Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Santa Casa – Três Pontas está à beira do colapso, alerta provedor

Conforme antecipou o SintonizeAqui na sexta-feira (25), foi realizada hoje (28), uma reunião no gabinete do prefeito Marcelo Chaves Garcia (PSD) para discutir a Covid-19 no município. Além do prefeito, participaram o provedor do Hospital São Francisco de Assis, Michel Renan Simão Castro, o secretário municipal de Fazenda, Agnaldo Gomes Corrêa, e o comandante da 151ª Companhia de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG), capitão Júlio César Gomes Soares.

Na oportunidade, foi dada a notícia que muita gente não queria ouvir: Três Pontas está à beira de um colapso no quesito internação hospitalar. De acordo com o provedor da Santa Casa,  a Enfermaria e UTI estão lotadas. Em relação à Covid-19, nesta segunda-feira, estão internados 8 pacientes com a doença já confirmada e outros 6 cidadãos com suspeita de terem sido contaminados pelo novo Coronavírus.

O provedor afirmou que, desde o início da pandemia, diversas ações têm sido feitas em Três Pontas para minimizar as consequências desse mal, tais como, uma possível falta de leitos. No entanto, destacou que a capacidade de atendimento já sinaliza alerta.

Michel Renan, prefeito Marcelo Chaves, capitão Gomes e o secretária Agnaldo (Crédito: reprodução)

“Eu venho pedir para a população que tenha responsabilidade nestes próximos dias para que pessoas de Três Pontas não tenham que ser atendidas em outras cidades porque o sistema nosso colapsou”, disse Michel Renan e completou: “Varginha já está em colapso, tivemos que receber três pacientes de lá no sábado. Então, muito provavelmente, nossos pacientes não terão para onde ir. Temos que ter responsabilidade, consciência para que não deixemos a onda amarela regredir para a onda vermelha. Temos que ter responsabilidade para não precisarmos tomar medidas drásticas ou alguém ficar sem atendimento”.

Muito cobrada pela comunidade no sentido de colocar fim às aglomerações que têm acontecido com frequência na cidade, a Polícia Militar – por intermédio do capitão Gomes, garante que cumpre o dever. O comandante citou a realização de blitz noturna em locais onde há maior concentração de pessoas, por exemplo, nas avenidas Oswaldo Cruz e Ipiranga. Também destacou iniciativas preventivas da Prefeitura, mencionando o fechamento do “escadão” abaixo da rodoviária. “A Polícia Militar faz o monitoramento, dá sua contribuição para que o vírus não se espalhe, para que não haja o colapso na saúde”.

O comandante lembrou que eventos estão proibidos no município. Mas, ciente do comportamento das pessoas que tendem a se reunir para as comemorações de final do ano, advertiu que a PM está atenta a possíveis desrespeitos às leis, às orientações contra a Covid-19. Disse, então, que se chegarem – por meio de denúncias ou apuração do setor de Inteligência da Companhia – informações de eventos que coloquem em risco a segurança sanitária da coletividade, os organizadores dessas festas serão legalmente responsabilizados. “Cada um de nós precisa contribuir para que a saúde, para que a vida de todos sejam preservadas”, convocou.

Após a reunião, cidadãos fizeram vários questionamentos, cobrando do prefeito explicações sobre o fato da macrorregião de Saúde estar na onda vermelha do programa Minas Consciente, conforme decisão tomada na quarta-feira (23), válida a partir de sábado (26) – e, ainda assim, a microrregião, que inclui Três Pontas, seguir na onda amarela. Também houve pressão por parte da comunidade para que seja ampliada a fiscalização do comércio quanto às medidas preventivas e, diante da notícia do possível colapso, a imediata adotação de critérios mais rígidos.

 

Previous post

Coronavírus – Três Pontas segue na onda amarela, acompanhando a microrregião de Saúde

Next post

Rodovia Fernão Dias contabiliza 204 acidentes no feriado prolongado de Natal