Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Semana do Idoso tem programação especial em Três Pontas

Semana Nacional do Idoso 2.jpg (Copy)

Profissionais que trabalham com idosos no Município formaram o público para o qual a atividade recreativa foi organizada

A Semana Nacional do Idoso em Três Pontas começou com emoção. Convidadas pelas secretarias municipais de Assistência Social e Saúde e ainda pelo Conselho Municipal do Idoso, a Terapeuta Ocupacional Monna Lisa e a Fonoaudióloga Daniela Maciel compartilharam experiências que marcam suas missões diárias junto ao público da terceira idade. Enquanto dividiam seus conhecimentos e vivências, deixaram afluir sentimentos e os relatos comoveram também o público embora acostumado às dificuldades, aos sofrimentos e às conquistas de homens e mulheres que já passaram dos 60 anos de vida. Aconteceram ainda momentos de muita alegria com direito a exercícios para fortalecer a musculatura facial e a jogos de memória. Os grupos que bingaram ganharam um doce presente. Eles levaram guloseima para casa e, como os demais, poderão multiplicar a dinâmica com os idosos com os quais trabalham.

Semana Nacional do Idoso 6.jpg (Copy)

Troca de experiências e informações – dona Cleusa afirma “os idosos têm muito a nos ensinar”

Assim, com descontração e companheirismo, profissionais da saúde e de outros segmentos que lidam com idosos na rede municipal, membros do Conselho e frequentadores do Centro de Convivência do Idoso Lourenço Siqueira passaram a tarde. As atividades de fato cumpriram o tema “Aprender com alegria para cuidar com amor”. Foram momentos de cumplicidade. Dona Cleusa Mendonça Reis Rodrigues – membro do Conselho, da Pastoral do Idoso e do Clube da Melhor Idade Conviver e Crescer, reforçou o quanto é gratificante dar ao idoso a atenção que merece, contando que cuidou dos pais velhinhos com amor, dedicação e respeito e que, mesmo afetados pelo Alzheimer, deixaram a ela grandes ensinamentos.

Semana Nacional do Idoso 5.jpg (Copy)

Catarina Alves e a Fonoaudióloga Daniela

“Neste ano, decidimos iniciar a Semana com a atividade recreativa com profissionais porque acreditamos que o bate-papo, a troca de experiências, esse compartilhar conhecimentos valoriza o trabalhador que gosta, que se interessa, que está no dia a dia com os idosos da nossa Cidade”, explicou a Psicóloga, Conselheira do Conselho Municipal do Idoso e Referência Técnica em Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde de Três Pontas, Catarina Conegundes Alves.

No Município, as ações específicas da Semana Nacional do Idoso foram implantadas em 2006. As comemorações buscam sensibilizar a comunidade e o poder público para as questões relacionadas à pessoa idosa e geram resultados positivos. Dentre as conquistas que ficam para o dia a dia, cita Catarina, está a ampliação de serviços que ofertam mais saúde e bem-estar a este segmento social e a participação crescente dos próprios idosos em grupos de assistência implantados nas unidades de saúde e no Centro de Convivência do Idoso.

Semana Nacional do Idoso 4.jpg (Copy)

Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Terezina se impressiona com a desvalorização da pessoa idosa, principalmente, por parte dos filhos

Para a Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Terezina Maciente Costa Silva, a população de idosos está cada vez maior e cresce praticamente na mesma proporção a desvalorização dessas pessoas, sobretudo por parte dos filhos. Unidos, o Conselho, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) tentam reverter o quadro pregando que os jovens de hoje serão os idosos de amanhã e que a pessoa – independente da idade – precisa, merece e tem direito ao amor, carinho, respeito, integridade, proteção.

“No decorrer da semana são intensificadas as ações de valorização do idoso e haverá, inclusive, atividades de interação entre o Centro do Idoso, Clube Conviver e Crescer, Vila São Vicente de Paulo”, antecipa Terezina.

