Nosso SENHOR.
Viva a  todos, nesta noite de alegria.
Viva os Três Reis Magos e todas as Companhias.

Amém.

Previous post

Movimentação de veículos de vários municípios levanta suspeita e leva à apreensão de mais de 270 tabletes de drogas em Boa Esperança

Next post

Internacional - França identifica nova variante do coronavírus com mais de 40 mutações