OutrosQualidade de Vida e Saúde para o trespontano

IMA alerta criadores para vacinação de bovídeos contra Brucelose

IMA Três Pontas promove campanha de vacinação contra a Brucelose e Tuberculose Animal 1

Todas as fêmeas de 3 a 8 meses de idade devem ser vacinadas contra a grave doença que é transmissível ao homem

O Escritório Seccional de Três Pontas do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) está realizando uma campanha informativa do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT). O principal objetivo é promover a vacinação de bovídeos contra a Brucelose.

Causada pela Brucella abortus, a zoonose é caracterizada por causar infertilidade e aborto no final da gestação, afetando principalmente as espécies bovinas e bubalinas. A vacina é recomendada em fêmeas de 3 a 8 meses.

Uma única dose é capaz de proteger os bovinos, suínos, equinos, caprinos e ovinos por toda a vida. Além de garantir a saúde do animal, a imunização protege também o homem dessa grave doença. A contaminação pode acontecer no contato com o feto abortado, placenta e corrimento eliminados pelo animal doente após o parto ou aborto e ainda na manipulação da vacina que é produzida com bactéria viva. Também pode-se contrair a doença ao ingerir leite cru ou seus derivados, tais como, manteiga, queijo, requeijão, nata e também ao consumir a carne e seus subprodutos.

A vacinação contra a Brucelose é obrigatória. O não cumprimento gera inadimplência do produtor que pode acarretar em infração que gera multa de 25 UFEMG (Unidade Fiscal do Estado de Minas Gerais), totalizando atualmente R$ 68,07 por animal não vacinado.

Assim que realizada, os donos dos animais devem comparecer ao Escritório Seccional do IMA com o atestado de vacinação emitido por médico veterinário habilitado. O endereço é Rua Imperatriz Leopoldina, 565, Centro de Três Pontas. Os telefones são (35) 3266-2137 e (35) 3266-1546. Ainda é possível obter outras informações através do e-mail trespontas@ima.mg.gov.br.

Previous post

Carmelo São José de Três Pontas convida para a segunda das Nove Semanas de Oração com Santa Teresa

Next post

Há Vagas Em Três Pontas