Educação, Cultura e Lazer

Sérgio Magrão e Cláudio Venturini, do grupo 14 Bis, participam do Sarau no Quintal da Casa da Cultura

14 Bis em Três Pontas Foto Paulo Prado 1

Em uma das passagens por Três Pontas, integrantes do 14 Bis recebem fãs no quintal da Casa da Cultura onde acontece o Sarau (Foto: Paulo Prado)

O guitarrista, vocalista e compositor Cláudio Venturini e ainda o baixista e vocalista Sérgio Magrão – ambos integrantes do grupo 14 Bis – estarão em Três Pontas nesta quinta-feira (19). Eles aceitaram prontamente o convite da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo e vão participar de uma edição especial do Sarau no Quintal.

Há quatro anos o evento reúne mensalmente trespontanos ligados à arte. O encontro acontece no quintal da Casa da Cultura Alfredo Benassi, no Centro da Cidade. Primeiro, aderiram os adultos. Em cima de temas pré-definidos, eles começaram a interpretar canções que marcaram época, a compor e mostrar suas próprias obras, a declamar poesias. O público era tímido, mas por pouquíssimo tempo. Logo, a comunidade descobriu que o Sarau, além de educativo, de propagador de talentos era também prazeroso. Então, se juntaram jovens e adolescentes. Hoje, até crianças assistem e se apresentam.

Um projeto que deu certo. Assim, analisa a equipe da Secretaria de Cultura. Então, deve ser comemorado. Como? Com manifestações artísticas, claro, definiu a turma que se desdobra para democratizar a arte na terra da música, da fé e do café. Algumas surpresas foram preparadas para a noite de hoje. Já confirmaram presença no palco, ou melhor, em um dos degraus dos fundos do imóvel centenário, Mauro Marques, Cigarras Cor de Rosa, Morena, Wallace Naves e Elis Tiso. Mas, com certeza, outros talentosos trespontanos aparecerão e terão espaço aberto. É sempre assim…quem chega e quer, participa.

Bandeira Minas Gerais 2“Uma Homenagem às Bandas Mineiras” é o tema para este aniversário. Durante os preparativos, falando sobre grupos que contribuiram e ainda pesam no cenário musicial do Estado, ultrapassando fronteiras e honrando Minas Gerais como berço de letras e arranjos de primeira linha, que a equipe trouxe à tona 14 Bis. A banda está na estrada há 35 anos e incontáveis vezes esse caminho deu nas Três Pontas. Shows no Ginásio Poliesportivo, na Praça “do Pirulito”, no Parque Vale do Sol, na Praça “do Centenário”, na Escola Coração de Jesus durante Festival de Música, no Centro Cultural que ostenta o nome de um dos integrantes do Clube da Esquina e amigão do grupo: Milton Nascimento – tornaram 14 Bis de casa, aproximaram os integrantes de uma geração fiel, que se orgulha em ouvir, curtir e transmitir o gosto que fãs de carteirinha, espalhados pelo Brasil inteiro, consideram obras de arte.

E foi assim, comentando o quanto “a banda é boa” e sobre a ligação de amizade dos artistas com pessoas daqui, que surgiu a ideia do convite. O contato primeiro foi com Magrão que, segundo a equipe da Casa da Cultura, aceitou, deixando transparecer bom grado.

Casa da Cultura Alfredo Benassi Três Pontas 4 (Copy)

Parte do quintal da Casa da Cultura onde o Sarau é realizado, mensalmente

“Para nós é uma alegria imensa, um prazer, uma honra eles sairem de Belo Horizonte para estar aqui no nosso Sarau. Nosso evento é sempre tão simples, mas tão rico em relação à democratização, à propagação, à prática da arte. E esse valor cresce com representantes do 14 Bis em nosso meio. O grupo foi um dos primeiros a nascer em Minas, lá nos anos 80, e segue firme na proposta de espalhar a boa música e a amizade, de resgatar e também rejuvenescer, enfim, segue encantando velhos e novos seguidores”, manifesta a Secretaria.

O Sarau no Quintal “Uma Homenagem às Bandas Mineiras”, edição especial do 4º aniversário, começará às 19h30min. A Casa da Cultura Alfredo Benassi fica na Rua Barão da Boa Esperança, 45.

(Foto Página Inicial: Leonardo Nunes)

Previous post

ESPECIAL: Equipe Máster de Natação é superação, é orgulho para o TOC, é empenho na defesa do nome de Três Pontas

Next post

Saúde na Boleia: Caminhoneiros têm acesso a serviços de saúde na rodovia Fernão Dias