Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Janeiro Branco: um convite para cuidar da saúde mental

Em janeiro, culturalmente, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, condições de existências, emoções, desafios. O sentimento de renovação predomina e a maioria coloca – na famosa listinha – os seus objetivos: se matricular em uma academia, ter um estilo de vida saudável, emagrecer, buscar um novo emprego, poupar… Nesse planejamento, na maioria das vezes, algo muito importante passa despercebido, portanto, não entra nas prioridades programadas: cuidar da saúde mental e emocional.

Diariamente, as pessoas vivem uma série de emoções boas e ruins: alegria, raiva, tristeza, frustração, satisfação e tantas outras que fazem parte da vida. “Como lidamos com essas emoções é o que determina como está a qualidade da nossa saúde mental”, explica o departamento de Saúde Mental do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. De acordo com especialistas, a saúde mental contempla, entre tantos fatores, a nossa capacidade de sensação de bem-estar e harmonia, a nossa habilidade em manejar de forma positiva as adversidades e conflitos, o nosso reconhecimento e respeito dos limites e deficiências, nossa satisfação em viver, compartilhar e nos relacionar com os outros. Explicam ainda que o desequilíbrio emocional facilita o surgimento de doenças mentais. Estima-se que em cada 100 pessoas, ao menos 30 sofrem ou sofrerão, em algum momento da vida, de problemas de saúde mental. A depressão, a ansiedade e a síndrome do pânico são os principais.

Estima-se que em cada 100 pessoas, ao menos 30 sofrem ou sofrerão, em algum momento da vida, de problemas de saúde mental. A depressão, a ansiedade e a síndrome do pânico são os principais

Atento a tudo isso, o psicólogo, Leonardo Abrahão, mineiro de Uberlândia, idealizou em 2014, o “Janeiro Branco”. A Campanha tem como objetivo conscientizar, combater tabus, mudar paradigmas, orientar os indivíduos, sensibilizar autoridades para a importância de estratégias e de políticas públicas voltadas para a promoção da saúde mental nas sociedades, nas vidas dos indivíduos e das instituições, prevenindo efetivamente o adoecimento emocional.

Em 2021, a Campanha convida o mundo a um “Pacto pela Saúde Mental“. A proposta é que cada um pergunte a si e aos outros:  o que você faz para cuidar da sua saúde mental? E, então, ajude a espalhar a seguinte mensagem: “em se tratando da qualidade de vidas das pessoas e de vidas mais harmônicas, com mais sentidos e mais paz nas relações humanas, Todo Cuidado Conta“.

O “Janeiro Branco” cresce em adesão no Brasil e já é uma realidade também em outros países, tais como, África, Estados Unidos, Japão e Portugal. 

Como cuidar da saúde mental?

  • Conheça a si mesmo: autoconhecimento pode promover objetivos de vida mais definidos, o conhecimento sobre a distinção do que é necessário, importante e o que é mais gostoso/preferível fazer.
  • Mantenha uma rotina: estabelecer horários específicos para podermos nos concentrar em nós mesmos e realizar o que é necessário é o que pode promover melhor bem-estar.
  • Durma melhor: tenha uma boa higiene do sono para promover, dentro do possível, uma qualidade melhor do sono. Dormir é um processo biológico necessário para manutenção da saúde física e mental. 
  • Realize exercícios físicos e se alimente adequadamente: essas atividades têm a função de liberar hormônios extremamente importantes para o bem-estar físico e psicológico.
  • Faça atividades prazerosas pra si: compreender o que você gosta de fazer, o que não gosta e mesmo ter um ‘hobby’ pode aprimorar e muito sua sensação de bem-estar e sua qualidade de vida.
  • Consulte o médico regularmente: mantenha exames e consultas em dia, e isso vale também para quem vai começar uma atividade física.
  • Reforce laços de amizade e familiares: deixe de lado “amizades” que fazem com que você se sinta mal, busque pessoas com quem você possa se divertir e dividir a vida de forma positiva. Não se isole. 
  • Controle o estresse: tente minimizar atividades que você sabe que são promotoras de estresse para si e, quando isso não for possível, mude suas atitudes diante delas. 
  • Compreenda e aceite suas emoções aprendendo a lidar com elas de modo mais saudável.
  • Permita-se relaxar e até mesmo ‘não fazer nada’: a cobrança pessoal para sempre realizar atividades marcantes e significativas para nossa história de vida é algo que pode gerar muito mal-estar e fazer com que tenhamos ainda mais sobrecarga e estresse.
  • Desconecte-se: o uso indiscriminado das redes sociais pode levar a uma piora da qualidade do sono, má distribuição do tempo e favorecer para que tenhamos uma perspectiva mais negativa da nossa qualidade de vida. 
  • Não hesite em procurar ajuda: procure o seu médico, não se automedique. 

O autoconhecimento pode promover objetivos de vida mais definidos, o conhecimento sobre a distinção do que é necessário, importante e o que é mais gostoso/preferível fazer


Fontes:
https://janeirobranco.com.br/
https://www.einstein.br/saudemental

Janeiro Branco – A primeira meta é cuidar da gente mesmo!


Imagens: Pexels 

 

 

 

Previous post

Coronavírus - Passam de 2.000 casos confirmados em Três Pontas e cidade registra mais 3 óbitos

Next post

Câmara - Abertura de Crédito e Emendas Parlamentares garantem investimentos em infraestrutura no município