OutrosPolítica em Três PontasTopo

Parlamento Jovem de Três Pontas realiza Plenária para eleição de propostas

Encontro Parlamento Jovem de Três Pontas 1

Nos 12º e 13º encontros do PJ de Três Pontas, dias 17 e 18 de junho, foram elaboradas e escolhidas as propostas que serão apresentadas na noite desta quinta-feira na primeira Plenária Municipal

Às 18h30min desta quinta-feira (25) terá início mais um importante momento do Parlamento Jovem de Três Pontas. A Escola do Legislativo “Professora Maria Rogéria de Mesquita”, com apoio da Câmara de Vereadores, realizará sua primeira Plenária Municipal.

De acordo com o Assessor Técnico e Administrativo da Escola, Carlos Henrique da Silva Castro, o encontro terá início com a apresentação de nove propostas elaboradas por equipes que durante três meses trabalharam a Segurança Pública e Direitos Humanos, através dos subtemas Prevenção Social do Crime, Novas Perspectivas para a Atuação Policial e Proteção a Segmentos Vulneráveis.

Palestras e discussões com integrantes do Conselho Municipal de Segurança Pública (Consep Travessia), com o Procurador Geral do Município Leinner Marchetti Pereira, Proerd, Polícias Militar e Civil, Poder Judiciário e, dentre outros, com profissionais do Creas fizeram parte dos 13 encontros realizados desde o lançamento do Parlamento Jovem trespontano em 25 de março.

Encontro Parlamento Jovem de Três Pontas 4

Foram três meses de muito trabalho que incluíram palestras e debates sobre Segurança Pública e Direitos Humanos. Na foto, encontro com o Coordenador do Proerd, o Cabo PM, Lima

Os debates, levantamento de dados e estudos orientados pela Escola do Legislativo e por monitores acadêmicos oriundos de parceria com a Faculdade Três Pontas (Fateps) levaram à formulação das propostas que serão compartilhadas hoje para que todos os presentes façam a análise e, se necessário, promovam melhorias, acrescentando ou suprimindo itens.

Pela ordem, esses destaques (emendas) serão votados e, em seguida, a Plenária escolherá três das nove propostas.

Importância das formulações

As três proposituras eleitas logo mais à noite serão, posteriormente, encaminhadas à Plenária Regional do Parlamento Jovem que acontecerá em Pouso Alegre, no dia 20 de agosto.

Da Regional, sairão as sugestões que participarão da Plenária Estadual, em 30 de setembro e que será sediada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte.

A expectativa é que as ideias dos jovens cidadãos trespontanos cheguem lá. Isto porque as principais sugestões selecionadas na Plenária Estadual serão entregues à Comissão de Participação Popular  da ALMG e poderão alterar atuais leis ou gerar novas leis.

Encontro Parlamento Jovem de Três Pontas 3

A Segurança de Segmentos Vulneráveis é um dos subtemas trabalhados desde o lançamento do PJ de TP. Profissionais do Creas ajudaram a ampliar conhecimento dos jovens a respeito do assunto

O Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem de Minas é um Projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com a PUC Minas e Câmaras Municipais. O objetivo é a formação política e cidadã de jovens estudantes do ensino médio, contribuindo para o interesse e participação democrática nos municípios.

Em Três Pontas, o Parlamento Jovem foi instalado por intermédio da Escola do Legislativo, criada em 6 de outubro de 2014, por iniciativa da Vereadora Valéria Evangelista de Oliveira.  O funcionamento é no Plenário Presidente Tancredo de Almeida Neves, na Câmara de Vereadores.

Previous post

Começa nesta quinta-feira, a Festa Junina da Vila São Vicente de Paulo, em TP

Next post

Alerta - Responsáveis por divulgar imagens do corpo de Cristiano Araújo sendo preparado para o velório responderão na Justiça