Qualidade de Vida e Saúde para o trespontanoUtilidade

Raiva Animal – Vacinação de cães e gatos, em TP, começa neste sábado

Vacinação Antirrábica 3

A Raiva não tem cura. Vacina é o único meio de prevenção, segundo Ministério da Saúde

Neste sábado (20), será iniciada em Três Pontas a Campanha de Vacinação Antirrábica. Todos os gatos e cães, a partir dos três meses de vida, devem receber a dose que previne contra a Raiva, doença que pode ser transmitida ao homem e a outros animais e que ainda não tem cura. 

As equipes do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vão atuar em dois finais de semana, se instalando em pontos estratégicos que cobrirão toda a Cidade. A aplicação da Antirrábica na região urbana será sempre das 8h30min às 16h30min. 

Mesmo os cães e gatos que já foram imunizados em anos anteriores devem receber a nova dose.

Dados mostram que doença ainda faz vítimas pelo Brasil

Segundo informações do Ministério da Saúde, em 2015, foi registrado um caso de raiva humana em Corumbá (MS). Na mesma cidade, a doença foi detectada em um cão. Outros 45 casos de raiva em caninos foram notificados no município de Ladário, também em Mato Grosso do Sul. 

A raiva em felinos já apareceu em Ribeirão Preto (SP) e no Rio Grande do Sul, sendo um caso em cada localidade, até o momento.

O maior número, também relacionado à doença neste ano, está no grupo de bovinos. São 89 casos até agora registrados em Tocantins (1) e Rondônia (2); Ceará (1), Rio Grande do Norte (5), Pernambuco (19) e Bahia (1); Rio de Janeiro (10) e São Paulo (21); Santa Catarina (1) e Rio Grande do Sul (19); Mato Grosso (6) e Goiás (3).

Vacinação Antirrábica em Três Pontas 2

Imunização será para cães e gatos a partir de três meses de vida

Recomendação

O homem está cada vez mais próximo de seus animais domésticos. Cães e gatos, principalmente, no mundo atual são considerados praticamente membros da família. Assim, o risco de transmissão das chamadas zoonoses aumenta.

No caso da Raiva, cães, gatos, bois, cavalos, morcegos, macacos e outros mamíferos podem contrair a doença e transmiti-la ao homem. A gravidade é a mesma em todos os casos.

Os números do Ministério da Saúde mostram que a Raiva não está erradicada. Ainda não existe tratamento para a doença e as vítimas – animais e humanas – morrem geralmente em menos de sete dias. A vacina ainda é o único meio de prevenção.

Sendo, assim, confira a relação dos postos de vacinação em Três Pontas.

Sábado (20 de junho)

de 8h30min às 16h30min

Quadra do Bairro Santa Edwiges

E. M. João Batista da Silveira 

Praça do Bairro Padre Vitor

Domingo (21 de junho)

de 8h30min às 16h30min

Avenida Oswaldo Cruz (Rodoviária)

Praça Ana Rita (Peret)

Laticínio Cocatrel

Sábado (27 de junho)

de 8h30min às 16h30min

Praça do Bairro Catumbi

Praça do Cemitério

Praça José de Anchieta

Domingo (28 de junho)

de 8h30min às 16h30min

Caic

Escola Estadual Professora Marieta Castro

Sesi 

 Vacinação Antirrábica em Três Pontas 1

 

Previous post

Ampliação da Escola Edna de Abreu realiza sonhos de pais e alunos

Next post

Farmácias de Plantão em Três Pontas