Outros

O Corpo de Cristo – Missas e Procissões marcam a festa

A Igreja Católica está em festa. Nesta quinta-feira (4) é celebrado o mistério da Eucaristia – o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Em Três Pontas, a comunidade levantou cedo. Nas paróquias Nossa Senhora Aparecida e Cristo Redentor foram rezadas missas festivas pela manhã. Logo em seguida, multidões acompanharam as respectivas Procissões. Elas lembram a caminhada do povo de Deus em busca da Terra Prometida.

Segundo o Antigo Testamento, os peregrinos, liderados por Moisés, foram alimentados com maná – alimento providenciado milagrosamente por Deus – na peregrinação no deserto que durou 40 anos. Com a instituição da Eucaristia, o povo “passou a ser alimentado com o próprio corpo de Cristo”.

Os fiéis trespontanos se desdobraram para ornamentar os trajetos. Tecidos, flores, folhas, palha de arroz e café, serragem, isopor, papel e tantos outros materiais foram usados na confecção de extensos tapetes por onde passaram as Procissões com a Hóstia Consagrada.  Assim, mantiveram a tradição que começou em Ouro Preto (MG) e que se espalhou por todo o Brasil, mobilizando anualmente milhares de voluntários. 

Pelas ruas da Cidade, também pode ser observado a montagem de altares. Neles, foram depositados alimentos que serão destinados ao trabalho social das paróquias.

Missa Solene na Matriz D’Ajuda será às 16 horas

Corpus Christi em Três Pontas 9

Trajeto da Procissão que sairá após Missa das 16 horas, da Igreja D’Ajuda, já foi marcado; ornamentação começará daqui a pouco

Na Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, também em Três Pontas, a Solenidade de Corpus Christi chegou com Missa ao Carmelo São José e Missa e Procissão já celebradas nas comunidades rurais de Santa Rita (Morro Vermelho), Nossa Senhora Aparecida (Esmeralda) e Nossa Senhora do Rosário (Quilombo).

Às 16 horas haverá Missa Solene, na Matriz, que fica no Centro da Cidade. A Procissão sairá da Praça Cônego Victor, seguindo pela Rua José Luis de Mesquita, entrando à direita na Rua Dr. Joaquim de Brito, à direita da Rua Frei Caneca, à esquerda na Rua Imperatriz Leopoldina, à direita da Rua Santana da Vargem, seguindo à direita da Rua Ponta Grossa e chegando ao Centro Catequético da Igreja Sagrada Face onde será dada a benção final.

A Paróquia pede que os alimentos a serem destinados ao trabalho social desenvolvido no decorrer do ano sejam entregues na Matriz, no escritório paroquial ou que sejam deixados no trajeto da Procissão.

Outra solicitação é que a comunidade evite alimentos perecíveis, frutas e outros alimentos que possam ser consumidos no local, desviando o foco da celebração de Corpus Christi.

A decoração das ruas começará daqui a pouco.

A festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV, no dia 8 de setembro de 1264. O Código de Direito Canônico  determina aos Bispos Diocesanos que tomem as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia.

(Fonte: Wikipédia)

 

Previous post

É hoje – Juninho alça voo em busca de nova vida!

Next post

Junto com Juninho – Embarque do adolescente é adiado