Outros

Rotaract Club implanta o “celular à parte” e reuniões se tornam mais rentáveis

Rotaract Club Três Pontas Mesa Celular 5.jpg (Copy)

Mesa de celulares ao centro da roda de discussões

Por Mariana Tiso (Estagiária)
Edição Arlene Brito

Há alguns meses, o Rotaract Club de Três Pontas tomou a iniciativa de colocar celulares em uma mesa à parte durante encontros do grupo. Atitude muito sensata e, se tratando de jovens que nunca se desgrudam dos aparelhos, fantástica!

De acordo com o Presidente do clube de serviço, Weslley Shanses Moreira, utilizar o celular nas reuniões dispersava a atenção e muitas vezes era necessário reapresentar os projetos, os assuntos discutidos para os membros que estavam sempre ligados, mas na internet, principalmente nas redes sociais – e, não, na pauta do dia.

Ainda de acordo com o líder, a iniciativa trouxe maior rendimento às reuniões e acabou servindo de exemplo para um outro braço do Rotary Club, o Interact.

Em entrevista, Weslley conta um pouco mais sobre como a ideia surgiu e quais benefícios ela trouxe.

Rotaract Club Três Pontas Mesa Celular 6

Segundo Presidente Weslley (à frente) rendimento das reuniões melhorou em torno de 60% após implantação da mesa de celulares

Entrevista
Weslley Shanses Moreira
Presidente do Rotaract Club de Três Pontas

Gostaria que você nos contasse mais sobre isso, como a ideia apareceu, por que tomaram essa atitude?
Bem, as reuniões estavam tomando um caminho complicado em relação aos tópicos a serem tratados na pauta. Quando apresentávamos um projeto novo ao ser votado muitas vezes tínhamos que reapresentar para alguns sócios que deixavam de prestar atenção para utilizar o smartphone. Aí em uma reunião a ideia de usar a mesa do celular foi criada e os sócios concordaram de primeira.

Como eles reagiram?
De princípio tudo parecia ótimo, mas logo os sócios ficavam com as mãos tocando nos bolsos para procurar o celular e se davam conta de que eles estavam em uma mesa, alguns ficavam nervosos e ansiosos para a reunião acabar e voltar para o mundo conectado e outros viram isso como oportunidade para preencher mais os projetos com ideias melhores e aprimorar ainda mais nosso rendimento.

Rotaract Club Três Pontas Mesa Celular 4.jpg (Copy)

Todos conectados, mas, durante as reuniões de trabalho, somente na pauta do dia

Já faz quanto tempo que estão deixando os celulares na mesa à parte?
Há uns três ou quatro meses.

Hoje em dia já é normal chegar e deixar o celular de lado?
Hoje o Diretor de Interno, Osmar Carvalho, já chega colocando a mesa ao centro e recolhendo os aparelhos, mas já é um hábito normal dos sócios a utilização da mesa. Nós não forçamos os mesmos a colocar os aparelhos na mesa, mas até hoje ninguém se recusou em fazer.

E o rendimento melhorou? Como é hoje em dia?
O rendimento de nossas reuniões melhorou em uns 60%. Hoje temos uma reunião mais dinâmica e centrada e todos os projetos idealizados já tomaram rumo para a concretização.

Essa atitude também foi adotada pelo Interact. Como foi isso?
Nós da família rotária trespontana temos orgulho de falar que hoje somos unidos e nós vivemos nas reuniões um do outro para ajudar no que é preciso. E quando os integrantes do Interact viram que o projeto da mesa de celular foi um sucesso o nosso companheiro Osmar, a pedido da Presidente Sara, apresentou o mesmo na reunião do Interact que logo abraçou a ideia.

 

Rotaract Club Três Pontas Mesa Celular 2.jpg (Copy)

Mudança implantada pelos rotarianos serve de exemplo para os companheiros do Interact Club

Vocês irão manter a mesa com os celulares à parte?
Foi uma iniciativa de grandes resultados e uma gama de benefícios veio com eles e é claro que manteremos a mesa de celulares. Pelo menos em minha gestão ela não sairá de lá.

Considerações finais.
Gostaria de aproveitar o espaço e agradecer ao nosso Rotary Patrocinador a oportunidade de fazermos um trabalho tão enobrecedor. Teremos ainda muitos projetos e empresas e pessoas poderão nos ajudar a concretizá-los.
Gostaria também de informar que no dia 7 de novembro iremos realizar um jantar beneficente quando reverteremos toda a verba para projetos e para a manutenção do Club. Os convites estão sendo vendidos a R$ 15 e podem ser encontrados com todos os nossos sócios.

O Rotaract

O Rotaract Club de Três Pontas é um grupo de jovens, de 18 a 30 anos, que percebem grandes oportunidades de mudar o mundo e a sociedade em que vivem. O clube de serviço existe na Cidade desde o ano 2000. As reuniões acontecem todos os sábados às 14 horas na Rua Marechal Deodoro, em cima da “Chocolates e Artes”, perto da Praça “da Fonte”.

Rotaract Club Três Pontas Mesa Celular 3.jpg (Copy)Para ingressar, o jovem tem que participar das reuniões e projetos por um mês e meio. Após esse período, o nome do visitante é levado ao Conselho Diretor do Club para análise e votação. Caso o jovem candidato tenha o perfil rotariano ele é aceito.

O Rotaract Club de Três Pontas vive em constantes campanhas de recolhimento de agasalhos, brinquedos e alimentos para famílias e instituições carentes, sempre com um movimento novo. As ações são divulgadas em rede social e outros meios de comunicação, colocando a sociedade a par e abrindo oportunidades de contribuição. Os projetos têm como patrocinadores várias empresas trespontanas.

Complemento

A pedido do Sintonizeaqui, o Doutor em Filosofia e Professor de Filosofia da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), Paulo César de Oliveira, analisa  a iniciativa dos jovens de Três Pontas. Confira a entrevista concedida com exclusividade acessando o link abaixo. 

https://www.sintonizeaqui.com.br/celular-a-parte-doutor-em-filosofia-comenta-iniciativa-de-jovens-do-rotaract-de-tres-pontas/

(Fotos: Rotaract Club de Três Pontas)

Previous post

Mário Henrique “Caixa” anuncia R$ 340 mil para reforma do Centro Cultural Milton Nascimento

Next post

Celular à parte: Doutor em Filosofia comenta iniciativa de jovens do Rotaract de Três Pontas