Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Saúde em destaque: PSF Vila Marilena é uma das referências em atendimento às famílias trespontanas

Por Mariana Tiso (Estagiária)

PSF Vila Marilena 1

Caminhada no parque é uma das atividades do PSF, em Três Pontas

O Grupo da Memória faz parte das atividades realizadas pelo Programa Saúde da Família (PSF) da Vila Marilena, em Três Pontas. Jogos que estimulam a memória e o raciocínio rápido, além de palestras, são ações aplicadas semanalmente, todas acompanhas por um psicólogo. Criado há dois anos, o serviço atende cerca de 15 idosos, toda segunda-feira. Também são realizadas outras atividades no Parque Multiuso da Mina do Padre Victor quando os idosos são motivados a fazer exercícios físicos e caminhada, sob os cuidados de um fisioterapeuta. Os resultados dessa iniciativa é a qualidade de vida proporcionada às pessoas da terceira idade no Município.

O Ministério da Saúde lançou, em 1994, o Programa Saúde da Família (PSF), tendo como principal propósito reorganizar a prática da atenção à saúde em novas bases e substituir o modelo tradicional, levando a saúde para mais perto da família e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.

A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde) em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes e na manutenção da saúde desta comunidade.

Atualmente, devido à necessidade de ampliação e reforma no prédio, os serviços do posto de saúde Vila Marilena estão sendo prestados na unidade básica do Bairro Morada Nova.

Previous post

Farmácias de Plantão em Três Pontas

Next post

Onde está a Mel?