Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Pedreiro de TP morreu de Dengue, confirma Secretaria de Saúde de MG

Mosquito da Dengue 1

Aedes aegypti faz segunda vítima fatal em Três Pontas, neste ano. Eliminar os locais de procriação do mosquito é o único recurso para acabar com epidemia que afeta o Município

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou que o Pedreiro, Antônio Carlos de Oliveira, 58 anos, morreu em decorrência da Dengue. O falecimento do trespontano aconteceu em 27 de março, três dias depois dele apresentar os primeiros sintomas da doença. A morte repentina deixou familiares e amigos perplexos, já que “Tinho” – como era conhecido por toda a Cidade – possuía hábitos saudáveis e gozava de excelente saúde. 

Com a confirmação, Três Pontas registra oficialmente a segunda morte por Dengue em 2015. A primeira foi em janeiro. A vítima, uma mulher, não procurou atendimento na rede pública de Saúde do Município, iniciando o tratamento em Varginha.

Em Minas, segundo a SES, 16 óbitos por Dengue foram confirmados até o momento. No Sul do Estado, são três casos, os dois de Três Pontas mais um de Três Corações.

SOS Dengue

Pronto Atendimento Municipal PAM Três Pontas 1

Triagem ainda é feita no PAM, mas unidade não comportava a demanda por parte de cidadãos com sintomas da doença, fato que levou à criação da sala específica

Diante da Epidemia de Dengue enfrentada por Três Pontas, a Prefeitura – através da Secretaria Municipal de Saúde – equipou uma sala do Hospital São Francisco de Assis (antiga UTI) para atendimentos específicos dos casos da doença.

A estrutura foi batizada de SOS Dengue e tem dado alívio ao Pronto Atendimento Municipal (PAM) onde os números da procura aumentaram em 1.500 somente no mês de abril. Além de aliviar a unidade, a SOS Dengue oferece melhor suporte aos pacientes. Eles passam por triagem no Pronto Atendimento, conforme o Protocolo de Manchester, no qual foi inserida a cor preta para identificação de possíveis vítimas do mosquito Aedes aegypti. Quando há suspeita, a pessoa vai para a sala específica onde recebe a hidratação, primeira recomendação médica, e fica sob observação de uma equipe designada para o serviço especial. 

O local tem acesso facilitado ao PAM e também à Santa Casa, o que ajuda em casos de agravos que precisem da internação hospitalar. A sala funciona de 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. Fora deste período, os pacientes ficam nos leitos próprios do PAM e são acompanhados pela Equipe de Plantão.

A SOS Dengue permanecerá ativa somente durante o período considerado de surto, quando há Alto Risco de Transmissibilidade da Doença. A previsão inicial é de 30 dias, podendo se prolongar em caso de necessidade. Os atendimentos por lá já passam de 500.

Até a última sexta-feira (8), Três Pontas tinha 1.450 casos de Dengue notificados, cerca de 500 confirmados e uma morte. 

 

 

 

 

 

Previous post

Grupo Luto Pax amplia investimentos em Três Pontas

Next post

Escola do Legislativo de Varginha é inaugurada