Outros

Meningite C é a causa da morte da jovem Aliriana

AlirianaO laudo ainda não chegou por escrito, mas diante da gravidade do caso e da necessidade imediata de intervenção, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) de Belo Horizonte antecipou à Secretaria Municipal de Saúde de Três Pontas que a jovem Aliriana Caroline Bento faleceu em decorrência de Meningite C e não de Dengue ou Febre Maculosa como se suspeitava.

Diante da informação, o setor de Vigilância em Saúde colocou em prática o Protocolo do Ministério da Saúde para bloquear a transmissão da doença. Além dos familiares, todas as pessoas que tiveram contato com a estudante por quatro horas durante cinco dias antes do surgimento dos sintomas estão sendo medicadas.

Ainda com o coração dilacerado pela partida inesperada e precoce da filha de apenas 21 anos, Hércio Donizete Bento explica que a SMS forneceu o medicamento, basicamente antibiótico para combater a bactéria que, porventura, possa ter sido transmitida. Segundo ele, ontem (2) várias pessoas iniciaram o tratamento.

“É um choque que eu não desejo para ninguém. A morte de um filho arranca um pedaço da gente”, desabafa o pai de Aliriana.

O caso

O sonho, dentre tantos outros, de se formar no final deste ano em Tecnologia em Alimentos foi repentinamente tirado de Aliriana. No domingo ela se queixou de fortes dores pelo corpo e foi medicada em casa. Na manhã de segunda-feira passou por consulta na Policlínica e com sintomas bem semelhantes à Dengue foi orientada a repousar e se hidratar. Também colheu sangue para exames laboratoriais. A Vigilância Ambiental  imediatamente realizou o fumacê nas imediações da casa da estudante.

Mais tarde, a jovem precisou ser levada ao Pronto Atendimento Municipal (PAM) com dores no corpo e dor de cabeça intensa. Hércio conta que ela chegou à unidade de saúde andando e conversando, tomou soro e pouco depois o quadro se agravou. Aliriana foi internada no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) da Santa Casa onde faleceu cerca de uma hora e meia depois.

A prova de que a alegre e comunicativa trespontana era querida foi materializada. Muita gente se dirigiu à porta do PAM em busca de notícias. Depois, uma multidão compareceu para a despedida e para dividir o pesar com os familiares, inclusive, colegas que estudavam com ela no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Machado. Por frequentar a escola agrotécnica e gostar de cavalos, médicos também levantaram a hipótese de Aliriana ter contraído Febre Maculosa que é transmitida pelo carrapato estrela, possibilidade agora descartada pela Funed.

A doença

Meningite é uma infecção que se instala principalmente quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas do organismo e ataca as meninges, três membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. Mais raramente, as meningites podem ser provocadas por fungos ou pelo bacilo de Koch, causador da tuberculose.

A Meningite C ou Meningite Meningocócica é um tipo de meningite bacteriana causada pela Neisseria meningitidis. Essa doença pode deixar sequelas ou levar à morte se o tratamento não for iniciado prontamente.

Principais sintomas da Meningite C

  • Febre alta que começa repentinamente
  • Dor de cabeça intensa e contínua
  • Vômitos em jato
  • Náuseas
  • Rigidez de nuca (o pescoço fica difícil de dobrar)
  • Agitação
  • Pequenas manchas vermelhas na pele

Transmissão

A bactéria é transmitida de uma pessoa a outra através das secreções respiratórias (tosse, saliva, espirro)

Diagnóstico da Meningite C

O diagnóstico da Meningite C é feito através da análise do liquor por meio da punção lombar. Este exame é feito rapidamente, o que possibilita a elaboração de um plano de intervenção da forma mais rápida possível.

Tratamento

O tratamento para Meningite C deve ser feito em ambiente hospitalar, através de antibióticos intravenosos específicos. É necessário repouso e o monitoramento intensivo do paciente.

Prevenção da Meningite C

Existem vacinas que ajudam na prevenção da Meningite C que são administradas a partir dos 2 meses de idade. Outras medidas preventivas são: evitar o contato com pessoas infectadas, lavar as mãos frequentemente, evitar compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal.

(Fontes: Dr. Drauzio Varella e Tua Saúde)

 

 

 

 

Previous post

Exposição de bonecas atrai crianças... e adultos também

Next post

Motorista tenta cruzar Avenida Ipiranga e provoca acidente

1 Comment

  1. 3 de outubro de 2014 at 12:36 — Responder

    Arlene, a reportagem ficou ótima! Parabéns pelo excelente serviço e obrigada por alertar as pessoas o motivo pela qual minha querida amiga veio a falecer, penso que é de suma importância para todos a prevenção da mesma. Obrigada

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *