Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Novembro Azul – “Cuide do que é seu” é tema de campanha contra o câncer de próstata 2021

Para celebrar os 10 anos do Novembro Azul, o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) lança a Campanha “Cuide do que é seu“. Durante todo o mês de novembro, serão realizadas inúmeras ações para alertar sobre a importância de adotar hábitos saudáveis, do diagnóstico precoce e da realização dos exames necessários para detectar o câncer de próstata e outras enfermidades.

Sempre em busca de inovações para ampliar o engajamento dos homens com a saúde, o LAL traz como principais novidades em 2021 o lançamento do 0800 do Homem, um canal de relacionamento por telefone e o Paciente 360, uma plataforma digital humanizada para apoiar o público masculino, que traz um vídeo interativo que simula uma consulta de um paciente com diagnóstico de câncer de próstata.

Novembro azul campanha contra câncer de próstata laço azul

O laço azul representa o movimento que chama atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata

0800 do Homem

A partir do dia 3 de novembro, o Instituto LAL inicia seu atendimento pelo 0800 do Homem (0800 222 2224), como parte de suas ações em comemoração aos 10 anos do Novembro Azul. O serviço será mais um importante canal de comunicação com o público masculino, que conta com o portal do LAL, rico em conteúdo; o Fale Conosco, via e-mail; um serviço de atendimento por WhatsApp; e os Mutirões da Saúde. De acordo com o Instituto, em 2020, ano impactado pela pandemia da Covid-19 foram realizados 7.400 atendimentos por WhatsApp, 45% dos contatos foram feitos por homens que buscavam informações variadas sobre saúde, sendo a maioria para esclarecimento de dúvidas sobre sexualidade, impotência, lesões nos genitais e câncer de próstata.

O novo serviço de 0800 fará, prioritariamente, o atendimento telefônico dos homens de todo o Brasil, com o objetivo de tirar dúvidas, orientar e, ainda, ouvir o que esse público tem a dizer sobre a sua saúde. “Reforçamos que não se trata de uma consulta, mas de uma escuta com orientação e disponibilização de conteúdo que traga mais informação e conhecimento sobre a saúde do homem”, salienta Marlene.

“Estamos muito confiantes de que este novo canal será muito importante para dar a oportunidade ao homem, esteja ele onde estiver, de falar com o Instituto Lado a Lado pela Vida e esclarecer suas dúvidas. Temos um portal completo e estruturado com conteúdo relevante para a saúde do homem, atualizado pelos membros do nosso Comitê Científico, mas reconhecemos que estava faltando um canal mais direto e inclusivo para dar voz aos homens em suas angústias de saúde.”

Tecnologia em prol da saúde do homem

Ainda como parte da campanha de 10 anos do Novembro Azul, o LAL lança também no dia 3 de novembro, em parceria com a plataforma Paciente 360, um canal interativo e humanizado para apoiar o homem que enfrenta o diagnóstico do câncer de próstata. Hospedado no website do Instituto, no canal interativo o internauta poderá acessar uma simulação de uma situação real de um paciente, do momento em que está na sala de espera, até o desenrolar da consulta com o médico.

“A proposta de humanização e foco no paciente para o Novembro Azul vem ao encontro da proposta do Paciente 360, única plataforma mundial de interação de casos clínicos e treinamento humanizado em saúde. Unir a tecnologia à educação para ampliar o engajamento à prevenção de câncer de próstata nos motivou a contar toda jornada de um paciente frente a esta luta”, comenta Dr. Manoel Canesin, CEO e sócio-fundador do Paciente 360, que é membro do Comitê Científico do Instituto LAL.

Com base em uma história real, o vídeo reproduzirá toda a jornada de cuidado de um paciente, o Carlos do Pinhal (nome fictício), diagnosticado com câncer de próstata. “O público terá oportunidade de interagir com o paciente virtual e entender todos os seus anseios, desde quando ele procurou um médico pela primeira vez, passando pelo diagnóstico, tratamento, exames realizados e o acompanhamento clínico. A jornada de cuidado também trará a importância e papel da família para conscientização, prevenção e tratamento da doença.”

Dr. Canesin destaca, ainda, que o público-alvo são homens acima de 40 anos e mulheres na mesma faixa etária, pois são grandes influenciadoras para conscientização da prevenção da doença.

Criação e evolução do Novembro Azul

Em 2011, ao desenvolver a campanha, o objetivo era o de alertar a população masculina brasileira em relação à importância da conscientização sobre o câncer de próstata. O Novembro Azul é uma evolução da campanha “Um toque um drible”, criada pelo LAL em 2008 e que, na época, falava prioritariamente da importância de realizar o exame para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

“Em 2011, decidimos evoluir e, inspirados pelo Outubro Rosa, lançamos no Brasil o Novembro Azul, para dar mais visibilidade ao tema e envolver toda a população, não apenas a masculina, pois já era consenso que muitos homens ‘terceirizam’ os cuidados com a sua saúde para esposas, companheiras, filhas e irmãs. Achávamos que, com esse novo enfoque, a ação se tornaria maior e mais impactante e seria uma chamada para que os homens brasileiros mudassem sua atitude em relação à saúde, deixassem o preconceito com o exame do toque retal e entendessem que essa é a melhor forma de diagnosticar a doença, precocemente. Hoje, 10 anos depois, vimos que estávamos certos”, comenta Marlene Oliveira.

novembro azul campanha contra câncer de próstata

Presidente do LAL, Marlene Oliveira, recorda o lançamento do Novembro Azul ocorrido em 2011

A campanha foi um divisor de águas no que se refere à saúde do homem no Brasil. Antes dela, não havia nenhuma iniciativa dedicada a alertar a população masculina para a importância dos cuidados com a saúde. “Pouco se falava sobre câncer de próstata e quando isso ocorria, vinha sempre acompanhado do preconceito com relação ao exame do toque retal. Uma parcela dos homens ainda acha que o procedimento pode influenciar a sua virilidade e masculinidade. É fundamental conscientizar a todos que o exame é essencial para o diagnóstico do câncer de próstata, que complementa o exame de sangue PSA”, ressalta a presidente do LAL.

Outra conquista importante é com relação às políticas públicas. O Instituto Lado a Lado pela Vida é parceiro do Ministério da Saúde (MS) e participa ativamente das discussões encabeçadas pela Coordenação de Saúde do Homem, departamento de ações programáticas e estratégicas, que está dentro da Secretaria de Atenção Primária à Saúde.

Previous post

Oficial - Atuação conjunta entre PMMG e PRF neutraliza ação do Novo Cangaço no Sul de Minas numa das maiores operações já realizadas no país

Next post

Associação Comercial de Três Pontas dá início ao Projeto IntegrAção visando a união dos associados e evolução dos negócios locais