Outros

Santa Teresa D’Avila – 500 anos de nascimento da fundadora da Ordem Carmelitas Descalços são celebrados no Mosteiro de Três Pontas

Santa Teresa D Avila 500 anos Carmelo São José Três Pontas 7.jpg (Copy)

Irmãs OCD recebem trespontanos na Solenidade da Santa das Rosas e do Amor, Teresa de Avila

Pelas grades da clausura, as Irmãs Carmelitas estenderam as mãos e com serenos sorrisos agradeceram a presença. O semblante era de anfitriãs satisfeitas com cada um que compareceu para a grande festa. No Carmelo São José de Três Pontas, os 500 Anos de Nascimento de Santa Teresa D’Avila não poderiam ser comemorados de outra forma, senão ao modo que ela mesma plantou, então, foram regados a orações fervorosas.

A Capela do Mosteiro se tornou o destino de muita gente na quinta-feira (15). Logo pela manhã, os fiéis ocuparam o espaço sagrado para rezar a Missa. No Altar, ladeados pelas imagens da Aniversariante e de Nossa Senhora do Carmo, estavam o Bispo da Diocese da Campanha, Dom Diamantino Prata de Carvalho e os Padres Roberto Donizetti (Conceição do Rio Verde) e Mário (Campos Gerais). As orações foram intercaladas com cânticos vindos do coral exclusivamente feminino. Eram as Irmãs entoando belos hinos em homenagem à reformadora e propagadora da Ordem Carmelitana. Ao mesmo tempo, essas vozes de tom e afinação agradáveis penetraram a alma da assembleia e, com toda certeza, acalentaram, reforçando a sintonia dos participantes com Deus.

Santa Teresa D Avila 500 anos Carmelo São José Três Pontas 3.jpg (Copy)

Dom Diamantino celebra Missa pela manhã, auxiliado pelos Padres Roberto e Mário

Aliás, esse encontro dos filhos com o Pai foi uma das mensagens deixadas pelo Bispo celebrante. Segundo Dom Diamantino, a intensa intimidade com Deus fez com que Teresa de Avila alçasse voos, divulgando a sabedoria divina. Entre os feitos está a fundação da Ordem dos Carmelitas Descalços (OCD) por meio de 32 mosteiros, sendo 17 femininos e 15 masculinos, além da reforma de vários outros por toda a Espanha. Santa Teresa possui o título de Doutora da Igreja, concedido a poucos em reconhecimento à importância, sobretudo nos campos da teologia e doutrina católica. Foi a primeira mulher a receber a honraria.

“Teresa D’Avila, com muita persistência e ardor conseguiu restaurar, renovar, refundar o Carmelo – levando à primitiva observância, ao silêncio, à contemplação, à íntima comunhão com Deus. O que ela nos deixou como testamento é tão importante que vale a pena, não só para as Carmelitas meditarem, mas também nós refletirmos essa sabedoria que vem de Deus para orientarmos nossas vidas para o caminho do bem e da paz”, diz Dom Diamantino.

Santa Teresa D Avila 500 anos Carmelo São José Três Pontas 6.jpg (Copy)

Comunidade Carmelita e comunidade trespontana – única em oração

Ainda segundo o Bispo, Três Pontas é um município privilegiado porque o Carmelo pode ser comparado a um oásis. O líder religioso analisa que as pessoas andam em frenesi, em uma agitação medonha. O Mosteiro, continua Dom Diamantino, aponta que é preciso a parada, que é necessário o silêncio; mostra que para se aquietar, o homem carece elevar a mente e o coração e, na serenidade, deixar-se conduzir por Deus. “Como ensina Teresa – para nada nos espantar e perturbar – tudo passa, só Deus fica, só Deus basta”.

O Bispo registra também que a comunidade trespontana retribui o carinho e a atenção que as Irmãs têm para com a Cidade. Ofertas de alimentos, por exemplo, chegam com fartura ao Carmelo e são compartilhadas com os pobres. “É quase uma engrenagem. Elas recebem e também doam e doam em dobro porque elas rezam pela comunidade, são como sentinelas, vigilantes para que o Município seja de paz, de alegria, de santidade”. Neste quesito, lembra o Bispo, existem dois candidatos à honra dos altares da Igreja, o quase Beato Padre Victor e a Madre Teresa Margarida do Coração de Maria “Nossa Mãe”, fundadora do Carmelo São José.

O Aniversário

Santa Teresa D Avila 500 anos Carmelo São José Três Pontas 4.jpg (Copy)

Santa Teresa D’Avila, Virgem e Doutora da Igreja

O V Centenário de Nascimento (28 de março de 1515) de Santa Teresa, comemorado em 2015, está envolvendo toda a Ordem e uma das ações propostas é a leitura dos escritos deixados por ela, por exemplo, nas obras Livro da Vida, Caminho de Perfeição, Fundações e Castelo Interior ou Moradas.

Em Três Pontas, com o objetivo de preparar a comunidade para a Festa, o Carmelo realizou nove encontros que aconteceram semanalmente, aos sábados, do dia 29 de agosto até 10 de outubro. Na oportunidade, foram exibidos vídeos de espiritualidade e formação sobre a Santa “das rosas e do amor”, Doutora da Igreja. As explicações vieram de Frei Patrício Sciadini, religioso da Ordem Carmelitas Descalços, considerado um dos maiores especialistas em espiritualidade dos santos carmelitas.

Ontem (15), além da Missa pela manhã, houve Missa Solene à noite também na Capela do Mosteiro presidida por Padre Lázaro Aparecido Diogo, da Diocese de Santo Amaro (SP).

 

 

 

Previous post

Outubro Rosa - Prefeitura de Três Pontas entra na campanha de combate ao Câncer de Mama

Next post

Farmácias de Plantão em Três Pontas