Utilidade

Pedal Solidário de Natal – Trespontano vai pedalar por 10 horas para arrecadar donativos para famílias carentes

A pandemia do novo Coronavírus fez Diogo Nuccini, 23 anos, refletir com maior profundidade sobre as desigualdades sociais e a importância de olhar com mais atenção para o outro. Observando a realidade de Três Pontas, neste 2020 atípico, o “personal trainer” se deparou com o aumento no número de famílias em dificuldade financeira, acentuada principalmente pelo desemprego. Pensar no sofrimento das pessoas, na decepção das crianças carentes com a mais provável ausência do Papai Noel moveu em Diogo também uma necessidade: a de ajudar.

Ele conta que sua consciência o impulsionava a “fazer a sua parte”, então, literalmente atendeu ao chamado interior, criando um projeto no qual se desdobrará para levar um pouco de conforto e alegria até lares fragilizados. Na próxima sexta-feira, 18 de dezembro, Diogo vai pedalar por 10 horas seguidas em uma “bike” estática. O desafio terá início às 7 horas, na Praça Cônego Victor – Centro de Três Pontas.

“As mídias mostram famílias em situações muito difíceis nas grandes cidades, mas sabemos que em Três Pontas também existe isso. Eu queria ajudar o mundo todo, mas infelizmente eu não consigo, então ajudarei as pessoas da minha cidade, da forma que eu conseguir, pois o que eu conseguir, tenho certeza que fará muita diferença”, visualiza.   

(…) o que eu conseguir, tenho certeza que fará muita diferença – (Diogo Nuccini – educador físico)

No plano, Diogo incluiu a comunidade e, sabe, precisará do reforço dos conterrâneos para alcançar o objetivo. A ideia é, enquanto ele doa seu suor pedalando, a população colabora ofertando alimentos, roupas e brinquedos.

“A gente tem muito e não percebe. Temos roupas que não usamos, que talvez para outras pessoas façam muita diferença. Existem crianças que têm quartos lotados de brinquedos que nem são usados, e para outras crianças um brinquedo arrecadado nesta ação, talvez seja o único que elas passarão a ter”, reflete. 

Ainda de acordo com Diogo Nuccini, as arrecadações serão encaminhadas ao Rotaract Três Pontas que já possui um cadastro atualizado, o que facilitará a chegada dos donativos às mãos de quem realmente precisa.

Estreando por nobre causa

Diogo vai encarar o desafio de pedalar por todo esse tempo, sem sair do lugar, pela primeira vez, e já percebe: valerá a pena.

Formado em Educação Física e acostumado à rotina de exercícios, o “personal trainer” decidiu experimentar uma nova modalidade, ao ar livre para um “detox”, sobretudo, mental. Foi aí que Diogo trocou os aparelhos de musculação pela bicicleta, começando pelo Mountain Bike, posteriormente, migrando para Speed.

“A ‘bike’ é superação, é disciplina, consistência, esforço; é uma luta contra você mesmo. Pedalar mudou muito minha cabeça em relação a encarar obstáculos e está fazendo muito bem para mim, então, eu quis usá-la para fazer bem também a outras pessoas”, revela com otimismo.

Batizado de “Pedal de Natal Solidário”, o evento conta com apoio logístico da Prefeitura de Três Pontas que providenciou, entre outros suportes, tenda e energia elétrica.

“Quanto mais gente se envolver no projeto, mais famílias conseguiremos – juntos – ajudar”, finaliza Diogo, reforçando o convite à participação. 

 

Diogo Nuccini conta com apoio da comunidade trespontana para alcançar o objetivo do Pedal Solidário de Natal (Crédito: Paulo Prado “Tigrão”)

 

Previous post

Profissionais da Educação de TP querem rateio das sobras do Fundeb; pedido vira assunto entre vereadores

Next post

Coronavírus – Homem de 67 anos é a 19ª vítima da pandemia em Três Pontas