Visitantes aprovam iniciativas trespontanas

Semana Nacional do Idoso 7.jpg (Copy)

Patrícia, Mônica e a Terapeuta Ocupacional, Monna Lisa durante oficina com jogos de memória

A Referência Técnica em Saúde do Idoso da Superintendência Regional de Saúde de Varginha, Patrícia Bento, acompanhou o evento sediado pelo Centro de Convivência do Idoso Lourenço Siqueira. A visitante recebeu o convite por intermédio de Catariana Alves e veio demonstrando satisfação. Ela observou que a ação do Município é interessante e importante porque vai ao encontro de uma necessidade real, a do aprimoramento do atendimento ao idoso.

Disse ainda que a demanda por profissionais e serviços é crescente, já que a população brasileira está envelhecendo com o crescimento da expectativa de vida. “O que a gente quer é que esses anos a mais sejam vividos com qualidade. Iniciativas como esta são fundamentais para que a gente possa tentar ajudar a nortear, inclusive, capacitações que são uma das diretrizes da Política Nacional do Idoso”, completou.

Semana Nacional do Idoso 8.jpg (Copy)

Terezina, Maria Helena Tinano Pieve (Coordenadora de Enfermagem da SMS), Catarina, Patrícia e Mônica

Na oportunidade, Patrícia lembrou que o Estado de Minas Gerais passa por uma redefinição das políticas, dos programas e se colocou à disposição de Três Pontas no sentido de auxiliar na implementação ou melhoria das ações e ainda no fortalecimento das redes de atenção ao idoso.

A Regional atende a 50 municípios e uma das propostas é promover a troca de experiências entre as cidades que já atuam na saúde do idoso. “Dentro das limitações que existem no sistema, vamos tentar fazer e para isso podemos pensar juntos, construir através de experiências bem sucedidas”.

Quem também prestigiou a Atividade Recreativa para Profissionais foi a Referência Técnica dos programas e-SUS e Saúde da Mulher da Superintendência, Mônica Maciel. “Esse trabalho interdisciplinar é muito importante. Em muitos municípios não tem esta estrutura em saúde do idoso, não tem essa referência, esse grupo de apoio à terceira idade. Em outras cidades, os próprios idosos se organizam e tentam estruturar grupos sozinhos. Aqui em Três Pontas a gente vê o apoio da Prefeitura e vê que outros setores – PSFs, Caps, Cras – também trabalham. Então, aqui há toda uma mobilização para melhorar a qualidade de vida desses idosos e isso é muito bom”, registrou Mônica.

Semana Nacional do Idoso 3.jpg (Copy)

Parte do público que participou da abertura da Semana do Idoso em Três Pontas

A Semana Nacional do Idoso se estende até a próxima sexta-feira (2). Confira o restante da programação.

Terça-feira (29)
Café da Manhã
Local: Quadra da Mina do Padre Victor
Horário: 8 horas
Público: Idosos do CRAS I, CRAS II, PSF Padre Victor, PSF Jardim das Oliveiras e Centro de Saúde Catumbi
Quarta-feira (30)
Ação de Valorização do Idoso Institucionalizado – Festa dos Aniversariantes do Mês
Local: Vila Vicentina
Horário: 14 horas
Público: Idosos da I.L.P.I. Vila São Vicente de Paulo
Semana Nacional do Idoso 9.jpg
Oficina testou a atenção dos participantes e se tornou um dos momentos de aprendizado
Quinta-feira (1º)
II Desfile do Centro do Idoso
Local: Centro Cultural Milton Nascimento
Horário: 19 horas
Público: Idosos do Centro de Convivência do Idoso Lourenço Siqueira

Sexta-feira (2)
Confraternização entre grupos
Local: Centro de Convivência do Idoso Lourenço Siqueira
Horário: 13h às 16h30min
Público: Idosos do CCI, Grupo Conviver e Crescer, Grupo Felizidade do Centro de Saúde Catumbi e Idosos da Vila São Vicente de Paulo.

Durante toda a semana outras atividades serão realizadas para o público idoso atendido nos centros de saúde e PSFs.

Previous post

Miss Três Pontas concorre à coroa de Miss Brasil Latina

Next post

Sete De Setembro Com Afonso Pena: Acidente Para o Trânsito Em Horário De Pico e reafirma necessidade de mais atenção dos condutores