Educação, Cultura e LazerOutros

Grupo de Teatro ensaia nova peça para a Festa do Padre Victor

padre-victor-grupo-teatral-2Por muitos anos, atores e atrizes amadores de Três Pontas integraram o Grupo de Teatro Caminhos da Juventude e entre os trabalhos de palco estava a peça “Padre Victor: um Cidadão do Infinito”, geralmente mostrada à comunidade e turistas no dia em que se comemora o Aniversário de Morte do Beato.

Aconteceram mudanças. Movida pelo respeito ao líder religioso que caminha rumo à santidade, pelo amor à arte cênica e com muito empenho uma turma ensaia para a primeira apresentação pública como Grupo Teatral Padre Victor. Não somente o nome de uma equipe, mas também a peça está reformulada. De acordo com o ator Elias Brísida, o novo texto foi elaborado com base em livros que contam a história do sacerdote filho de escrava, que se tornou o primeiro Beato negro do Brasil. Pela precisão das informações, esses registros são, inclusive, comercializados na loja do Memorial, no Centro de Três Pontas. Portanto, conclui Elias, a peça traz veracidade sobre a trajetória do “homem-santo”, maior exemplo de fé, da caridade e da humildade deixada ao povo desse Município e da região. 

Festa do Padre Victor Aniversário de Morte de Padre Victor 2015 17.jpg (Copy)

Elias Brísida no papel de Padre Victor (Foto: arquivo)

Os ensaios de “Padre Victor: o Beato Trespontano” acontecem nas tardes de domingo, no aconchegante Carmelo São José. Somando a Pastoral Afro, o elenco é formado de mais de 40 integrantes. O Bispo Emérito Dom Diamantino Prata de Carvalho, que reside na Cidade desde que passou o cajado da Diocese da Campanha para Dom Pedro Cunha Cruz, está no Grupo. “Ele deverá interpretar Dom Viçoso em uma passagem de repreensão a Victor”, revela Brísida. Dom Diamantino viajou para Portugal, mas já decorou o texto e tem o lugar garantido caso retorne a tempo.

A nova obra tem aproximadamente uma hora e quarenta minutos. Ela será apresentada no dia 23 de setembro, logo após a Missa que será celebrada às 9 horas, no Parque Multiuso da Mina. O início da encenação está previsto para às 11h30min. A entrada é de graça. 

Apoio

Na montagem, o Grupo de Teatro Padre Victor precisa investir em aluguel de palanque, equipamentos de som e até em algumas alterações no figurino que, inclusive, virá com surpresas. Para cobrir todas as despesas, estão sendo firmadas parcerias. Quem puder colaborar, deve entrar em contato com Elias Brísida pelo telefone (35) 9 9968-2074.

Em Rede

Durante este mês de setembro, o Grupo Teatral Padre Victor está publicando fotos, relatos e curiosidades sobre a vida de Francisco de Paula Victor em página do Facebook (https://www.facebook.com/GrupoTeatralPadreVictor/?fref=ts). Lá está também o reforço do convite para que a comunidade e romeiros assistam ao espetáculo na data em que serão festejados os 111 anos de morte do Beato Trespontano. 

Previous post

Semana da Administração da Fateps culmina em Feira Industrial e Exposição Comercial

Next post

Devotos seguem Novena de Padre Victor