OutrosQualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social 2015: Programa Olhar da Apae de Três Pontas está entre os selecionados

Apae Três Pontas Unifenas TV Alterosa Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social 2015

(Foto: site Unifenas)

O Programa Olhar, da Apae de Três Pontas, está entre os 20 projetos selecionados ao Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social 2015 realizado pelo Núcleo  de Estudos Universitários de Responsabilidade Social (NETSU), Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas-MG) e TV Alterosa.

A notícia enche a instituição de orgulho. Isto porque o projeto será exibido na programação da TV Alterosa, terá direito de uso do selo de responsabilidade social durante um ano e constará no Guia de Responsabilidade Social 2015, publicado e distribuído gratuitamente às empresas, poder público e organizações sociais – o que promove ampla divulgação da iniciativa.

No próximo dia 13, serão entregues os troféus às 10 melhores ações, dentre as 20 pré-selecionadas pela Comissão Organizadora do evento. A expectativa na Apae trespontana é grande já que o Olhar ainda pode ficar entre os vencedores e ser, por meio do Prêmio, oficializado de alta relevância social.

Neste ano, as temáticas que direcionaram as inscrições são educação, esporte e cultura, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, saúde e segurança pública. Concorrem empresas públicas e privadas, instituições do terceiro setor (associações e fundações), organizações não governamentais (ONGs) e organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIPs) de municípios do Sul e Sudoeste de Minas Gerais.

A solenidade de premiação acontecerá durante o XII Fórum de Responsabilidade Social – Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social – na Unifenas.

Programa Olhar Acompanhamento Infantil Apae de Três Pontas 1

Programa Olhar Acompanhamento Infantil tem como objetivo avaliar e acompanhar os aspectos de desenvolvimento de comunicação do bebê, intervindo sempre que necessário

O Olhar

Avaliar e acompanhar os aspectos de desenvolvimento de comunicação do bebê, intervindo sempre que necessário. É este o objetivo do Programa que está sob responsabilidade de quatro psicólogas.

Além do olhar específico para determinadas questões do bebê, o Programa possibilita ouvir o que a família tem a dizer sobre esta criança, suas dúvidas, angústias, dificuldades, ou seja, o Olhar é também um espaço de escuta que pretende compreender qual o lugar desse bebê na família em que nasceu e como ele está se relacionando e interagindo com o mundo.

Segundo a Apae de Três Pontas, bebês e mães recebem cuidados psicológicos que visam assegurar o tratamento necessário, caso seja detectado nas entrevistas ou na aplicação do Protocolo Preaut algum sinal que indique que o desenvolvimento psíquico do bebê está em risco.

A iniciativa

O Olhar – Acompanhamento Infantil foi criado após a ampliação do projeto de avaliação de bebês da Apae de Três Pontas, iniciativa aprovada e financiada através de edital do Fundo da Infância e da Adolescência Estadual. O Programa funcionou no período de fevereiro a novembro de 2014, atendendo Três Pontas e outras seis cidades pertencentes à microrregião: Santana da Vargem, Coqueiral, Campos Gerais, Ilicínea, Boa Esperança e Nepomuceno.

O Ministério da Saúde vem priorizando ações de intervenção precoce cuja ideia é otimizar a rede de atendimento. Neste sentido, o Olhar caminha na mesma direção do SUS, reforçando os trabalhos em cima da conscientização a cerca da importância de se dar espaço aos bebês e realizando avaliações e intervenções precoces.

Em 2015 as mesmas psicólogas que desenvolveram o Programa em 2014 (Isabela Andrade, Isabela Sâmia e Laís Helena Boson), juntamente com a Apae de Três Pontas, firmaram parceria com a Associação Movimenta Brasil e conseguiram aprovação do Ministério da Saúde através do Programa Nacional de Apoio à Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas), além do patrocínio de grandes empresas. Tudo isso, possibilitou atender outras duas cidades polos, além de Três Pontas, que são Varginha e Poços de Caldas. Com a ampliação do projeto, a Psicóloga Aparecida Maria Chaves Garcia passou a integrar a equipe.

Apae de Três Pontas completa 43 anos 19

Referência: Programa atende a 17 cidades da região. Na foto, a sede da Apae de Três Pontas

Atualmente, o Programa Olhar atende aos seguintes municípios. Cidade polo Três Pontas: Três Pontas, Santana da Vargem, Coqueiral, Nepomuceno, Boa Esperança, Ilicínea e Campos Gerais. Cidade polo Varginha: Varginha, Cordislândia, Elói Mendes, Monsenhor Paulo e São Gonçalo do Sapucaí. Cidade polo Poços de Caldas: Poços de Caldas, Caldas, Ibitiúra de Minas, Santa Rita de Caldas e Andradas.

O Preaut, um aliado do Olhar

Somando à observação e à escuta do Olhar está o Programa de Estudos e Pesquisa em Autismo (Preaut), ferramenta que possibilita a identificação de sinais de risco ainda nos primeiros meses de vida da criança. O protocolo deve ser aplicado, prioritariamente, aos 4 meses, tendo nova avaliação aos 9 meses.

O Preaut foi criado na França, local onde pesquisas foram realizadas através da observação de filmagens de bebês que mais tarde foram diagnosticados com algum tipo de disfluência no desenvolvimento, principalmente o autismo. Os pesquisadores começaram a encontrar semelhanças nestes bebês construindo, assim, um protocolo que atualmente já está validado, relacionado ao desenvolvimento do bebê nos seus primeiros anos de vida.

 

 

 

 

Previous post

Missa de Sétimo Dia

Next post

Farmácias de Plantão em Três Pontas