Outros

Papa Francisco nomeia novo Bispo da Diocese da Campanha

Dom Pedro e Dom Diamantino 2

O Bispo Emérito, Dom Diamantino e o Bispo Titular da Diocese da Campanha, Dom Pedro (Foto: site Diocese da Campanha)

O Papa Francisco aceitou nesta quarta-feira (25), o pedido de renúncia do Bispo da Diocese da Campanha, Dom Diamantino Prata de Carvalho.

De acordo com o Direito Canônico (Cânon 401), quando o bispo diocesano completa 75 anos, deve solicitar ao Pontífice, a desistência do governo pastoral. Dom Diamantino soprou as velinhas desse limite de idade no último dia 20 e seguiu a determinação.

Ainda segundo o conjunto de leis e regulamentos da Igreja, mediante a solicitação de renúncia, automaticamente, o Papa nomeia o bispo coadjutor. No caso da Diocese da Campanha, assume, então, os trabalhos como titular, Dom Pedro Cunha Cruz.

Indicado por Dom Diamantino, o carioca Dom Pedro chegou à Campanha no dia 10 de julho. Desde então, percorreu a Diocese, composta de 49 municípios, de 15.000 Km², a fim de conhecer a identidade de cada comunidade. Em sua primeira vinda a Três Pontas, o Monsenhor comentou ter percebido que, apesar das diversidades paroquiais, na região há unidade em torno da fé. Dom Pedro é o 7º Bispo desta Igreja Particular.

Beatificação Padre Victor Cerimônia 52.jpg (Copy)

Enquanto Bispo da Diocese da Campanha, Dom Diamantino celebrou a Beatificação de Nhá Chica, em Baependi e de Padre Victor, em Três Pontas (foto)

“De minha parte, agradeço ao Senhor por estes 17 anos, 6 meses e 23 dias de fecundo pastoreio. Muito obrigado ao nosso clero e a todo o povo de Deus pelas atenções recebidas e a colaboração que sempre me deram. Ao querido Dom Pedro, votos de feliz apostolado como novo pastor do rebanho que o Senhor lhe confia. Que conte sempre com a proteção de Nossa Senhora do Carmo e a intercessão de nossos beatos, Padre Victor e Nhá Chica”, registra o agora Bispo Emérito da Diocese, Dom Diamantino.

Em recente entrevista, por ocasião da Beatificação de Padre Victor, concretizada dia 14 de novembro, Dom Diamantino explicou que deixa a liderança, mas que permanecerá na região. Ele continuará morando em Campanha e pretende seguir colaborando com a Diocese.  Uma das metas do Bispo Emérito é auxiliar na construção do Santuário da Beata, Nhá Chica, em Baependi.

“Lá não há mais espaço, é das Irmãs e temos que pensar em outro local. Graças a Deus, já encontramos um lugar grande, espaçoso, de paisagem linda; dá para visualizar todas as montanhas e toda a cidade aos pés de Nhá Chica. Este é o projeto que tenho. Não sei se conseguirei realizá-lo, mas, ao menos, vou dar o chute inicial”, comentou. 

 

Previous post

Imediatismo X Veracidade

Next post

Procura-se Carro furtado em Três Pontas