Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Postos de Saúde de TP abrem neste sábado para o Dia D Contra o Sarampo

Neste sábado (15), os postos de saúde de Três Pontas e de todo o país estarão abertos das 8 até as 5 horas da tarde. O atendimento será destinado a crianças e jovens dos 5 aos 19 anos. Eles deverão receber a vacina contra o Sarampo.

Durante este “Dia D” da Campanha Nacional também serão aplicadas doses em atraso contra a Caxumba e Rubéola, portanto, é fundamental apresentar a Caderneta de Vacinação. E um detalhe: é preciso levar também o cartão SUS.

O Sarampo voltou a circular e faz vítimas fatais no Brasil

O Sarampo voltou a circular no Brasil. Em 2019, 526 municípios confirmaram 18.203 casos e 15 óbitos pela doença, sendo 14 no estado de São Paulo e 1 em Pernambuco. Em relação aos casos, São Paulo também registrou o maior número, sendo 16.090 (88,4%) em 259 municípios, seguido dos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Santa Catarina, Minas Gerais e Pará.

Atualmente, nove estados mantêm transmissão ativa do vírus do Sarampo, sendo que, em 2020, seis estados já confirmaram casos: São Paulo (77), Rio de Janeiro (73), Paraná (27), Santa Catarina (22), Pernambuco (3) e Rio Grande do Sul (18). Os outros três estados (PA, AL e MG ) ainda não confirmaram casos em 2020, estando em monitoramento devido aos casos ocorridos em 2019. O primeiro óbito confirmado ocorreu no último dia 6, no Rio de Janeiro, sendo a vítima um bebê de 8 meses.

A Campanha de Vacinação faz parte de uma estratégia nacional para interromper a transmissão do Sarampo e eliminar a circulação do vírus. O “Dia D” de mobilização serve para alertar os pais e responsáveis sobre o risco de não vacinar os filhos: o vírus do Sarampo é de alta transmissibilidade, podendo uma pessoa com a doença contaminar mais 18 indivíduos, e é também muito letal, principalmente em crianças.

O vírus do Sarampo é altamente transmissível. Uma pessoa com a doença pode contaminar mais 18 indivíduos (Foto: Divulgação)

(Fonte: Ministério da Saúde)

Previous post

Empresa Compre Plantas adota o “trevo de Três Pontas”. Iniciativa cidadã promete dar ao espaço público uma beleza exuberante

Next post

Se Precisar, Conte Com A Farmácia E A Drogaria De Plantão Em TP