Passos que salvam – Três Pontas vai caminhar pela cura do câncer infantojuvenil
Arlene Brito
Um passo pode salvar vidas de crianças e adolescentes. E este passo é muito simples: o diagnóstico precoce.
De acordo com o Hospital de Câncer de Barretos, que passou a se chamar Hospital de Amor, o câncer infantojuvenil é a primeira causa de mortes por doença após 1 ano de idade até o final da adolescência. A desinformação dos pais e até mesmo dos médicos, o medo do diagnóstico, a apresentação clínica e características de determinados tipos de tumores semelhantes às de doenças comuns na infância levam ao diagnóstico tardio. Assim, muitas crianças e adolescentes com câncer chegam ao centro especializado de tratamento com a doença em estágio avançado, comprometendo a possibilidade de êxito.
Ainda segundo o Hospital, quanto antes a doença for diagnosticada maiores serão as chances de cura e a garantia de vida normal ao paciente. No Brasil, a taxa de cura é de 60%, índice que pode chegar a 90% se houver agilidade na identificação da ocorrência e no início de um tratamento adequado.

Três Pontas, pelo terceiro ano (2015, 2016 e 2018) adere ao movimento que propaga a conscientização. De acordo com o coordenador do Hospital de Amor no município, Maurício Faria Jota, a Caminhada Passos que Salvam tem sido eficiente em seu propósito. Ele comenta que crianças e adolescentes de cidades onde é feita a divulgação estão sendo enviados a Barretos precocemente, ou seja, a campanha tem conseguido mudar a realidade da história do câncer infantojuvenil no Brasil, fazendo com que “os nossos pequenos tenham as mesmas chances de cura que aqueles que vivem em países desenvolvidos”.
Sintonize mais: relembre – Três Pontas abraça a causa e realiza com êxito o movimento contra o câncer infantojuvenil
E saiba que Dia das Crianças já tem programação especial definida pelo Trespontano Olímpico Clube
Comprando, caminhando, ajudando!

Quem tiver interesse, deve procurar a coordenadora Infantojuvenil do Hospital de Amor em Três Pontas, Letícia Faria (9 8469-7806), o coordenador Maurício (9 9818-1170) ou a dentista Silvana (9 9996-9455).
“Se outros voluntários desejarem ajudar nas vendas podem entrar em contato comigo. Nos mais, é comparecer ao Sambódromo da Avenida Oswaldo Cruz no dia 25 de novembro, às 8 horas e caminhar conosco. Adquira o seu kit, leve a sua família. Vamos todos em direção à cura do câncer infantojuvenil”, reforça Letícia Faria.
Na foto à esquerda, a coordenadora municipal InfantoJuvenil veste a camisa e usa o boné da campanha 2018! E à direita, está o modelo do sacochila.




