Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoOutros

Mudanças na Área Azul em TP começam quarta, 1º de novembro

Arlene Brito

A Apae de Três Pontas chama a atenção dos condutores de veículos para as mudanças em relação à Área Azul, que começarão a valer nesta quarta-feira, 1º de novembro.

Praça Cônego Victor, no Centro de Três Pontas é um dos locais com estacionamento rotativo

Segundo a instituição filantrópica, responsável pelo estacionamento rotativo na cidade desde 2009, na Praça Cônego Victor e nas ruas Sete de Setembro, Domingos Monteiro de Rezende, Frei Caneca, Barão do Rio Branco, José Luis de Mesquita, Ítalo Tomagnini, Marechal Deodoro e São Pedro serão cobrados R$ 1 por uma hora de estacionamento e R$ 2 para duas horas – que é o tempo limite para que o veículo permaneça na mesma vaga.

A forma de cobrança será alterada e ficará sob a responsabilidade do próprio condutor. O motorista deve baixar o aplicativo “ParadaFácil” no celular. Entrando no Google Play ou App Store, o usuário faz o cadastro e coloca créditos de estacionamento. Depois, quando for usar a Área Azul, basta acionar o aplicativo, selecionar o veículo cadastrado e o tempo de estacionamento. Quando restarem 15 minutos de permanência, o aplicativo enviará um aviso sonoro e se for preciso estender o prazo, basta repetir a ação. Vale lembrar que o tempo máximo de ocupação da vaga é de duas horas. A recarga poderá ser feita de qualquer lugar pelo cartão de crédito.

Outra opção é comprar a autorização de estacionamento em um dos estabelecimentos credenciados (Veja relação abaixo). A venda será somente em dinheiro. 

Dodô Esportes
Praça Cônego Victor, 82

Arte e Aroma
Praça Cônego Victor, 85

Dixitel Eletrônica
Rua Frei Caneca, 98-A

Estilo Brasil
Rua Barão do Rio Branco, 22

Papelaria Primeira Mão
Rua Coronel Domingos Monteiro de Rezende, 21

Dri Presente
Rua Coronel Domingos Monteiros de Resende, 54

Supermercado Rural
Rua São Pedro, 47

Mayara Bijuterias
Rua Marechal Deodoro, 5

X Cell
Rua Marechal Deodoro, 117

Fiscalização

O sistema informará aos fiscais de trânsito que o veículo está autorizado a ocupar a vaga, sendo, portanto, desnecessário colocar o comprovante de pagamento no painel do veículo.

O não pagamento poderá gerar uma autuação e se transformar em multa, se o condutor não recorrer, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Quem não paga?

Em Três Pontas, idosos e pessoas com deficiência não pagam estacionamento rotativo, no entanto, precisam deixar a credencial específica dentro do veículo em local visível aos fiscais de trânsito da cidade. Caso contrário, poderá ocorrer autuação.

Para conseguir a credencial, basta comparecer na Prefeitura e protocolar o pedido. Se idoso, levar o documento do carro e ainda um documento de identificação com foto para comprovação da idade.

Se o interessado na credencial for pessoa com deficiência, além do documento do carro e de identificação com foto, deve apresentar ainda atestado médico.

Caso a solicitação seja por procuração, ela deverá ter o poder de solicitar a credencial.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Três Pontas, o prazo de liberação é de uma semana. A credencial deve ser retirada no Departamento de Trânsito – que fica no Almoxarifado Municipal (Rua Dr. Artur Brandão – 145, Bairro Botafogo).  O atendimento vai de 8 às 16h30min.

O estacionamento rotativo também é gratuito para motos. Há vagas específicas para veículos de duas rodas.

Quando entram em vigor as novas regras?

As novas regras começam a valer nesta quarta-feira, mas de 1º a 15 de novembro, os fiscais farão a recarga e vão orientar os motoristas sobre a nova forma de utilizar o serviço.

O estacionamento rotativo funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Aos sábados segue o horário do comércio local, ou seja, até às 13 horas ou até às 17 horas quando há expediente estendido.  

Atualmente existem 64 vagas de estacionamento rotativo em Três Pontas, que serão ampliadas para 373.

Está prevista a vinda de funcionários da empresa responsável pela informatização da Área Azul a Três Pontas nesta terça-feira (31) e é possível que surjam novidades em relação ao sistema. Vamos aguardar!

 

Previous post

Acreditar

Next post

Blitz educativa alerta sobre o uso do cinto de segurança na véspera do feriado de Finados