Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoOutrosUtilidade

Área Azul será ampliada em Três Pontas a partir desta quarta-feira (22)

Arlene Brito

Praça Cônego Victor e algumas ruas do entorno contam com Área Azul

Atualmente, a Área Azul em Três Pontas está ativa somente na Praça Cônego Victor. No entanto, uma expansão entra em vigor nesta quarta-feira, 22 de novembro. O estacionamento rotativo pago passa a ser realidade também nas ruas Domingos Monteiro de Resende, Frei Caneca, Barão do Rio Branco, José Luiz de Mesquita, Ítalo Tomagnini, Marechal Deodoro e São Pedro.

Em todas essas localidades, o condutor pagará R$ 1 por uma hora de estacionamento e R$ 2 para duas horas – que é o tempo limite para que o veículo permaneça na mesma vaga.

Google Maps

Como pagar?

Fiscais de trânsito devidamente identificados vão orientar os motoristas sobre o pagamento que, a partir de amanhã, será pelo sistema Parada Fácil.

Haverá duas maneiras. O condutor poderá comprar a autorização de estacionamento em um dos estabelecimentos credenciados. A venda será somente em dinheiro, nos seguintes pontos:

Dodô Esportes: Praça Cônego Victor, 82

Arte e Aroma: Praça Cônego Victor, 85

Fox Serviços: Rua Coronel Domingos Monteiro de Rezende, 17 – Sala 06

Bomboniere Ganacha: Rua Frei Caneca, 100 B

Estilo Brasil: Rua Barão do Rio Branco, 22

Tema Cyber Cafe: Rua Ítalo Tomagnini, 14/16

X Cell: Rua Marechal Deodoro, 117

Supermercado Rural/Casa da Ração: Rua São Pedro, 47

Nair Malwee: Rua Sete de Setembro, 18

A outra forma é por aplicativo de celular. O motorista deve baixar o aplicativo “ParadaFácil” no celular. Entrando no Google Play ou App Store, o usuário faz o cadastro e coloca créditos de estacionamento. Depois, quando for usar a Área Azul, basta acionar o aplicativo, selecionar o veículo cadastrado e o tempo de estacionamento.

Quando restarem 15 minutos de permanência, o aplicativo enviará um aviso sonoro e se for preciso estender o prazo, basta repetir a ação. A recarga poderá ser feita de qualquer lugar pelo cartão de crédito.

Fiscalização

O sistema informará aos fiscais de trânsito que o veículo está autorizado a ocupar a vaga, sendo, portanto, desnecessário colocar o comprovante de pagamento no painel do veículo.

O não pagamento poderá gerar uma autuação e se transformar em multa, se o condutor não recorrer, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Quem não paga

Tolerância

Os condutores que usarem a Zona Azul por até 10 minutos não precisarão desembolsar.

Motos

O estacionamento rotativo é gratuito para motos. Há vagas específicas para veículos de duas rodas.

Idosos e pessoas com deficiência

Idosos e pessoas com deficiência não pagam, mas precisam ter credencial específica solicitada na Prefeitura (Foto: Ilustrativa Net)

Também não pagam Área Azul os idosos e pessoas com deficiência. No entanto, esses usuários especiais precisam deixar a credencial específica dentro do veículo em local visível aos fiscais de trânsito da cidade. Caso contrário, poderá ocorrer autuação.

Para conseguir a credencial, basta comparecer na Prefeitura e protocolar o pedido. Se idoso, levar o documento do carro e ainda um documento de identificação com foto para comprovação da idade.

Se o interessado na credencial for pessoa com deficiência, além do documento do carro e de identificação com foto, deve apresentar ainda atestado médico.

Caso a solicitação seja por procuração, ela deverá ter o poder de solicitar a credencial.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Três Pontas, o prazo de liberação é de uma semana. A credencial deve ser retirada no Departamento de Trânsito – que fica no Almoxarifado Municipal (Rua Dr. Artur Brandão – 145, Bairro Botafogo).  O atendimento vai de 8 às 16h30min.

Quando funciona a Área Azul: dias e horários

O estacionamento rotativo no Centro de Três Pontas funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Aos sábados segue o horário do comércio local, ou seja, até às 13 horas ou até às 17 horas quando há expediente estendido. 

A Área Azul é gerida pela Apae de Três Pontas em parceria com a Prefeitura Municipal. “Estamos trabalhando para melhorar cada vez mais o trânsito de nossa cidade, com o objetivo de aumentar a rotatividade destas áreas, e fazer com que a população e o comércio ganhem ainda mais”, explica a instituição filantrópica.  

Previous post

Ministério Público divulga cancelamento de correições ordinárias

Next post

Aluna da Escola "Jacy Junqueira Gazola" de TP recebe medalha de ouro na OBMEP 2016