Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoOutros

“Nossa Mãe” – Aniversário de Morte da fundadora do Carmelo de TP é precedido de Novena pela Beatificação

Arlene Brito

“Nossa Mãe” – *24 de dezembro de 1915 + 14 de novembro de 2005

Começou neste domingo (5), a Novena pela Beatificação da Madre Tereza Margarida do Coração de Maria – Nossa Mãe, fundadora do Carmelo São José, de Três Pontas. Até o dia 13, os trespontanos participarão das orações que acontecem às 7 e às 19 horas, com o tema “Uma vida de santidade sob o olhar de Maria” e o lema “Ó Mãe, que o vosso coração seja o lugar de união entre Jesus e Tereza Margarida” – oração que a Madre fazia constantemente desde que recebeu o hábito de noviça.  

Em todo o período preparatório, pela manhã celebra o Bispo Emérito da Diocese da Campanha, Dom Diamantino Prata de Carvalho e à noite as orações são guiadas por convidados. Ontem, na abertura da Novena, presidiu Padre Sérgio Monteiro – Reitor do Seminário de Teologia e Administrador em Itanhandu (MG). Hoje, segunda-feira (6) o subtema é “Caridade é o amor posto à prova” e o celebrante Padre André Rodrigues Vilas-Boas, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Três Pontas.

Carmelo São José – prédio para onde se mudaram as Irmãs Carmelitas Descalças em 22 de janeiro de 1969

No dia 14 serão comemorados 12 anos de falecimento da Madre Carmelita Descalça. “Nossa Mãe”, como ela era carinhosamente chamada pelas Irmãs, outros religiosos e cidadãos de Três Pontas e região nasceu em Borda da Mata (MG). Em 16 de julho de 1962, chegou à cidade juntamente com outras sete Irmãs para dar início à fundação do Carmelo.

“Nossa Mãe” tinha grande visão do futuro e era muito procurada por pessoas que buscavam conselhos, orientação espiritual e ajuda. A Madre faleceu em 2005 e logo surgiram registros de graças alcançadas por sua intercessão. Diante da fama de santidade, no dia 4 de março de 2012, foi aberto o Processo de Beatificação, que está em pleno andamento em Roma.

Devotas rezam junto ao túmulo da “Nossa Mãe”, no Carmelo de Três Pontas (Foto: arquivo)

O corpo da Madre está sepultado em uma Capelinha construída ao lado da Igreja do Mosteiro trespontano. Também junto ao Carmelo existe uma loja onde podem ser adquiridos imagens, terços e, entre outros, obras literárias, por exemplo, o livreto “Tecendo a Santidade”. Lançado em 2016, em comemoração ao centenário de nascimento da religiosa, o livreto reúne pensamentos e conselhos deixados pela Serva de Deus (título dado pela Igreja Católica ao candidato a Santo, quando iniciado o Processo de Canonização). Há ainda o livro “Testemunha do amor de Deus”, que conta a história da Carmelita “trespontana” Descalça.

Clique aqui e veja a programação completa da Novena e Aniversário.

Previous post

Clicando com Hecio Rafael no aniversário do "pirata" Carlos Eduardo

Next post

PPA e LDO- Câmara convida população de TP para participar de Audiências Públicas